O peixe Donzela Diabo Azul de Fiji (Chrysiptera taupou) é uma espécie encontrada nos mares de coral; ao norte da Barreira de Corais, Fiji e Ilhas Samoa. Esses peixes costumam habitar águas rasas e protegidas por recifes de corais, com profundidades que não ultrapassam os 10 metros, e geralmente são vistos sozinhos ou em pequenos grupos.
A espécie possui um corpo azul brilhante, tornando-se amarela apenas na região ventral. Existem muitos pontos amarelados nas laterais e uma linha esbranquiçada no abdômen. Os machos costumam ter a barbatana dorsal toda azul, enquanto a pélvica e anal são amareladas. As fêmeas são até parecidas, mas a maior parte de sua barbatana dorsal é amarelada, tornando-se translúcida com o passar do tempo.
O peixe Donzela Diabo Azul de Fiji está entre os peixes marinhos mais fáceis de cuidar, e são considerados ideais para iniciantes no aquarismo, já que são resistentes e aceitam uma ampla gama de condições de água.
Ficha Técnica
Nome: Donzela Diabo Azul de Fiji, Fiji Blue Devil Damselfish, Damsel Fiji Blue Devil South Seas Demoiselle, Blue Star Damsel, Village Belle
Nome Científico: Chrysiptera taupou (Jordan & Seale, 1906)
Família: Pomacentridae
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental: Mar de Coral (incluindo o norte da Grande Barreira de Corais) até Samoa.
Comprimento: Até 8 cm
Expectativa de Vida: Até 15 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Diabo Azul de Fiji se alimenta de algas filamentosas junto de minúsculos crustáceos, como copépodes e anfípodes planctônicos. Nos aquários, entretanto, eles irão aceitar uma variedade de alimentos para peixes carnívoros e herbívoros.
Então, ofereça alimentos vivos como camarão Mysis, artêmias, frutos do mar congelados e picados e preparações para peixes onívoros. Além disso, ofereça uma ração em flocos de alta qualidade para peixes herbívoros.
Procure alimentá-los com pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia, já que isso ajuda a diminuir um pouco a agressividade desses animais.
Abaixo, listarei as melhores rações disponíveis para esses peixes. Para comprá-las, basta clicar nos links ao lado:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Tetra Marines Granules | Alimento completo para peixes tropicais que mantém a água limpa e clara, com ingredientes de alta qualidade; Dieta balanceada e fonte de vitaminas e minerais para seus peixes; Embalagem: 48g |
Comprar na Amazon | |
Tropical Bionautic Flakes | Alimento flocado para peixes marinhos de todos os portes, crustáceos e invertebrados; Rica em nutrientes, carotenóides naturais (incluindo a astaxantina) e o alho Embalagem: 200g |
Comprar na Amazon | |
Sera Marin Granulat | Alimento base composto por um granulado macio, cuidadosamente processado, para todos os peixes de água salgada; Embalagem: 116g |
Comprar na Amazon | |
Tropical Bionautic Granulat | Ração produzida principalmente a partir de ingredientes de origem marinha; Devido ao processo tecnológico especial durante a produção, os grânulos amolecem rapidamente e, como resultado, o peixe aceita mais facilmente; Embalagem: 55g |
Comprar na Amazon |
Temperamento / Comportamento: Como todos os peixes do gênero, o Donzela Diabo Azul de Fiji é considerado bastante territorial e agressivo, ainda mais quando se torna mais velho. Por isso, o ideal é ter um só deles por aquário, a menos que seja um casal. Lembre-se que quando formam casais, eles se tornam ainda mais agressivos com outros peixes.
Veja também:
Então, tenha bastante cuidado se quiser manter mais de um espécime junto, mesmo se houver muitos esconderijos, pois eles podem acabar brigando.
Nos aquários, esses peixes costumam habitar a região do meio e inferior. Como são nadadores muito ativos, eles passam a maior parte do tempo entrando e saindo de fendas e decorações.
Compatibilidade: Os companheiros de aquário para o Donzela Diabo Azul de Fiji precisam ser tão agressivos quanto ele, ou muito maiores. Peixes menores semi-agressivos e peixes pacíficos serão atacados. Eles costumam se dar com peixes grandes das famílias Balistidae, Labridae e Acanthuridae.
Você também pode adicioná-los sem problemas em um aquário com recifes de corais, pois eles não representam nenhuma ameaça para esse animais. Além disso, outros tipos de invertebrados também são seguros, embora pequenos crustáceos possam ser comidos.
Reprodução / Acasalamento: Na reprodução, o macho da espécie possui seu próprio território, que fica próximo a um local de nidificação. Este local possui entulho formado com conchas próximo à entrada. No dia anterior à desova, uma fêmea irá visitar os machos em sua colônia, incluindo todos os machos com os quais ela desovou no passado. Contudo, quando ela escolhe um deles, para de nadar e fica voltada para cima, piscando um anel de luz ao redor de cada olho.
Uma vez que ela tenha “solicitado” uma visita ao ninho do macho para inspecioná-lo, ele irá realizar uma pequena dança de cortejo na esperança de impressioná-la. Depois de avaliar sua exibição de dança, a fêmea irá seguir o macho até seu ninho para ver quantos ovos ele possui.
Veja também:
Ela vai ficar cerca de 20 minutos inspecionando seu “berço”, e então passará para o próximo macho. Ela não estará pronta para botar os ovos durante essa “avaliação” e costuma ser bastante exigente. A fêmea irá analisar muitos parceiros em potencial, podendo viajar até 100 metros de distância de um ninho para o outro.
Então, na madrugada do dia seguinte, a fêmea desova com o maior e mais forte macho e que faz a melhor dança. No entanto, se houver outra fêmea que decidiu pelo mesmo macho, ela irá esperar sua vez na entrada do ninho.
Esses ninhos podem ter até 10.000 ovos doados de várias fêmeas diferentes. Os machos sabem que quanto mais ovos eles têm em seu ninho, maior a chance da fêmea desovar com eles.
Por fim, o macho ficará protegendo os ovos até que eclodam, o que pode levar cerca de 4 dias. O estágio larval para essa espécie pode durar entre 10 – 50 dias.
Os ovos e larvas desses peixes são muito pequenos e os alevinos extremamente difíceis de criar.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um único exemplar dessa espécie. Mas, caso queira criar um grupo desses peixes, o recomendado é criá-los em 250 litros.
Adicione muita decoração com rochas vivas e corais para fornecer muitos esconderijos para esses peixes, já que isso ajuda a diminuir a agressividade deles.
A espécie não necessita de uma iluminação muito forte, embora você precisa tê-la no caso de possuir um aquário com recifes de corais.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1991. Damselfishes of the world. Mergus Publishers, Melle, Germany. 271 p. (Ref. 7247)