O Damsel Black Bar (Chromis retrofasciata) é encontrado em recifes do Pacífico Ocidental dentro de corais ramificados. Eles possuem uma coloração amarelada com uma distinta barra lateral preta próxima a cauda.
Esses peixes podem atingir cerca de 6 cm de comprimento e é um dos poucos chromis encontrados sozinhos na natureza. Muitas outras espécies do gênero gostam de formar grandes cardumes, mas estes ficam felizes sozinhos ou com apenas 2 ou 3 companheiros para conviver.
O Damsel Black Bar é um peixe moderadamente fácil de manter em um aquário. Por isso, eles são uma ótima escolha tanto para quem está começando ou para aqueles que já possuem um bom conhecimento em aquários marinhos.
Esses animais precisam de água com boa qualidade, assim como também companheiros de aquário adequados e muitos lugares para se esconderem.
Ficha Técnica
Nome: Damsel Black Bar
Nome Científico: Chromis retrofasciata (Weber, 1913)
Família: Pomacentridae
Origem da Espécie: Encontrados no arquipélago indo-australiano, ao mesmo tempo que Indonésia, Palau, Filipinas, Nova Guiné, Nova Grã-Bretanha, Ilhas Fiji e no norte da Grande Barreira de Corais. Avistamentos mais recentes ocorreram em Tonga.
Comprimento: Até 6 cm
Expectativa de Vida: Até 20 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil/Moderado.
Alimentação: O Damsel Black Bar é um peixe onívoro. Na natureza, esses animais se alimentam de zooplâncton e outros tipos de algas. No entanto, em um aquário, ele pode receber uma dieta bastante variada, por exemplo, alimentos carnudos, como camarão mysis, artêmias e pedaços de peixes picados, além de uma boa ração em flocos para peixes herbívoros.
Eles irão se alimentar na coluna d’água. Portanto, se fornecer algum tipo de alimento em pellets, procure molhá-lo antes de adicionar ao aquário para que o ar não entre no trato digestivo do peixe, o que pode causar muitos problemas.
Alimente-os com pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia. Esses peixes comem constantemente na natureza, então devem comer pelo menos 3 vezes por dia.
Temperamento / Comportamento: O Damsel Black Bar pode ser mantido em um simples aquário de água salgada ou em aquários com recifes de corais. Eles não são agressivos com outros da família Pomacentridae. Na natureza, esses animais podem ser encontrados sozinhos, mas também em pequenos grupos.
Eles ficam agressivos apenas com outros peixes da sua própria espécie e se o espaço do aquário não for grande o suficiente para eles. Então, caso estejam em bom número e também em um aquário relativamente grande, podem viver tranquilamente em grupos.
Compatibilidade: Caso você esteja criando apenas um exemplar de Damsel Black Bar, é provável que peixes maiores e mais agressivos o ataquem. Mas caso estejam em grupos de até 4 indivíduos, por exemplo, você pode mantê-los sem problemas com corais, copépodes, anfípodes, estrelas-do-mar, espigões, bodiões, peixes-palhaço, wrasses e gobies.
Esses animais são perfeitos para aquários com recifes de corais e irão se desfrutar da proteção que eles podem proporcionar, por isso, você consegue mantê-los juntos de diversas espécies de corais e invertebrados de qualquer tipo.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: A reprodução bem sucedida requer parâmetros de água perfeitos e um sistema grande e não predatório. Por outro lado, todas as espécies de Chromis são semelhantes ao peixe-palhaço, que tem desova ideal em temperaturas que variam de 26°C a 28°C.
O Damsel Black Bar é conhecido por espalhar seus ovos em determinados locais, por exemplo, corais mortos, superfícies calcárias duras ou rochosas, bem como em algas e esponjas.
O macho irá estabelecer o local dentro do aquário. Ele também irá fazer demonstrações intensas durante o namoro para atrair as fêmeas ao local que ele preparou. Então, o macho irá esfregar suas papilas genitais no tapete de algas e a fêmea imitará o comportamento colocando os ovos.
Esses pequenos ovos se prendem as algas com pequenos talos. Além disso, várias fêmeas podem desovar com um mesmo macho. Após a desova, ele irá proteger os ovos de possíveis predadores, bem como também oxigená-los e limpá-los com frequência. Por fim, os ovos eclodem entre 2 e 7 dias, dependendo das condições da água e da qualidade da espécie. O estágio larval dura de 17 a 47 dias.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um único exemplar ou 280 litros para um grupo de no mínimo 4 peixes.
Procure adicionar rochas vivas e fazer muitos esconderijos com elas, já que ter áreas com diferentes tamanhos de rochas para criar cavernas e fendas, irá ajudar a reduzir a agressão entre eles e outros peixes no aquário.
Esses animais gostam de ficar na superfície do aquário, portanto, certifique-se de que haja bastante espaço para que eles possam nadar nessa região.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1991. Damselfishes of the world. Mergus Publishers, Melle, Germany. 271 p. (Ref. 7247)