O Flame Hawkfish (Neocirrhites armatus) é um peixe pequeno, com cores avermelhadas e fortes. Além disso, são muito resistentes e podem viver na maioria dos aquários com recifes de corais.
A cor vibrante deste peixe e sua natureza agradável, contudo, o tornam um peixe muito procurado por aquaristas. No entanto, como a maioria dos outros da espécie, costuma habitar e caçar moradores do fundo do aquário.
Eles gostam de ficar repousados em cima de pedras e corais, sempre vigiando. Entretanto, ficam em alerta para atacar qualquer presa desavisada que nade perto demais.
Pelo fato de serem muito resistentes, por isso, se adaptam muito bem a uma variedade de condições do aquário. Além disso, sem uma alimentação adequada, ele pode perder suas cores vibrantes.
Embora possuam barbatanas peitorais muito fortes, não são bons nadadores. A espécie não possui bexiga natatória, o que de outra forma ajudaria a mantê-los flutuando. Aparentemente, parecem ser levados pela água ao invés de nadar. Leve isso em consideração ao mantê-los com peixes de nado rápido, pois podem vê-los como uma refeição.
Ficha Técnica
Nome: Flame Hawkfish
Nome Científico: Neocirrhites armatus (Castelnau, 1873)
Família: Cirrhitidae
Origem da Espécie: Oceano Pacífico (Ilhas Ryukyu, Grande Barreira de Corais na Austrália)
Comprimento: Até 9 cm
Expectativa de Vida: Cerca de 7 anos.
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 5° – 10° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado.
Alimentação: Carnívoro. Sendo predadores, na natureza se alimentam de pequenos invertebrados.
Uma vez aclimatado ao aquário, aceitará rações compostas por camarão, mises, Krill e etc. Entretanto, os peixes devem ser alimentados várias vezes ao dia.
Temperamento / Comportamento: Em suma, é um peixe territorial mesmo com outros da espécie. Por isso, evite juntá-los em grandes aquários. Além disso, coloque-o por último, pois as espécies que são menos territoriais terão tempo para se estabelecerem.
Uma vez aclimatado, será muito curioso e ativo. Se quiser juntá-los em um mesmo aquário, por exemplo, o ideal é que tenha de 2 a 7 fêmeas por macho.
Veja também:
Compatibilidade: A espécie costuma ficar em repouso em cima dos corais, observando o movimento ao redor. Contudo, quando ameaçada, se esconde em fendas e cavernas.
O Flame Hawkfish convive bem com outros peixes, mas se torna agressivo com outras espécies que vivem no fundo. Portanto, evite colocá-los com caracóis, camarões e caranguejos.
Reprodução / Acasalamento: Muito difícil em aquário.
Na natureza, os ovos são pelágicos, e os filhotes nascem em aproximadamente três semanas, desde que em condições ideais de temperatura. Por ser hermafrodita sequencial protândrica (os órgãos sexuais masculinos são os primeiros a atingirem a maturidade e tornarem-se ativos).
No processo de crescimento, as gónadas tornam-se femininas e ativas mais tarde. No caso de manter vários deles, um único macho coexistirá e o resto do grupo permanecerá como fêmea.
Tamanho do aquário: O aquário necessita ter no mínimo 150L. Além disso, possuir muitas rochas onde possam descansar e corais para ficarem camuflados. A camuflagem da espécie, entretanto, é devido ao fato de ser um peixe caçador.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 19 de Set. De 2019.
Randall, J.E., G.R. Allen and R.C. Steene, 1990. Fishes of the Great Barrier Reef and Coral Sea. University of Hawaii Press, Honolulu, Hawaii. 506 p. (Ref. 2334)
1 comentário
Pingback: Springeri Dottyback (Pseudochromis springeri) - MyAquarium