O Convict Surgeonfish (Acanthurus triostegus) é um membro da família dos peixes-cirurgião e é um dos mais tranquilos para se ter em aquários. Eles precisam de um aquário com no mínimo 284 litros, de preferência maior, para que possam ter espaço para nadar.
A espécie possui comportamento pacífico, mas não costuma se dar bem em aquários que não tenham sido ciclados.
A água do aquário precisa ter bastante oxigênio, ou seja, use um filtro potente e adicione pedras porosas.
O Convict Surgeonfish é um peixe bem colorido, possui o corpo branco ou amarelo e listras verticais pretas. Eles são frequentemente encontrados em grupos, ou seja, o aquário precisa ter alguns deles.
A espécie, no entanto, não se dá bem com outros peixes-cirurgião, a menos que o aquário seja bem grande, acima de 380 litros.
Eles comem algas marinhas e adoram pastar entre rochas vivas. Portanto, procure colocar bastante delas para que possam pastar entre as refeições.
Ficha Técnica
Nome: Convict Surgeonfish, manini, Convict tang
Nome Científico: Acanthurus triostegus (Linnaeus, 1758)
Família: Acanthuridae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico (Havaí)
Comprimento: Até 20 cm
Expectativa de Vida: De 5 a 7 anos ou mais
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil – Moderado.
Alimentação: Na natureza, essa espécie costuma comer algas marinhas. A dieta nos aquários, entretanto, precisa ser variada, mas com muitas algas. Adicione rochas vivas para que possam pastar entre elas. Além disso, aceitam rações comerciais, alimentos ricos em vitaminas, congelados e vivos.
Temperamento / Comportamento: Eles possuem comportamento agressivo com outros peixes da mesma espécie, de tal forma que o aquário precisa ser bem grande. Nos oceanos, por exemplo, costumam viver em grandes grupos.
Eles adoram nadar por todos os cantos, para isso, o aquário precisa ter bastante espaço para que possam nadar à vontade.
Compatibilidade: Evite mantê-los com outras espécies de peixes-cirurgião. Mas se quiser, o ideal é que sejam colocados todos ao mesmo tempo para limitar a agressão territorial.
Reprodução / Acasalamento: Muito difícil reproduzir em cativeiro.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 284 litros, além disso, possuir abundância no crescimento de algas e muitas rochas vivas.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 13 de Ago. De 2019.
Randall, J.E., 1956. A revision of the surgeonfish genus Acanthurus. Pac. Sci. 10(2):159-235. (Ref. 1920)
2 Comentários
Parabéns pelo site!
Desejo-lhes sucesso.
Muito obrigado! Desejo o mesmo pra vocês!