O Clown Triggerfish (Balistoides conspicillum) é uma das espécies de peixes marinhos mais populares, mas você irá precisar de um aquário bem grande para mantê-los. Eles ganham grande destaque dentro de um aquário devido a sua beleza, no entanto, são muito territoriais. Além disso, esse comportamento territorial piora quando a espécie vai ficando mais velha.
Esses peixes não possuem medo de nada e, acima de tudo, podem atingir cerca de 50 cm. Quando pequenos ficarão mais escondidos, como resultado, irão preferir ficar em seus esconderijos. Caso você planeje mantê-los com espécies agressivas, introduza esse animal por último, a fim de que ele possa crescer com os outros peixes.
Eles são animais que comem bastante. Costumam comer quase tudo o que você coloca no aquário. Entretanto, sua dieta deve ser constituida de alimentos ricos em vitaminas, frescos, carnosos e de origem marinha. Portanto, evite colocá-los com camarões ou caranguejos, a menos que você não se importe em servir esses animais de almoço para o Clown Triggerfish.
Essa espécie costuma ser muito resistente, mas como todo outro animal, o ideal é que seja aclimatado antes de ser movido para o aquário principal.
Ficha Técnica
Nome: Clown Triggerfish
Nome Científico: Balistoides conspicillum (Bloch & Schneider, 1801)
Família: Balistidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico: África Oriental, sul de Durban, África do Sul, Indonésia até Samoa; Norte e sul do Japão;
Comprimento: Até 50 cm
Expectativa de Vida: 8 anos, possivelmente mais.
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil/Moderado.
Alimentação: Na natureza, esses peixes costumam comer, por exemplo, ouriços do mar, caranguejos e outros invertebrados. Nos aquários, no entanto, o ideal é forneça rações próprias para a espécie. Além disso, varie a dieta do animal, adicione alguns mexilhões, krill, etc.
Temperamento / Comportamento: O Clown triggerfish costuma ser um dos peixes mais agressivas dos aquários. Sobretudo, por conta desse comportamento, ele irá revirar os enfeites do aquário e derrubar os corais, caso o aquário possua algum.
Tenha isso em mente quando for montar o aquário, pois da forma como as rochas ficarem dispostas, ele pode derrubar e acabar causando acidentes.
Evite ao máximo manter esses animais em recifes de corais, como mencionado anteriormente, eles podem se alimentar de invertebrados e destruir corais.
Compatibilidade: O Balistoides conspicillum precisa viver em aquários bem grandes. Com isso, evite adicioná-los com invertebrados e outros crustáceos, pois podem virar refeição.
Reprodução / Acasalamento: Não há muitas informações sobre a reprodução dessa espécie. Sabe-se, no entanto, que eles constroem ninhos e que os machos protegem os ovos até eles eclodirem.
Tamanho do aquário: O aquário deve ter no mínimo 460 litros para um único peixe dessa espécie.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 05 de Jul. De 2019.
Matsuura, K., 2001. Balistidae. Triggerfishes. p. 3911-3928. In K.E. Carpenter and V. Niem (eds.) FAO, Rome. (Ref. 9770)