O peixe Cometa / Betta Marinho (Calloplesiops altivelis) é um peixe muito interessante, pois possui barbatanas enormes, assim como os famosos peixes betta de água doce. O corpo dessa espécie possui cor castanho escuro com milhares de pontinhos brancos.
Na natureza, esses animais são encontrados em pares ou pequenos grupos em fendas rochosas em profundidades de até 45 metros. Além disso, eles são peixes muito resistentes e excelentes predadores, preferindo caçar durante à noite. Isso significa que durante o dia, poderão ficar escondidos entre cavernas ou fendas no aquário.
Em relação as doenças, esses peixes parecem ser os mais resistentes, pois não sofrem de praticamente nenhuma delas, mesmo quando todos do aquários estão apresentando algum problema. Caso suas barbatanas sejam danificadas, por exemplo, seu corpo irá cicatrizá-las muito rapidamente sem qualquer surgimento de infecções.
Se estiver pensando em adicionar um peixe Cometa / Betta Marinho em seu aquário, busque alimentá-los com camarões para atraí-los, já que o uso de alimentos vivos, como peixes ou camarões, o ajudará a se adaptar ao aquário. Uma vez aclimatado, pode ser alimentado com alimentos carnudos e preparações específicas.
Ficha Técnica
Nome: Cometa / Betta Marinho
Nome Científico: Calloplesiops altivelis (Steindachner, 1903)
Família: Plesiopidae
Origem da Espécie: Indo Pacífico: Mar Vermelho e África Oriental
Comprimento: 20 cm
Expectativa de Vida: Até 9 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.0 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: Carnívoro. O Cometa / Betta Marinho é uma espécie que se alimenta de pequenos peixes ou crustáceos na natureza. Quando são adicionados ao aquário, precisarão de camarões para se adaptarem. Uma vez que estejam aclimatados, aceitarão artêmias, camarão picado, vieiras ou qualquer outro tipo de carne de peixes do oceano.
Alguns deles, quando já criados em cativeiro, podem aceitar rações em flocos ou pellets, mas esta não deve ser sua dieta principal. Alimente-os várias vezes durante o dia.
Temperamento / Comportamento: O Cometa / Betta Marinho é um animal bastante pacífico, pois será agressivo apenas com outros machos da mesma espécie.
Esses peixes costumam passar a maior parte do tempo no fundo do aquário, escondidos entre fendas e cavernas, já que gostam de se alimentar apenas durante a noite. Portanto, evite adicionar luzes fortes ao aquário, pois isso irá mantê-los ainda mais afastados dos ambientes abertos.
Compatibilidade: Esses peixes não podem conviver com outros menores do que eles, por exemplo, gobies, ou quaisquer outros peixes magros. Eles se dão bem com wrasses, peixes-palhaço e peixes da família Pomacanthidae.
Procure adicioná-lo quando ainda é bem jovem, pois isso irá ajudá-lo a associar os outros companheiros de aquário “como amigos”.
Os corais são perfeitamente seguros para o Betta Marinho, mas infelizmente, eles não aceitarão luzes muito fortes e poderão ficar escondidos a maior parte do tempo em um aquário com recifes. Se quiser colocar corais, coloque apenas no meio do aquário, deixando os cantos escuros para esse peixe.
Veja também:
Além disso, o Betta Marinho se alimenta de crustáceos, especialmente camarões. Então, evite adicioná-los a qualquer custo, pois provavelmente serão devorados.
Reprodução / Acasalamento: Não se sabe muito sobre como eles se reproduzem na natureza. O que se sabe hoje é que os ovos possuem uma espécie de cordão adesivo que os conecta a todos e os mantém presos na parte inferior da caverna ou saliência.
A postura pode contar entre 300 – 500 ovos, e cada um deles possui cerca de 1 mm de diâmetro. O macho para de comer e fica protegendo os ovos enquanto os abana para mantê-los livros de fungos. Assim que nascem, os filhotes já começam a se alimentar normalmente. Em 14 dias, eles atingem cerca de 6 mm de tamanho e desenvolverão uma mancha branca em cada lado do corpo, com o resto dele ficando com cores escuras.
À medida que crescem, cerca de 2 meses depois, começam a aparecer as primeiras manchas brancas em seu rosto.
Tamanho do aquário: O aquário para um único Betta Marinho deve ter no mínimo 200 litros. Caso queira ter um casal, você precisará de um aquário com no mínimo 370 litros.
Forneça muitas cavernas para que eles possam se esconder e, além disso, utilize rochas vivas para que possam pastar durante o dia.
O Betta Marinho não exige substratos específicos, mas não gostam de luzes fortes no aquário. Fora isso, evite colocar filtros muito potentes, principalmente direcionados aos locais onde eles gostam de se esconder.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., G.R. Allen and R.C. Steene, 1990. Fishes of the Great Barrier Reef and Coral Sea. University of Hawaii Press, Honolulu, Hawaii. 506 p. (Ref. 2334)