O Cirurgião Tristis (Acanthurus tristis) é uma espécie marinha bem interessante para se criar em um aquário, embora não seja tão facilmente encontrado igual outros de seu gênero.
A espécie, que passa por uma linda mudança de cores da fase juvenil para a adulta, é considerada moderadamente fácil de cuidar, desde que tenha um ambiente propício para seu desenvolvimento e que suas necessidades nutricionais sejam prontamente atendidas.
Na natureza, o Cirurgião Tristis pode ser encontrado no Oceano Índico, habitando as águas a oeste das Maldivas e leste das ilhas da Indonésia e Bali. Sobretudo, esse peixe costuma viver em águas rasas próximas de recifes com profundidade que variam entre 2 e 26 metros, desfrutando de áreas com corais, rochas e areia.
O Cirurgião Tristis adulto é muito parecido com outras espécies de Acanthurus no que diz respeito ao tamanho. Por exemplo, ele possui corpo bronzeado em forma de disco, barbatanas castanhas e rosto um pouco mais claro. Os olhos são completamente pretos cercados por uma área brilhante. Além disso, a barbatana caudal possui o formato de lua com uma borda branca estreita ao longo do interior dela.
Quando ainda é um peixe jovem, o Cirurgião Tristis se parece bastante com o Centropyge eibli. Tal como o Eibli, ele possui cor creme com listras verticais laranjas e cauda preta. Existem algumas explicações possíveis dadas para este mimetismo. Uma ideia aceita é que esse processo permite proteção enquanto a espinha do pedúnculo caudal está em desenvolvimento. O pequeno Cirurgião Eibli quase nunca é atacado; portanto, se parecer com ele é uma boa ideia pra evitar a predação.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Cirurgião Tristis, Indian Ocean Mimic Surgeonfish, Indian Mimic Surgeon, Yellowspot Surgeonfish, Blackcheek Surgeonfish, Mimic Eibli Tang;
Nome Científico: Acanthurus tristis (Randall, 1993);
Família: Acanthuridae;
Origem da Espécie: Oceano Índico (Maldivas, Baía de Bengala e Mar de Andamão, bem como Arquipélago de Chagos e ilhas da Indonésia até Bali);
Comprimento: Até 25 cm;
Expectativa de Vida: 7 anos ou mais;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.0 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 26 – 28°C;
Características
Alimentação
Herbívoro. Na natureza, o Cirurgião Tristis se alimenta de algas bentônicas. Nos aquários, a maior parte de sua dieta deve conter matéria vegetal, mas ainda assim ele irá aceitar alimentos ricos em proteínas.
Forneça rações de alta qualidade enriquecidas com spirulina, além de artêmias congeladas e camarões mysis. Por exemplo, você pode adicionar Nori ou qualquer outro tipo de alga marinha em sua dieta.
O ideal é que o aquário possua muitas rochas vivas para que haja algas suficientes para ele pastar. Além disso, alguns aquaristas também recomendam fornecer abobrinha cozida, brócolis, espinafre e alface para esse peixe.
Abaixo, confira algumas excelentes rações para o Cirurgião Tristis:
Última atualização em 2024-10-30 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Por ser um nadador rápido e ágil, o Cirurgião Tristis passará boa parte do tempo entrando e saindo de fendas. Sobretudo, você pode mantê-lo em aquários que contenham apenas peixes ou em ambientes com recifes de corais, onde ele poderá pastar as algas que crescem em suas estruturas.
O Cirurgião Tristis é um peixe agressivo e, portanto, pode acabar brigando com outros de sua espécie ou peixes que se pareçam muito com ele. Então, evite adicionar mais de um exemplar no aquário.
Compatibilidade
Em relação aos companheiros de aquário, você pode adicionar o Cirurgião Tristis com muitas outras espécies mais agressivas como, por exemplo, bodiões, baiacus e etc.
Em aquários grandes você pode mantê-lo junto de Cirurgiões Patela, Yellow Tang e Naso Tang.
Dimorfismo Sexual / Reprodução / Acasalamento
Não há diferenças visuais entre o macho e a fêmea dessa espécie.
Sabe-se, no entanto, que esses peixes não foram criados em cativeiro. Algumas espécies até chegaram a desovar em grandes aquários públicos e houve alguns relatos dispersos em aquários domésticos, mas não há informações sobre o sucesso na criação dos filhotes.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 450 litros para um único exemplar dessa espécie.
Acima de tudo, por ser um animal resistente e adaptável a uma ampla gama de condições de água, o Cirurgião Tristis viverá bem em diversos tipos de ambientes. No entanto, a espécie costuma viver melhor em locais onde há muitas rochas vivas e corais para que ele possa pastar.
Além disso, por ser um nadador rápido e ágil, ele precisará de muitas áreas abertas para nadar. Então, você pode montar um aquário com muitas rochas e corais nos cantos e adicionar fendas para que ele possa se esconder à noite.
O Cirurgião Tristis não irá incomodar os corais e quaisquer outros invertebrados que você colocar no aquário.
Por fim, procure caprichar na filtragem, pois esses peixes adoram águas agitadas e bem oxigenadas.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., 1993. Acanthurus tristis, a valid Indian ocean surgeonfish (Perciformes: Acanthuridae). Spec. Publ. J.L.B. Smith Inst. Ichth. (54):1-8. (Ref. 8940)
Michael, S. W. (2001). Marine Fishes, 500+ Essential to Know Aquarium Species. T.F.H. Publications.