O Blenny lawnmower (Salarias fasciatus) também conhecido como Rock Skipper é um peixe muito utilizado para fazer parte da equipe de limpeza do aquário e principalmente comer algas.
A acumulação de nutrientes na água é o principal fator do surgimento de algas, portanto, este peixe não vai eliminá-las por completo.
O ideal é que seja feito um estudo para verificar o porquê de essas algas estarem surgindo no aquário e manter um controle para que o animal possa sempre estar se alimentando.
São animais que vão ficar nadando de rochas em rochas em busca de alimentos.
No entanto, uma vez que o nível de algas seja reduzido, a suplementação alimentar deve ser necessária para evitar que fiquem sem alimentação.
Este peixe é bastante cativante e tem uma personalidade muito curiosa. De fato, lembram até um iguana ou lagarto devido à maneira como eles olham para a gente.
Um exemplar saudável e bem adaptado, será observador e um excelente limpador do aquário.
Apenas tenha cuidado em mantê-los com outras espécies iguais ou semelhantes em tanques menores, pois podem se tornar agressivos à medida que crescem.
Ficha Técnica
Nome: Blenny Lawnmower, Rock Skipper
Nome Científico: Salarias fasciatus (Bloch, 1786)
Família: Blenniidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico: Mar Vermelho e África Oriental até Samoa, ao norte até as Ilhas Ryukyu, ao sul até a Grande Barreira de Corais e Nova Caledônia.
Comprimento: Até 14 cm
Expectativa de Vida: 2 – 4 anos, possivelmente mais.
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.2 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Devem ser mantidos entre 21°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: O aquário necessita ter muitas rochas vivas com crescimento de algas para sustentar um peixe dessa espécie.
Você pode alimentá-los com algas secas (nori) e utilizar rações próprias para a espécie.
Temperamento / Comportamento: Estes peixes podem ser muito pacíficos com a maioria dos companheiros de aquário, mas podem ficar beliscando espécies parecidas ou outros de sua própria espécie.
Compatibilidade: O ideal é que sejam mantidos sozinhos, a menos que possua um aquário muito grande e com muitas algas para eles comerem.
Reprodução / Acasalamento: Eles colocam os ovos presos ao substrato. Pode ser difícil a reprodução, já que são agressivos com outros peixes da sua espécie.
Tamanho do aquário: O aquário necessita ter no mínimo 115 litros, mas de preferência com muitas rochas vivas com crescimento de algas filamentosas para a espécie se alimentar.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 15 de abr. De 2019.
Randall, J.E., G.R. Allen and R.C. Steene, 1990. Fishes of the Great Barrier Reef and Coral Sea. University of Hawaii Press, Honolulu, Hawaii. 506 p. (Ref. 2334)
1 comentário
Boa noite tenho um SALARIAS FASCIATUS a cerca de três dias adquiri uma famosa Dory acabei por verificar que o salarias tenta atacar a Dory é normal neste tipo de peixe?
Obrigado