O Bellus Angelfish (Genicanthus bellus) é uma das menores espécies de angelfish, no entanto, não é considerado um peixe anão.
Além disso, esses peixes podem chegar até 18 cm e parecem se adaptar bem aos aquários domésticos.
Ao mesmo tempo em que os machos e fêmeas são fáceis de diferenciar, pois os machos possuem uma barbatana dorsal laranja e uma faixa horizontal laranja perto da linha lateral.
Nas fêmeas, no entanto, a faixa da linha dorsal e lateral será preta (foto).
Ficha Técnica
Nome: Bellus Angelfish
Nome Científico: Genicanthus bellus
Família: Pomacanthidae
Origem da Espécie: Oceano Índico Oriental: Atol de Cocos-Keeling. Oceano Pacífico: Filipinas, Palau, Guam, Ilhas Cook e Ilhas da Sociedade.
Comprimento: Até 18 cm
Expectativa de Vida: 10 anos, possivelmente mais.
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Devem ser mantidos entre 22°C – 24°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado. Além disso, necessitam de grandes aquários.
Alimentação: Onívoro. Acima de tudo é um comedor voraz de plâncton. Todavia, sua dieta deve ser variada com alimentos vivos, incluindo vitaminas enriquecidas com artêmias, spirulina, algas marinhas, mysis e camarão congelado.
Temperamento / Comportamento: Os machos podem brigar com outros machos da mesma espécie, ao mesmo tempo em que podem brigar com outros Angelfish. Mantenha apenas um macho no aquário.
Ele pode ser mantido com várias fêmeas.
Compatibilidade: Pode ser mantido com outras espécies de peixes grandes. Lembrando que pode lutar com outros machos dentro do aquário.
Reprodução / Acasalamento: É uma espécie hermafrodita e têm a capacidade de mudar de sexo feminino para masculino, e os machos podem até mesmo voltar a ser fêmea, caso nenhuma fêmea estiver presente no aquário.
São animais difíceis de reproduzir, mas muitos aquaristas observaram com sucesso esses peixes desovando regularmente em grandes aquários.
Tamanho do aquário: O aquário deve possuir no mínimo 450 litros para um pequeno grupo dessa espécie.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 17 de abr. De 2019.
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602)