O Donzela de Duas Listras (Dascyllus reticulatus) é um pequeno peixe marinho bastante resistente encontrado nas águas tropicais de regiões que vão do Oceano Índico ao Pacífico Ocidental.
Essa linda espécie pode atingir até 9 cm de comprimento e possui duas listras verticais e uma cauda azul esverdeada. Além disso, é um peixe agressivo, mesmo quando comparado a muitos outros peixes donzela, e costuma assediar espécies com tamanho semelhante.
Apesar de sua natureza resistente, deve-se tomar muito cuidado ao colocá-lo com predadores maiores, pois pode ser comido facilmente. Quando atinge a maturidade, entretanto, sua natureza agressiva o protege de outras espécies menores.
Ficha Técnica
Nome: Donzela de Duas Listras, Reticulate Dascyllus, Two Stripe Damselfish
Nome Científico: Dascyllus reticulatus (Richardson, 1846)
Família: Pomacentridae
Origem da Espécie: Encontrado do Oceano Índico ao Pacífico Ocidental; Espécie não encontrada apenas nas ilhas havaianas;
Comprimento: Até 9 cm
Expectativa de Vida: Entre 8 – 12 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. O Donzela de Duas Listras aceitará uma dieta variada contendo alimentos para peixes carnívoros e herbívoros. Por isso, aceitará rações em flocos, alimentos marinhos vivos e congelados. Além disso, eles também se alimentam de algas filamentosas.
Temperamento / Comportamento: Essa espécie costuma habitar áreas de recifes e geralmente são vistos em pequenos cardumes em profundidades que podem chegar aos 50 metros.
No entanto, nos aquários, o ideal é que sejam mantidos em pares ou em um pequeno cardume de seis peixes (sendo 1 macho e 5 fêmeas).
Fique ciente de que eles podem ser agressivos uns com os outros, então ter um pequeno cardume ajuda a dissipar um pouco essa agressividade.
Veja também:
Compatibilidade: Devido ao seu comportamento agressivo quando adulto, ele se dará bem com outros peixes agressivos em um aquário comunitário, mas esses peixes não devem ser grandes o suficiente para enxergá-lo como comida.
O Donzela de Duas Listas pode conviver tranquilamente com invertebrados e corais nos aquários. Eles costumam perseguir pequenos peixes pacíficos, mas evitam provocar os mais ferozes.
Reprodução / Acasalamento: Essa espécie é hermafrodita, ou seja, quando há só fêmeas em um aquário, uma delas irá mudar de sexo e assumirá o papel de macho.
Sobretudo, durante o processo de reprodução, o macho prepara o ninho limpando com a boca uma superfície de rocha ou coral onde a fêmea irá prender os ovos. Além disso, ele ficará protegendo e oxigenando os ovos a todo momento até que eclodam.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 110 litros para um grupo de seis peixes dessa espécie.
Lembre-se de fornecer muitos esconderijos para o Donzela de Duas Listras, pois isso ajuda a mitigar um pouco o comportamento agressivo dele. Contudo, alguns aquaristas relatam que depois de um tempo no aquário, os peixes param de nadar em cardume e começam a se tornar agressivos uns com os outros. Fique de olho nesse comportamento!
Referências Bibliográficas
Randall, H.A. and G.R. Allen, 1977. A revision of the damselfish genus Dascyllus (Pomacentridae) with description of a new species. Rec. Aust. Mus. 31(9):349-385. (Ref. 2746)