O Donzela Blue Chromis (Chromis cyanea) é uma espécie bastante popular no hemisfério norte, mas poucos aquaristas possuem informações corretas sobre como cuidar desses peixes em seus aquários.
De um modo geral, o Blue Chromis é um peixe resistente e pode ser bastante divertido de observar, mas exige mais atenção do que algumas outras espécies de sua família. Felizmente, com os devidos cuidados e manutenção adequada, você poderá ter esses peixes nadando por muitos anos!
Na natureza, o Donzela Blue Chromis é encontrado em áreas de recifes tropicais em profundidades que variam entre 3 e 5 metros, nas regiões das Bermudas, sul da Flórida, nos Estados Unidos e no mar do Caribe, onde podem muitas vezes serem vistos em grandes cardumes.
Em relação a aparência, o Blue Chromis possui coloração toda azulada com uma mancha preta em suas costas, correndo da cabeça à cauda. A espécie também pode atingir até 18 centímetros de comprimento, mesmo em cativeiro.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Donzela Blue Chromis, Blue Chromis;
Nome Científico: Chromis cyanea (Poey, 1860);
Família: Pomacentridae;
Origem da Espécie: Oceano Atlântico (Bermudas, sul da Flórida e no mar do Caribe);
Comprimento: Até 18 cm;
Expectativa de Vida: Entre 12 e 15 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 25 – 28°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Donzela Blue Chromis se alimenta de pequenos invertebrados como, por exemplo, caranguejos, camarões e vermes, além de algas.
Em um aquário, ele irá aceitar uma variedade enorme de alimentos incluindo rações próprias, alimentos liofilizados e vivos.
Procure variar na dieta desse peixe incluindo alimentos vivos e secos (seu peixe irá escolher o que mais gosta). Por ter uma boca com pequenos dentes, o Blue Chromis é um excelente comedor de algas.
Temperamento / Comportamento
Sobre o comportamento do Blue Chromis, podemos mencionar que ele é uma espécie de cardume, ou seja, precisa estar na companhia de no mínimo seis outros peixes para se sentir mais seguro e confortável. Além disso, esse grupo deve ser adicionado junto para evitar possíveis agressões entre eles.
Assim como na natureza, em um aquário o Blue Chromis estará sempre nadando alguns centímetros acima das cabeças dos corais, onde pode rapidamente se proteger se algum perigo se aproximar.
Compatibilidade
Se você está em busca de peixes para aquários com recifes de corais, o Blue Chromis é a escolha certa! Em um ambiente fechado, você deve adicionar muitas cavernas e fendas para que eles possam se sentir seguros.
Os principais companheiros de aquário do Blue Chromis devem ser de natureza pacífica, pois, ao contrário de outros outros Donzelas, ele permanece tranquilo até mesmo na fase adulta.
Alguns bons companheiros de aquário para o Blue Chromis incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
Não há informações relevantes sobre a sexagem desses peixes, embora muitos aquaristas tenham conseguido reproduzi-los em cativeiro.
Acasalamento / Reprodução
A fim de preparar o território para a reprodução, os machos escovam o substrato com suas caudas deixando-o limpo para receber as fêmeas. Para atraí-las até lá, eles intensificam suas cores e se exibem, além de nadar para cima e para baixo na frente delas.
Tendo sido persuadidas, as fêmeas vão até o local de desova previamente limpo pelo macho e colocam seus ovos, e o macho desce para fertilizá-los. Depois disso, elas vão embora e o macho se encarrega de limpar, arejar e proteger a ninhada enquanto os ovos se desenvolvem.
O macho continuará cuidando dos ovos até que eles eclodam e que os filhotes estejam prontos para nadar por conta própria, que geralmente ocorre cerca de 5 dias após a eclosão.
Os alevinos recém-nascidos possuem entre 6 e 12 milímetros de comprimento e devem ser alimentados com uma mistura de rotíferos e micro-vermes. Além disso, eles também podem comer rações trituradas e artêmias, se houver disponível.
Procure alimentar os filhotes uma vez por dia, mas com mais frequência se estiverem crescendo rapidamente. Remova quaisquer restos de comida do aquário após 20 minutos para evitar que ela apodreça e traga problemas, como o acúmulo de amônia e nitrito.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 114 litros para um pequeno grupo desses peixes. Se você é um aquarista iniciante, o Blue Chromis é um excelente peixe para começar no mundo dos aquários marinhos.
Em relação a decoração, eu recomendo que você adicione muitas rochas vivas e corais para que esses peixes possam pastar. Procure manter os níveis de amônia e nitrito zerados, realizando trocas parciais de água com frequência, limpando o equipamento, além de maneirar na quantidade de comida que fornece para os peixes.
Por fim, o Donzela Blue Chromis é o tipo de peixe que adora esconderijos, portanto, capriche na decoração e crie cavernas e fendas com rochas vivas. Lembre-se que eles precisarão de um lugar seguro para se retirarem quando se sentirem ameaçados ou estressados.
Referências Bibliográficas
Collen, B.; Richman, N. (2010). “Chromis cyanea“. IUCN Red List of Threatened Species. 2010: e.T165910A6162557. doi:10.2305/IUCN.UK.2010-4.RLTS.T165910A6162557.en;
Froese, Rainer. “Chromis cyanea”. FishBase;