A Garoupa Dampiera (Labracinus cyclophthalmus) é uma linda espécie marinha ideal para todos os níveis de aquaristas, já que é considerada um animal bastante resistente.
Na natureza, elas são encontradas no oeste do Pacífico em áreas de recifes costeiros com correntes de marés fortes. Além disso, elas vivem em profundidades que variam entre 2 – 20 metros, embora sejam normalmente encontradas na faixa dos 10 – 15 metros. Assim como todos os Dottybacks, elas possuem os olhos em forma de pera, escamas na cabeça, uma barbatana dorsal contínua e uma linha lateral separada.
Em aquários, a Garoupa Dampiera é considerada um peixe muito resistente e raramente fica doente. Quanto maior for o aquário, melhor para elas. Basta jogar um pouco de substrato, luzes fracas, rochas vivas, algumas bombas e um skimmer e você está pronto para criá-las.
Infelizmente, nem tudo são flores! A Garoupa Dampiera é um dos peixes mais ferozes do mundo marinho. Elas não podem conviver com invertebrados, embora não incomodem os corais.
Continue lendo o artigo para conhecer um pouco mais sobre a espécie.
Ficha Técnica
Nome: Garoupa Dampiera, Dampiera Grouper, Garoupa Filipina, Red Dottyback, Fire-tail Devil, Spottysail Dottyback
Nome Científico: Labracinus cyclophthalmus (Müller & Troschel, 1849)
Família: Pseudochromidae
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental (Amplamente distribuído por todo o arquipélago Indo-Malaio, do sul do Japão até a plataforma noroeste da Austrália, assim como também ao Leste até a Nova Irlanda, Papua-Nova Guiné.
Comprimento: Até 23,5 cm
Expectativa de Vida: Até 10 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.0 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 25° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Carnívoro. A Garoupa Dampiera irá se alimentar de praticamente qualquer coisa que você colocar no aquário, incluindo pequenos animais vivos, como filhotes de ratos. Isso não deve ser algo que você deva fazer, pois há uma variedade enorme de rações que farão com que esses peixes fiquem saciados e saudáveis.
Além disso, você pode alimentá-las com alimentos congelados e descongelados como, por exemplo, camarões picados, mexilhões, vieiras, peixes e outras carnes marinhas, bem como artêmias vivas ou congeladas.
Procure alimentá-las de 2 a 4 vezes por semana.
Temperamento / Comportamento: A Garoupa Dampiera é um peixe bastante agressivo, mas não deve incomodar corais em um aquário. Entretanto, qualquer outro tipo de invertebrado ou peixe pequeno será comido por essa espécie.
Se quiser manter um casal, procure colocá-los em um ambiente com no mínimo 500 litros. Esses animais irão ocupar a região do fundo do aquário.
Veja também:
Compatibilidade: A Garoupa Dampiera não deve ser mantida com outros Dottybacks, a menos que eles também sejam agressivos e tenham tamanhos semelhantes. Se o aquário for muito grande e houver muitos esconderijos, isso ajudará a dissipar um pouco o comportamento agressivo.
Contudo, elas só devem ser colocadas com donzelas dos gêneros (Dascyllus, Neoglyphidodon, Plectroglyphidodon, Premnas e Stegastes) e espécies de Holacanthus e Pomacanthus maiores.
Reprodução / Acasalamento: Toda Garoupa Dampiera nasce do sexo feminino e se transforma em macho conforme a necessidade. É possível que eles voltem a se transformar em fêmeas também!
O namoro desses peixes começa quando uma fêmea desenvolve um abdômen inchado, ou seja, indicando que está pronta para desovar. O macho tenta atraí-la para seu território, que fica em uma fenda, toca ou buraco no recife. Então, ele começará a se exibir e perseguir a fêmea, e esse processo pode levar algumas horas antes que ela esteja pronta para entrar no local do ninho.
Uma vez em sua casa, mais uma hora pode se passar antes que ela realmente coloque os ovos. A Garoupa Dampiera desova a cada 3 semanas. Sobretudo, a fêmea põe uma massa de ovos unida por fios finos e pegajosos. Dentro dessa massa, existem alguns canais interligados, o que permite que a água passe entre eles e mantenha os ovos oxigenados.
Veja também:
Depois que a fêmea deposita os ovos, o macho vêm e os fertiliza. Então, ele irá expulsar a fêmea do ninho e cuidará dos ovos abanando-os conforme eles rolam, ao mesmo tempo que irá protegê-los de quaisquer predadores que possam aparecer pelo caminho.
A eclosão ocorre durante à noite após o quarto dia dependendo da temperatura da água. Contudo, as larvas possuem cerca de 2,5 – 4 mm e passam a noite da eclosão se alimentando de seus sacos vitelinos. Todas elas começam a se alimentar normalmente na parte a manhã.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 190 litros para um único exemplar ou 500 para um casal da espécie.
A Garoupa Dampiera é famosa por saltar do aquário quando se assusta, principalmente quando as luzes se acendem ou apagam abruptamente. Nesse caso, é aconselhável uma tampa ou uma luminária que acenda as luzes de forma gradativa.
Monte um aquário com muitas rochas vivas e locais para que elas possam se esconder. Adicione um substrato com corais triturados, pois esses peixes adoram cavá-los.
Referências Bibliográficas
Kailola, P.J., 1987. The fishes of Papua New Guinea: a revised and annotated checklist. Vol. II to Callionymidae. Research Bulletin No. 41, Research Section, Dept. of Fisheries and Marine Resources, Papua New Guinea. (Ref. 6192)