O Blenny Bicolor (Ecsenius bicolor) é uma espécie única e que vai trazer muita personalidade ao seu aquário. Como o próprio nome diz, esse animal possui duas cores, sendo que na metade frontal do seu corpo, apresenta cores mais escuras (marrom / preto), da mesma forma que na outra metade dele, as cores mudam para um tom alaranjado.
Esses animais são considerados muito resistentes, mas precisam de uma boa aclimatação antes de serem adicionados ao aquário. Além disso, eles podem lutar por espaços com outros da mesma espécie caso fiquem em um aquário muito pequeno.
Ficha Técnica
Nome: Blenny Bicolor
Nome Científico: Ecsenius bicolor (Day, 1888)
Família: Blenniidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico. Região das Maldivas até as Ilhas Fênix.
Comprimento: Até 11 cm
Expectativa de Vida: 2 a 4 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: O Blenny Bicolor é onívoro e come alimentos muito pequenos e, portanto, o aquário deve possuir muitas rochas vivas para que possam pastar. Mas procure alimentá-los também com camarão mysis e artêmias.
Entretanto, eles aceitam rações industrializadas em formato de pellets. Por fim, é imprescindível que seu alimento principal seja à base de algas, garantindo assim a saúde de seu sistema imunológico.
Temperamento / Comportamento: De um modo geral, o Blenny Bicolor é um peixe bastante pacífico e que passa boa parte do tempo escondido entre fendas e rochas no aquário, ao mesmo tempo que são ideais para aquários com recifes de corais.
Compatibilidade: O Blenny Bicolor pode conviver com qualquer outra espécie no aquário, no entanto, você deve evitar colocá-los com outros blennies ou peixes grandes que possam enxergá-lo como uma saborosa refeição.
Reprodução / Acasalamento: Durante a época de reprodução e desova, os machos da espécie exibem mudanças de cores, mas a desova é muito rara em cativeiro.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um pequeno exemplar dessa espécie e, além disso, deve ter muitas rochas vivas. O Blenny Bicolor é um excelente peixe para se ter em aquários com recifes de corais, mas lembre-se de adicionar uma tampa a ele, pois esses animais são excelentes saltadores.
Referências Bibliográficas
Springer, V.G., 1988. The Indo-Pacific blenniid fish genus Ecsenius. Smithson. Contrib. Zool. (465):134 p. (Ref. 5296)