O Donzela Green ou Green Chromis (Chromis viridis) é considerado a escolha perfeita para aquários com recifes de corais. A espécie costuma ser muito apreciada por sua beleza, natureza pacífica e, principalmente, por sua incrível resistência. Esse carinha é ideal para quem está procurando seu primeiro peixinho para colocar em um aquário marinho!
Na natureza, o Donzela Green é encontrado no Oceano Indo-Pacífico, mais especificamente na costa leste da África, norte das Ilhas Ryukyu e ao sul da Grande Barreira de Corais. Esse incrível peixe habita áreas com profundidades que podem variar entre 1,5 e 12 metros. Ele costuma viver próximo de recifes de corais em grandes cardumes que podem chegar a centenas. Além disso, a espécie adora ficar parada sobre corais ramificados, especialmente Acroporas, nos quais se abriga e dorme à noite. Para se alimentar, o Donzela Green enfrenta as fortes correntes d’água dos oceanos, que lhe fornece alimentos planctônicos como copépodes, larvas, camarões e anfípodes.
O Donzela Green possui o corpo compacto e uma barbatana caudal bifurcada. A estrutura de seu corpo permite que ele realize fugas rápidas e ajude a acompanhar os grandes cardumes em que nada. Sua cor varia de um verde intenso a um verde azulado, dependendo da iluminação. Além disso, a única outra cor que eles têm é uma área branca prateada sob os olhos. Durante a desova, os machos adquirem um tom mais amarelado.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades do Donzela Green.
Ficha Técnica
Nome: Donzela Green, Green Chromis, Blue-green Chromis, Blue Green Damselfish;
Nome Científico: Chromis viridis (Cuvier, 1830);
Família: Pomacentridae;
Origem da Espécie: Oceano Indo-Pacífico: Costa Leste da África para as Ilhas Line e Arquipélago de Tuamotu; Norte das Ilhas Ryukyu e ao sul da Grande Barreira de Corais;
Comprimento: Até 10 cm;
Expectativa de Vida: Mais de 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH;
Temperatura: Manter entre 22°C – 27°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Donzela Green é praticamente planctívoro, embora durante os meses de verão ele se alimente de algas filamentosas. A coluna d’água fornece todo tipo de alimento que esse peixe necessita como, por exemplo, copépodes, larvas de camarão e anfípodes, além de poliquetas, ovas e larvas de peixes. Os machos também se alimentam dos ovos que estiverem com fungos em seus ninhos.
Em um aquário, você deve fornecer uma dieta variada que inclua uma boa quantidade de alimentos ricos em proteínas, como camarões mysis, artêmias ou pedaços de peixes picados. É essencial que você forneça rações de alta qualidade para peixes onívoros, pois assim você mantêm esses peixes saudáveis por muito mais tempo.
O Donzela Green é um peixe que costuma se alimentar próximo à superfície.
Abaixo, separei algumas das melhores rações disponíveis para o Donzela Green. Caso queira adquiri-las, basta clicar em seus respectivos links:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Donzela Green é uma exceção à regra para donzelas quando se trata de níveis de agressividade. Esse peixe costuma ser muito pacífico, e pode ser mantido junto com a maioria dos outros peixes marinhos. No entanto, para que se sinta mais confortável, você deve adicionar um grupo com no mínimo 6 peixes.
Manter o Donzela Green em grupos é uma excelente ideia para aquários grandes. Os peixes costumam nadar sempre na superfície e exibem suas cores esverdeadas criando uma visão muito interessante. Evite manter menos do que 6 peixes no aquário, pois isso irá resultar em peixes menores e mais fracos, causando estresse e, eventualmente, a morte.
Além disso, o Donzela Green é um excelente peixe para aquários com recifes de corais, pois não incomoda nenhum deles. Ele irá desfrutar de qualquer coral SPS que você tiver dentro do aquário e deixará de lado qualquer outro invertebrado que você possa estar criando, como os moluscos e as estrelas-do-mar.
Compatibilidade
Além de poder conviver com outros de sua espécie, o Donzela Green é compatível com muitas outras espécies pacíficas. Você não precisará se preocupar com comportamentos problemáticos.
Em geral, você deve evitar mantê-los com peixes grandes ou enguias, pois esses animais os dominarão com muita facilidade.
Bons companheiros de aquário para o Donzela Green incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Donzela Green não é uma tarefa muito difícil, embora eles tenham a mesma cor e tamanho. A principal diferença pode ser notada quando os machos mudam para um tom amarelado durante a época de desova.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Donzela Green foi realizada com sucesso em cativeiro e sabe-se que eles desovam a cada duas semanas.
Esses peixes usarão os vidros do aquário caso não haja nenhuma outra superfície para postar os ovos. Infelizmente, os ovos são muito pequenos e difíceis de criar.
A reprodução bem sucedida requer parâmetros de água estáveis e um sistema grande com peixes não predatórios. A temperatura ideal para a criação desses peixes deve estar entre 26 e 28°C. Sobretudo, eles são conhecidos por espalhar seus ovos de modo semelhante ao Peixe-Palhaço, deixando seus ovos em um ninho, ou conhecido também como tapete de algas. Esta área consiste em substrato, esponjas e corais.
Veja também:
Ao estabelecer um território, o macho fica nadando abaixo ou a lado do cardume. Ele entra no grupo e fica rodeando uma fêmea. Se ela estiver disposta, o seguirá de volta ao local de desova. Então, ele irá esfregar suas papilas genitais no substrato, decorações ou vidro e a fêmea seguirá com o mesmo processo colocando seus ovos. O macho repetirá esse comportamento com outras fêmeas até que seu ninho esteja cheio.
Os ovos têm cerca de 0,6 e 0,66 mm de comprimento e 0,42 e 0,49 mm de altura. Esses pequenos ovos se prendem ao tapete de algas com pequenos caules. Então, o macho começará a vigiá-lo, mantendo os ovos ventilados e protegidos. Ele também se alimentará de quaisquer ovos que estejam estragados para que não contaminem o restante.
A eclosão dos ovos ocorre dentro de 2 e 3 dias, dependendo da temperatura da água. A fase larval dura cerca de 17 a 47 dias. Mas infelizmente, os ovos e as larvas são muito pequenos e difíceis de criar.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um único exemplar da espécie. No entanto, caso você queira criar 6 peixes, será necessário obter um aquário que tenha em torno de 200 litros.
O Donzela Green é um peixe muito fácil de cuidar e pode viver em um aquário apenas com rochas vivas ou em recifes de corais. Portanto, você pode decorar seu aquário marinho da maneira que quiser!
Eu recomendo que você adicione alguns corais ramificados SPS, pois eles ajudam a fazer com que esses peixes se sintam mais seguros e exibam um comportamento mais natural.
Qualquer substrato ou iluminação funcionará aqui, dependendo apenas das exigências dos corais que você estiver pensando em manter.
Por fim, certifique-se de deixar áreas abertas na parte superior do aquário para que o Donzela Green possa nadar livremente em cardume.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm. Acesso em 30 de mar. De 2019.
Allen, G.R., 1991. Damselfishes of the world. Mergus Publishers, Melle, Germany. 271 p. (Ref. 7247)