O Chalk Bass (Serranus tortugarum) é um dos menores peixes da família Serranidae e é ideal para quem está iniciando no hobby. Esses animais possuem o corpo laranja com algumas manchas roxas e faixas verticais azuis.
Caso queira criá-los, você precisará de um aquário com no mínimo 110 litros com muitas rochas vivas para que eles possam se esconder.
De um modo geral, eles são peixes bem pacíficos e, portanto, podem ser adicionados em grupos em um mesmo aquário. Além disso, eles não se interessam por corais ou invertebrados e, por isso, são perfeitos para quem procura um peixe para colocar em um aquário com recifes de corais.
Ficha Técnica
Nome: Chalk Bass
Nome Científico: Serranus tortugarum (Longley, 1935)
Família: Serranidae
Origem da Espécie: Atlântico Ocidental (Sul da Flórida, Bahamas, Honduras e Ilhas Virgens);
Comprimento: Até 8 cm
Expectativa de Vida: Entre 8 e 12 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 27°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: Alimentar o Chalk Bass é um processo relativamente fácil, pois ele irá aceitar facilmente quase todos os tipos de alimentos que lhe for oferecido.
Sobretudo, para garantir que sua dieta contenha altos níveis de proteína, procure dar uma excelente ração em pellets ou flocos, além de artêmias, camarões mysis, pedaços de moluscos, carne de crustáceos, lulas e krill.
Temperamento / Comportamento: O Chalk Bass é conhecido por ser um peixe muito pacífico e, por isso, prefere viver perto de recifes de corais, onde pode se esconder quando se sente ameaçado.
Contudo, essa espécie costuma viver em grupos na natureza, onde geralmente ficam parados ao redor de cavernas ou rochas, se alimentando de plânctons e outros pequenos crustáceos. No entanto, devido à natureza pacífica, você deve evitar colocá-los com peixes agressivos.
Veja também:
Compatibilidade: Evite adicioná-los com peixes que podem intimidá-los ou até mesmo comê-los. Isso inclui alguns predadores, por exemplo, o Peixe-leão e Triggers.
Em aquários pequenos, evite Donzelas agressivas e até mesmo peixes-palhaço. Por outro lado, eles podem conviver com invertebrados sésseis e crustáceos menores, mas o Chalk Bass adulto ou aqueles mais curiosos podem tentar comer os menores.
Reprodução / Acasalamento: Criá-los em cativeiro é uma tarefa muito difícil. Ainda assim, é interessante notar que o Chalk Bass é um peixe hermafrodita. Durante a desova, por exemplo, cada peixe irá revezar atuando como fêmea ou macho.
Além disso, na natureza, esses animais simplesmente espalham os ovos no meio da água quando estão para desovar. Os ovos são conhecidos por derivarem com o plâncton, finalmente estabelecendo-se nos recifes onde eclodem.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 110 litros para um pequeno exemplar dessa espécie. No entanto, certifique-se de adicionar esconderijos para que eles possam se esconder quando se sentirem ameaçados.
O aquário também precisa ter uma boa tampa, pois eles são excelentes saltadores.
Referências Bibliográficas
Robins, C.R. and G.C. Ray, 1986. A field guide to Atlantic coast fishes of North America. Houghton Mifflin Company, Boston, U.S.A. 354 p. (Ref. 7251)
2 Comentários
Pingback: Twobanded Soapfish (Diploprion bifasciatum) - MyAquarium
Pingback: 5 peixes ideais para aquários pequenos de recifes de corais! | MyAquarium