O Cirurgião de Cauda Vermelha (Acanthurus achilles) é um peixe que possui muitas exigências, o que o torna um animal bem difícil para se ter em um aquário; mas que acaba recompensando qualquer aquarista experiente.
Esses lindos peixes precisam de aquários com no mínimo 380 litros e, além disso, sua dieta deve ser igual à de muitos outros peixes cirurgião mantidos em cativeiro. Como são animais herbívoros, adoram comer algas e folhas secas, como o Nori. Entretanto, podem demorar pra comer quando são recém colocados ao aquário. Então, fazer uso de alimentos vivos e congelados, como camarão mysis, pode atrair o animal para comer.
Oferecer apenas esse tipo de alimentação no começo pode ser um grande problema, pois há uma deficiência enorme nos nutrientes necessários para que esses peixes possam viver bem. Adicionar outras fontes de alimento podem ajudar, como a spirulina, abobrinha, brócolis e alface. Esse tipo de alimento ajuda a suplementar a dieta do cirurgião.
Esse peixe têm a fama de ser um dos mais agressivos que existe. Além disso, como vivem em águas turbulentas, requerem um aquário com circulação extremamente forte.
Ficha Técnica
Nome: Cirurgião de Cauda Vermelha, Achilles tang
Nome Científico: Acanthurus achilles (Shaw, 1803)
Família: Acanthuridae
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental: Oceania às ilhas Havaiana e Pitcairn.
Comprimento: Até 24 cm
Expectativa de Vida: 7 anos ou mais
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.0 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 26°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Difícil.
Alimentação: Essa espécie precisa comer muitas algas, então forneça alimentos como as folhas de Nori, por exemplo. Além disso, eles adoram pastar entre rochas vivas, então procure adicionar um bom número delas no aquário para que eles possam pastar durante o intervalo das refeições.
Esse peixe também aceita rações em flocos, pellets e, claro, alimentos vivos, mas adoram vegetais. Portanto, adicione a sua dieta abobrinha, brócolis e alface.
Temperamento / Comportamento: O Cirurgião de Cauda Vermelha costuma ser bastante agressivo, por isso, se quiser mantê-los em um aquário com outros peixes, procure adicioná-lo com outros cirurgiões, mas nunca com mais de um da mesma espécie. Além disso, eles têm preferência por nadar na região do meio e inferior do aquário.
Compatibilidade: Evite manter esses peixes com outros da mesma espécie, pois costumam ser muito agressivos entre eles. De resto, podem conviver com outros cirurgiões e invertebrados, mas o aquário precisa ser grande para que possa suportá-los.
Reprodução / Acasalamento: Muito difícil. Ainda não há relatos sobre a reprodução em aquários.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter pelo menos 380 litros para um único exemplar dessa espécie e, bem como também muitas rochas vivas para que eles possam pastar durante o intervalo das refeições.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 30 de Nov. De 2020.
Randall, J.E., 1956. A revision of the surgeonfish genus Acanthurus. Pac. Sci. 10(2):159-235. (Ref. 1920)