O Cirurgião-Azul-Claro ou Tang Powder Blue, como também é conhecida a espécie Acanthurus leucosternon, é um dos mais belos Tangs do mundo do aquarismo. No entanto, ele também é considerado um animal difícil de manter em cativeiro, tendo em vista que é bastante agressivo, muito ativo e que precisa de grandes espaços para prosperar.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Cirurgião-azul-claro / Tang Powder Blue. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Cirurgião-Azul-Claro / Tang Powder Blue
Nome: Cirurgião-Azul-Claro, Tang Powder Blue;
Nome Científico: Acanthurus leucosternon (Bennett, 1833);
Família: Acanthuridae;
Origem da Espécie: Oceano Índico (leste da África até o Mar de Andaman, sudoeste da Indonésia e Olhas Christmas; com alcance estendido para Bali;
Comprimento: Até 54 cm (Comum: 19 cm);
Expectativa de Vida: Entre 30 e 45 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.2 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 5 – 10;
Temperatura: Manter entre 23 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Cirurgião-Azul-Claro é encontrado no Oceano Índico, desde o leste da África até o mar de Andaman. Além disso, ele também habita o sudoeste da Indonésia e as Ilhas Christmas em Bali, no Pacífico Ocidental.
Na natureza, esses peixes são encontrados isoladamente ou às vezes se juntam em grandes grupos de alimentação. Na grande maioria dos casos, eles podem ser vistos próximos de recifes de corais rasos e em águas claras, onde passam a maior parte do tempo se alimentando de algas filamentosas, macroalgas verdes e etc.
Aparência
O Tang Powder Blue é um peixe oval de corpo profundo e comprimido lateralmente. Seu corpo apresenta cor azulada e seu peito possui cores brancas abaixo das placas branquiais. Ele possui a cabeça de cor preta e uma faixa vertical branca a azul claro que vai de trás dos olhos até as barbatanas peitorais.
A espécie possui barbatana dorsal amarela contínua com a borda externa às vezes parecendo um azul elétrico. A barbatana anal e as barbatanas pélvicas são brancas, no entanto, podem parecer azuladas dependendo da iluminação.
O Cirurgião-Azul-Claro têm a boca projetada ligeiramente pra frente, usada para pastar algas em áreas de difícil acesso.
Alimentação
Herbívoro. O Cirurgião-Azul-Claro é um dos maiores comedores de algas de sua extensa família. Embora ele se beneficie de alguns alimentos proteicos, como camarões mysis, que podem ser dados para iniciar uma resposta alimentar, a maior parte da sua alimentação vêm de fontes vegetais.
Eu recomendo que você alimente esse peixe com uma excelente ração em flocos ou pellets à base de spirulina, macroalgas marinhas, Nori e quaisquer outros alimentos preparados à base de vegetais. Você também pode fornecer brócolis cozidos, alface, abobrinha e outros vegetais de vez em quando.
Procure alimentar o Tang Powder Blue pelo menos 3 vezes ao dia.
Abaixo, separei algumas das principais rações para o Tang Powder Blue. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Poytara Ração Para Peixes Marinhos Black Line Pellets M 45G | R$ 35,77 R$ 26,89 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-10-30 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Cirurgião-Azul-Claro é conhecido por ser um dos Tangs mais agressivos, mas ainda assim não está no topo da lista. Além disso, cada um dos indivíduos podem apresentar personalidades distintas. Por isso, os níveis de agressividade podem mudar de um espécime para outro. Alguns aquaristas relatam que não tiveram problemas com agressividade, enquanto outros o consideram dos peixes mais violentos.
Eu recomendo que você mantenha apenas um único exemplar da espécie no aquário. Ele não costuma se dar bem em grupos, mesmo que o aquário tenha muito espaço para comportar um cardume tranquilamente. Na natureza, ele defende grandes áreas e, por isso, não deve se misturar com outros peixes do gênero.
O Cirurgião-Azul-Claro gosta de nadar em todas as regiões do aquário, se alimentando de algas e procurando refúgios para se esconder durante à noite.
Compatibilidade
Em relação aos companheiros de aquário, o Cirurgião-Azul-Claro costuma se dar bem com Tangs de outros gêneros que possuem cores e formatos diferentes.
A boa notícia é que esses peixes não incomodarão nem mesmo o menos e mais pacíficos dos gobies, blennies ou quaisquer outras espécies pacíficas. Eles ignoram anthias, wrasses e até mesmo peixes maiores pacíficos.
Os invertebrados também não correm riscos, embora um copépode ou anfípode possa ser comido aqui ou ali enquanto o peixe pasta nas algas em que esses animais vivem.
Por fim, eu só recomendo que você evite adicioná-lo com espécies mais agressivas, como dottybacks e palhaços, a menos que o aquário seja realmente grande.
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Cirurgião-Azul-Claro não é uma tarefa muito difícil, pois os machos são bem menores do que as fêmeas.
Acasalamento / Reprodução
As fêmeas do Tang Powder Blue desovam em águas abertas e formam pares. Esses pares parecem ficar juntos mesmo dentro de grandes grupos.
O macho exibe uma mudança de cor durante a desova para tentar atrair a fêmea e avisar os machos rivais. Caso estejam em um grande cardume, um par irá se separar e subir em direção à superfície liberando seus gametas.
Os pequenos ovos fertilizados são esféricos e possuem um único glóbulo de óleo que os ajudam na flutuabilidade e dispersão. Cada ovo mede cerca de 0,17 mm de diâmetro, e depois da eclosão, as larvas permanecem pequenas por cerca de 42 a 68 dias. Durante esse tempo, elas são vítimas de peixes e outros animais marinhos.
Quando atingem cerca de 3 cm de comprimento, as larvas passam então para o estágio juvenil. Quando estão prontas para se juntar ao recife, elas se estabelecem fora da coluna d’água e se desenvolvem buscando a proteção e as fontes de alimentos desses habitats.
Há relatos de desova do Tang Powder Blue em grandes aquários públicos, no entanto, não houve sucesso na criação das larvas.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 470 litros para um único exemplar do Tang Powder Blue. Eu não recomendo que você coloque esse peixe em aquários menores, pois ele crescerá bem rápido e ficará muito agressivo.
Em relação a decoração, você deve adicionar muitas rochas vivas para que o peixe tenha lugares para pastar e também esconderijos para se refugiar. Além disso, a iluminação desse aquário deve ser alta, pois incentiva o crescimento de algas no aquário.
Lembre-se que você não deve adicioná-lo em montagens com menos de 6 meses de vida. O Cirurgião-Azul-Claro é um peixe exigente em relação aos parâmetros e precisa de água de alta qualidade para prosperar.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., 1956. A revision of the surgeonfish genus Acanthurus. Pac. Sci. 10(2):159-235. (Ref. 1920);
ICHTHYOLOGY at the Florida Museum of Natural History Education Biological Profiles: Reproduction By Cathleen Bester;
Animal-World References – Marine and Reef;