O Donzela Talbot (Chrysiptera talboti) é um peixe bastante bonito e interessante de se ter em um aquário. Eles são pequenos, podendo alcançar até 6 cm de comprimento e nadam de maneira bastante ativa, além de ser um excelente comedor.
Essa espécie é famosa por ser muito resistente, mas pode ser considerada um pouco cara. Entretanto, eles são perfeitos para iniciantes no mundo dos aquários marinhos.
Em relação a aparência, o Donzela Talbot é inconfundível! Eles possuem o rosto e a testa amarelados que contrastam com as cores do corpo que podem variar do rosa ou roxo e até mesmo ao cinza.
Se você estiver procurando um peixinho fácil de manter, pode confiar no Donzela Talbot! Eles não são comedores exigentes e irão aceitar a maioria dos alimentos disponíveis para peixes ornamentais. Além disso, eles não precisam de nenhum tipo de iluminação ou movimentação especial na água, pois gostam de ficar no fundo do aquário.
Continue lendo esse artigo para conhecer um pouco mais sobre essa linda espécie de água salgada.
Ficha Técnica
Nome: Donzela Talbot, Talbot’s Damselfish, Talbot’s Damsel, Talbot’s Demoiselle
Nome Científico: Chrysiptera talboti (Allen, 1975)
Família: Pomacentridae
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental (Mar de Andamão até Fiji, bem como também ao norte de Palau e ao sul até a parte sul da Grande Barreira de Corais).
Comprimento: Até 6 cm
Expectativa de Vida: Até 15 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 23°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Donzela Talbot se alimenta de zooplâncton, mas também consome algas e outros tipos de matéria vegetal. Nos aquários, eles devem ter uma dieta baseada em proteínas e alimentos vegetais.
Portanto, forneça camarões mysis, artêmias, pedaços de peixes picados ou outras preparações para peixes onívoros. Além isso, eles também aceitarão rações em flocos e pellets.
Deixarei abaixo uma excelente ração para esses peixes. Para comprá-la, basta clicar no link:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
JBL Maris Premium | Ração Nutritiva e de fácil digestão para todas as espécies de peixes marinhos; Essa ração reduz o crescimento de algas devido ao seu baixo teor de fosfatos; Tamanho: 45g |
Comprar na Amazon |
Temperamento / Comportamento: O gênero Chrysiptera possui uma variedade enorme de temperamentos, sendo o Donzela Talbot um dos mais passivos. Assim como todos os Donzelas, eles podem se tornar territoriais e agressivos quando mantidos como um casal e à medida que envelhecem.
Em aquários com recifes de corais, o Donzela Talbot costuma prosperar. Eles são uma excelente adição nesses ambientes pois deixam os corais e invertebrados de lado, preferindo se alimentar das algas que crescem na base de corais duros, por exemplo.
Veja também:
Compatibilidade: Esses peixes se darão bem com outros animais pacíficos quando estiverem em aquários grandes, embora você deva permitir que os peixes mais pacíficos sejam introduzidos primeiro ao ambiente.
Além disso, eles não parecem se importar muito com os peixes palhaço, gobies, wrasses e outros peixes do tipo quando estão em aquários com no mínimo 150 litros.
Reprodução / Acasalamento: Todas as espécies de Donzela são semelhantes ao Peixe Palhaço em relação ao padrão de reprodução.
Para ter sucesso na reprodução desses peixes, você deve prover as melhores condições de água possíveis para eles, seguindo os parâmetros de água indicados na ficha técnica.
Os machos costumam criar seus próprios territórios, colocando pequenos “entulhos” perto da entrada como, por exemplo, conchas. No dia anterior à desova, uma fêmea visitará os machos em sua colônia, incluindo todos os machos que ela possa ter desovado em outro momento.
Quando ela escolhe um macho saudável e em forma, ela para de nadar e, voltada para cima, pisca um anel de luz ao redor de cada olho.
Uma vez que ela tenha “solicitado” a visita em um determinado ninho, o macho inicia uma performance de cortejo com a esperança de impressioná-la. Depois de avaliar a exibição dele, a fêmea seguirá o macho até seu ninho para ver quantos ovos ele possui. Ela vai ficar lá durante cerca de 20 minutos inspecionando seu “berço” e então passar para o próximo macho.
Na natureza, a fêmea costuma analisar muitos parceiros em potencial, podendo viajar até 100 metros de distância de um ninho para o outro.
Veja também:
Depois de toda essa análise, na madrugada do dia seguinte, a fêmea desova com o macho que é maior, faz a melhor “dança” e possui mais ovos. Além disso, se houver outra fêmea que tenha decidido pelo mesmo macho, ela irá esperar sua vez na entrada do ninho.
Contudo, esses ninhos podem ter quase 10.000 ovos doados de várias fêmeas. Os machos sabem que quanto mais ovos eles têm em um ninho, maior a chance da fêmea desovar com eles.
Por fim, a eclosão dos ovos pode levar até 4 dias. O estágio larval para essa espécie pode durar entre 10 e 50 dias, mas os ovos e as larvas do Donzela Talbot são muito pequenos e os alevinos são difíceis de criar.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 80 litros para um macho e uma fêmea. No entanto, um aquário com 160 litros é o mais indicado para mantê-los com outros peixes pacíficos.
O Donzela Talbot costuma nadar na região do meio do aquário, mas precisa de muitos esconderijos para se sentir seguro. Então, crie fendas e cavernas com rochas vivas como decoração.
Adicione um substrato de areia para que eles possam cavar e se enterrarem.
Referências Bibliográficas
Allen, Allen, G.R., 1991. Damselfishes of the world. Mergus Publishers, Melle, Germany. 271 p. (Ref. 7247)