O Cardinal Bangai (Pterapogon kauderni) é uma espécie linda que possui o corpo prateado com listras pretas verticais. Além disso, o corpo dele é coberto por pequenas manchas brancas que são facilmente visíveis nas barbatanas dorsal, pélvica, anal e caudal.
É interessante notar que esse peixe é encontrado em uma área bastante restrita em torno das ilhas Banggai, ou seja, é um animal ameaçado de extinção devido à coleta para comércio de peixes ornamentais. Então, antes de comprá-lo, pergunte ao revendedor de onde eles vêm. Se disserem que foi capturado, por favor, não os compre.
Procure comprar apenas exemplares criados em cativeiro ou em aquaculturas, pois eles costumam ser fáceis de reproduzir. Entretanto, alimentar o Cardinal Bangai pode se tornar uma tarefa difícil. Eles podem ser bastante meticulosos e provavelmente não irão atrás de rações em flocos ou pellets.
Comece com rações congeladas ou vivas e, em seguida, tente alimentá-los com rações em flocos ricas em vitaminas. No entanto, animais nascidos e criados em cativeiro aceitarão mais facilmente as rações. Você pode manter vários da mesma espécie dentro de um aquário grande. Evite apenas colocá-los em aquários com menos de 115 litros, pois podem acabar brigando, especialmente na hora de formar casais.
O Cardinal Bangai é muito resistente as doenças, mas você precisará tomar as devidas precauções e usar um aquário de quarentena antes de introduzi-los ao aquário principal.
Ficha Técnica
Nome: Cardinal Bangai
Nome Científico: Pterapogon kauderni (Koumans, 1933)
Família: Apogonidae
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental: Restrito às ilhas Banggai, na Indonésia, ao mesmo tempo em que é um animal ameaçado de extinção devido à coleta para comércio de peixes.
Comprimento: Até 8.6 cm
Expectativa de Vida: Mais de 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil
Alimentação: Carnívoros. O Cardinal Bangai se alimenta de crustáceos no oceano. Nos aquários, eles não irão aceitar rações logo de início. Então, procure alimentá-los com alimentos vivos e congelados para atraí-los.
Quando conseguir atraí-los, adicione uma rações em flocos enriquecida com vitaminas e suplemente com os mesmos alimentos congelados e vivos, assim como também procure por rações específicas em gel, criadas para atender esses peixes.
Temperamento / Comportamento: O Cardinal Bangai possui comportamento pacífico. Evite manter mais do que um casal em um aquário pequeno, além disso, fique atento para agressão entre eles. A espécie pode ser criada sozinha.
Compatibilidade: Esses peixinhos podem viver em aquários com recifes de corais e, ainda assim, procure mantê-los em grupos em aquários com no mínimo 115 litros.
Reprodução / Acasalamento: Entre os peixes de água salgada, este é talvez um dos mais fáceis de se criar. Eles são incubadores bucais, ou seja, o macho irá guardar os filhotes na boca até que estejam prontos para serem liberados (cerca de 4 semanas). Separe os adultos assim que os filhotes forem liberados.
Tamanho do aquário: O aquário deve possuir no mínimo 115 litros para um casal dessa espécie.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 11 de Jun. De 2019.
Allen, G.R. and R.C. Steene, 1995. Notes on the ecology and behaviour of the Indonesian cardinalfish (Apogonidae) Pterapogon kauderni Koumans. Rev. Fr. Aquariol. 22(1-2):7-10. (Ref. 9936)