O Coral Beauty (Centropyge bispinosa) é um peixe de beleza única, considerado o favorito de muitos aquaristas que procuram por espécies fáceis de cuidar e ideais para aquários com recifes de corais. Além de ser um animal bastante pequeno, esse peixinho é resistente e pode ser encontrado com certa facilidade em lojas de aquarismo.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Coral Beauty. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Coral Beauty
Nome: Coral Beauty, TwoSpined Angelfish, Dusky Angelfish;
Nome Científico: Centropyge bispinosa (Gunther, 1860);
Família: Pomacanthidae;
Origem da Espécie: Da África Oriental às Ilhas Tuamoto; Mar Vermelho, Havaí e no sul do Oceano Pacífico;
Comprimento: Até 10 cm;
Expectativa de Vida: Entre 10 e 15 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12 dKH;
Temperatura: Manter entre 22 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
Na natureza, o Coral Beauty pode ser encontrado da África Oriental até a Ilha Tuamoto, no Tahiti, além de outras regiões como o Mar Vermelho, Havaí e sul do Oceano Pacífico. NO geral, ele costuma habitar encostas com profundidades que podem variar entre 9 e 45 metros, onde há crescimento abundante de corais e algas.
Em relação a alimentação na natureza, esses peixes se alimentam basicamente de algas e vivem sozinhos ou em pequenos grupos compostos de um macho com 2 ou até 5 fêmeas.
Aparência
O Coral Beauty possui a forma típica de outros peixes- anjo anões, com um corpo pequeno e comprido com formato oval, além de barbatanas arredondadas. Sua cor é tipicamente vermelha ou laranja com listras verticais finas e azul escuro. Há um azul arroxeado sobre a cabeça, no rosto e nas barbatanas. No entanto, diferentes espécies podem variar em sua intensidade de cor e padronização, dependendo de onde são coletadas na natureza.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Coral Beauty se alimenta principalmente de algas, mas também ingere pequenos animais que vivem nelas. Em um aquário, sua dieta deve conter muita matéria vegetal, mas você pode oferecer alguns tipos de alimentos vivos. Alimentá-los com uma boa variedade de alimentos é a chave para o sucesso na criação desse peixe.
Eu recomendo que você ofereça vários tipos de algas marinhas frescas e secas, rações em flocos enriquecidas com spirulina, além de camarões mysis e outros alimentos ricos em proteínas.
Você deve alimentar o Coral Beauty várias vezes ao dia com pelo menos 2 ou 3 porções, mesmo que haja algas para ele se alimentar no aquário.
Confira abaixo algumas excelentes rações para esses peixes. Caso queira comprá-las, basta clicar nos respectivos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
Na maioria das vezes o Coral Beauty será um peixe semi-agressivo. Isso quer dizer que ao contrário de outros peixes-anjo anões, ele não irá atormentar seus companheiros de aquário, a menos que haja competição por algas e espaço em ambientes apertados.
Eu recomendo que você crie esse peixe sozinho no aquário, pois caso você adicione um outro macho, é bem provável que lutem até a morte.
Em relação aos espaços ocupados pela espécie no aquário, você sempre verá o Coral Beauty na região do fundo, mas em alguns casos, ele poderá nadar nas regiões intermediárias.
Compatibilidade
Como já mencionei antes, você deve evitar ao máximo adicionar dois machos dessa espécie no aquário, pois provavelmente eles irão lutar até a morte. No entanto, você ainda consegue manter um casal deles sem maiores problemas.
Fique ciente de que o Coral Beauty não costuma se dar bem com outros peixes-anjo anões, a menos que o aquário possua mais de 300 litros e que tenha muitos esconderijos para todos eles. Criar um aquário com recifes de corais separados é uma boa ideia para criar esses peixes juntos de outras espécies.
Alguns bons companheiros de aquário para o Coral Beauty incluem, por exemplo, Dottybacks, Bodiões e Damselfish. Além disso, é possível criá-los com vários tipos de invertebrados incluindo, camarões, caranguejos, estrelas-do-mar e corais moles e duros.
Dimorfismo Sexual
O macho dessa espécie geralmente é maior do que a fêmea, mas a cor não é algo que vai te indicar com exatidão a diferença entre eles. Como todos os peixes do gênero Centropyge, eles nascem todos fêmeas, mas à medida que vão crescendo em grupos, os peixes maiores e dominantes se tornam machos e os outros permanecem fêmeas.
Caso ocorra de um macho morrer, a próxima fêmea dominante na hierarquia se tornará o macho. Portanto, juntar um peixe maior e outro menor no aquário é a melhor forma de obter um casal. Esse processo costuma durar cerca de dois meses.
Reprodução / Acasalamento
Por mais que seja possível realizar a reprodução do Coral Beauty em cativeiro, ainda assim a criação dos filhotes parece ser algo muito difícil. Ele se reproduz de maneira semelhante a muitos outros peixes-anjo anões, mas há algumas pequenas diferenças nesse processo.
A maioria dos peixes do gênero liberam seus gametas ao entardecer. Eles vão até a coluna d’água e liberam óvulos e espermatozoides no topo. O Coral Beauty, por outro lado, fica mais próximo dos recifes de corais ao invés do topo.
Geralmente, aquários mais fundos é a melhor opção para tentar reproduzir esses peixes, juntamente com um cronograma adequado de iluminação para incentivar a desova. Copie o ciclo de iluminação do crepúsculo sempre no mesmo horário todos os dias, pois isso irá ajudar no processo. A desova geralmente acontece cerca de uma hora antes das luzes se apagarem.
O macho começará a circundar o aquário e a desafiar alguns dos peixes maiores que estiverem juntos dele. A fêmea se tornará receptiva aos seus movimentos arrojados e irá se juntar a ele. Então, o macho ficará apertando suas nadadeiras enquanto nada perto dela. Em uma fração de segundos seus gametas são liberados.
Os ovos eclodem em pouco menos de um dia, dentro de 2 a 3 dias após a eclosão, os filhotes precisarão de algas microscópicas para se alimentarem, pois são muito pequenos. Obviamente, é a partir desse ponto que criar esses peixes se torna uma tarefa bastante desafiadora.
Configuração do aquário
O aquário para o Coral Beauty precisa ter no mínimo 200 litros para um único exemplar ou 280 litros para um casal.
Você deve montar um ambiente com muitas rochas vivas formando cavernas e fendas para que ele possa se esconder. Em aquários grandes, esse peixe costuma deixar os corais de lado, assim como também outros peixes, mas em aquários menores ele se tornará bastante territorial e agressivo.
Em relação a filtragem do aquário, você não precisará se preocupar, já que o Coral Beauty parece não se importar muito com o movimento da água, embora goste de algumas áreas do aquário com um fluxo mais agitado.
Por fim, sobre a iluminação, qualquer tipo pode ser usada, mas o ideal é que ela seja um pouco mais forte para estimular o crescimento de algas para que o Coral Beauty possa pastar.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 19 de Set. De 2019;
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602);
1 comentário
Pingback: Cardinal Pijama (Sphaeramia nematoptera) - MyAquarium