O Flame Cardinal (Apogon maculatus) é uma espécie de peixe marinho do Atlântico Ocidental. Eles podem chegar aos 11 cm e costumam viver em áreas sombreadas no oceano, em meio a fendas e cavernas.
Nos aquários, eles podem perder um pouco suas cores, a menos que sejam alimentados com vitaminas que aumentem sua coloração.
De um modo geral, é um peixe muito resistente e popular entre todos os níveis de aquaristas marinhos, mas pode ser agressivo com peixes menores ou de tamanho semelhante.
Ficha Técnica
Nome: Flame Cardinal, Flamefish
Nome Científico: Apogon maculatus (Poey, 1860)
Família: Apogonidae
Origem da Espécie: Atlântico Ocidental
Comprimento: Até 11 cm
Expectativa de Vida: 6 anos ou mais
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: Para que o Flame Cardinal possa manter suas cores realçadas, você precisará fornecer alimentos vivos, incluindo carnes de peixes marinhos, crustáceos, camarões e uma excelente ração em flocos.
Temperamento / Comportamento: Essa espécie é recomendada para todos os tipos de aquários, mas precisam ter esconderijos para que possam se sentir seguros e nadar livremente.
O Apogon maculatus possui comportamento pacífico, de tal forma que podem viver em casais dentro do aquário ou em quantidades maiores, mas sempre em pares.
Além disso, possui comportamento noturno, isso que dizer que ficará bem mais ativo quando as luzes estiverem apagadas. Portanto, durante o dia, ficará escondido entre fendas e cavernas.
Compatibilidade: Pacífico com a maioria dos peixes marinhos, mas uma ameaça para pequenos camarões e crustáceos.
Veja também:
O Flame Cardinal pode conviver muito bem em casais, mas o aquário precisa ter bastante espaço, pois eles costumam criar seu próprio “território”. Como resultado, podem se tornar agressivos com outros peixes, quando não tiverem espaço suficiente.
Reprodução / Acasalamento: Eles são incubadores bucais, ou seja, a fêmea libera os ovos, o macho nada em volta deles e depois os fertiliza.
Então, o macho irá recolher os ovos fertilizados e irá colocá-los na boca até que eclodam. Os alevinos irão consumir todo o conteúdo do saco vitelino (3 a 4 semanas), e após esse período, irão se alimentar de pequenos seres e buscarão abrigo entre anêmonas.
Tamanho do aquário: O aquário para um casal precisa ter no mínimo 250 litros. Além disso, deve ter muitos esconderijos, fendas e cavernas, para que eles possam se esconder caso se sintam ameaçados por peixes maiores.
No entanto, devido ao seu comportamento noturno, esses animais podem passar a maior parte do tempo em esconderijos. De qualquer forma, eles são ideais para quem está iniciando um aquário marinho ou está em busca de reproduzir pela primeira vez peixes de água salgada.
Referências Bibliográficas
Robins, C.R. and G.C. Ray, 1986. A field guide to Atlantic coast fishes of North America. Houghton Mifflin Company, Boston, U.S.A. 354 p. (Ref. 7251)