O Bodião Papagaio (Bodianus rufus) é um peixe relativamente grande, atraente e bem tímido. A espécie pode ser encontrada ao longo de recifes de corais por todo o Caribe, uma vez que habitam águas rasas à procura de crustáceos, invertebrados ou pequenos peixes.
Por mais que sejam peixes grandes – podendo atingir cerca de 40 cm de tamanho – possuem comportamento pacífico em relação a outras espécies e, além disso, podem até mesmo limpar parasitas de outros peixes maiores.
O Peixe Papagaio precisa de aquários bem grandes, isso quer dizer que o aquário deve ter uma excelente filtragem, assim como também boa oxigenação. Na natureza, eles costumam patrulhar recifes de corais rasos, portanto, está bem adaptado a fortes correntes de água.
Ficha Técnica
Nome: Bodião Papagaio
Nome Científico: Bodianus rufus (Linnaeus, 1758)
Família: Labridae
Origem da Espécie: Atlântico Ocidental (Bermudas, sul da Flórida (EUA) e em todo o Golfo do México e Mar do Caribe até o sul do Brasil).
Comprimento: Até 40 cm
Expectativa de Vida: Cerca de 5 anos ou mais
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: A dieta do Peixe Papagaio pode variar bastante entre um peixe jovem e um adulto, visto que o mais jovem costuma comer alimentos carnudos, incluindo parasitas de outros peixes maiores. Entretanto, eles aceitam rações em flocos, alimentos congelados e vivos, por exemplo, artêmias, mysis, krill ou qualquer outro tipo de alimento marinho.
Em contrapartida, o Peixe Papagaio adulto consome uma grande quantidade de alimentos carnudos, incluindo invertebrados e peixes. Os adultos irão consumir, por exemplo, caracóis, camarões, vermes, mexilhões, espécies de peixes menores e muitos crustáceos e invertebrados sésseis.
Temperamento / Comportamento: O Peixe Papagaio adulto é bem mais agressivo do que sua versão mais jovem, no entanto, eles só podem conviver em aquários comunitários, onde os outros peixes também possuam o mesmo tamanho.
Veja também:
Compatibilidade: Como já mencionado, eles só podem conviver com peixes de mesmo tamanho, além disso, evite colocá-los com crustáceos, invertebrados ou peixes menores, a menos que você queira oferecê-los como alimento para o peixe papagaio.
Reprodução / Acasalamento: Ovíparos. Eles formam grandes grupos de um único macho com várias fêmeas menores, mas não há informações sobre a reprodução desse peixe em cativeiro.
Sabe-se no entanto, que eles são hermafroditas alternantes (protogínicos). Isso quer dizer que começam a vida como fêmeas e mais tarde, quando adquirem um determinado tamanho, transformam-se em machos.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 400 litros para um único exemplar dessa espécie. Além disso, o aquário deve possuir muito espaço para que ele possa nadar e rochas vivas para pastar e procurar por alimentos.
Acima de tudo, forneça bastante agitação na água, pois como eles costumam viver em recifes de corais rasos na natureza, apreciam fortes correntes de água.
Referências Bibliográficas
Robins, C.R. and G.C. Ray, 1986. A field guide to Atlantic coast fishes of North America. Houghton Mifflin Company, Boston, U.S.A. 354 p. (Ref. 7251)
1 comentário
Pingback: Bodião de Pintas Azuis (Anampses caeruleopunctatus) - MyAquarium