O Cirurgião Zebra ou Clown Tang (Acanthurus lineatus) é um peixe muito procurado pelos aquaristas, mas que possui algumas necessidades que a maioria dos aquários marinhos não conseguem atender. Esse lindo peixe possui listras horizontais alternadas em azul ciano e amarelo. No geral, essa espécie costuma nadar o tempo todo e pode se tornar bastante agressiva.
Assim como outras espécies do gênero, eles precisam de bastante espaço para nadar e um aquário com uma filtragem muito boa. Você até consegue manter este peixe em aquários menores, mas só quando ainda estão novos.
Procure manter o Cirurgião Zebra com peixes de tamanho parecido, mas que não sejam do mesmo gênero, pois podem ser agressivos com peixes da mesma espécie. Além disso, procure adicioná-lo por último ao aquário.
Ficha Técnica
Nome: Cirurgião Zebra, Clown Tang, Lined Tang, Blue-lined Surgeonfish
Nome Científico: Acanthurus lineatus (Linnaeus, 1758)
Família: Acanthuridae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico: África Oriental, incluindo as Ilhas Mascarenhas.
Comprimento: Até 38 cm
Expectativa de Vida: 10 anos ou mais
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.0 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado – Difícil.
Alimentação: O Cirurgião Zebra precisa comer muitas algas, então forneça alimentos como folhas de Nori, por exemplo. Além disso, eles adoram pastar entre rochas vivas, então adicione um bom número delas no aquário para que possam pastar durante o intervalo das refeições.
Esse peixe também aceita rações em flocos, pellets e, claro, alimentos vivos, mas adoram vegetais. Portanto, adicione a sua dieta abobrinha, brócolis e alface.
Temperamento / Comportamento: O Cirurgião Zebra é muito agressivo, ainda mais se ficar com outros peixes do gênero. Além disso, costuma ser muito ativo, e precisa de espaço extra no aquário para que fique à vontade. Acima de tudo, não costumam incomodar corais se forem bem alimentados. Se bem tratados, são peixes que ficam muito bonitos.
Compatibilidade: Como já foi falado antes, evite mantê-los com outros da mesma espécie, pois costumam ser muito agressivos entre eles. De resto, podem conviver com outras espécies de tamanho parecido e invertebrados, mas o aquário precisa ser grande para que possa suportá-los.
Reprodução / Acasalamento: Muito difícil. Ainda não há relatos sobre a reprodução em aquários.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter pelo menos 400 litros para um único exemplar dessa espécie, bem como também muitas rochas vivas para que eles possam pastar.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 30 de Nov. De 2020.
Randall, JE , 1986. Acanthuridae. p. 811-823. Em MM Smith e PC Heemstra (eds.) Smiths ‘sea fishes. Springer-Verlag, Berlim.(Ref. 3145 )