O Goby Clown Green (Gobiodon histrio) é uma espécie muito pequena, com cores vivas, e que possui uma grande personalidade. Eles são encontrados em regiões tropicais do oceano Pacífico e costumam ser muito utilizados em aquários pequenos.
Além disso, eles são ideais para quem está iniciando nos aquários marinhos, pois são fáceis de cuidar e muito resistentes. A espécie adora aquários com acroporas, pois geralmente se alimentam delas e usam seus grandes ramos como abrigo.
Devido ao seu pequeno tamanho, eles ocupam pouco espaço e não requerem uma filtragem especial, além da configuração padrão de biologia em um aquário. Embora sejam pacíficos, se tornam territoriais quando há outros da mesma espécie por perto.
Ficha Técnica
Nome: Goby Clown Green, Broad-barred Goby
Nome Científico: Gobiodon histrio (Valenciennes, 1837)
Família: Gobiidae
Origem da Espécie: Oceano Indo-Pacífico / Mar Vermelho, Samoa, Japão, Grande Barreira de Corais
Comprimento: 3.5 cm
Expectativa de Vida: Mais de 3 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: O Goby Clown Green é uma espécie pacífica que se alimenta principalmente de anfípodes, copépodes, bem como outros zooplânctons e invertebrados bentônicos.
Procure variar na alimentação deles fornecendo um bom suprimento de anfípodes ou copépodes vivos, além de artêmias vivas, congeladas e liofilizadas ou camarão mysis e bloodworms.
Eles também aceitam rações em flocos e outros tipos de alimentos para peixes carnívoros. Essa espécie precisa ser alimentada pelo menos duas vezes por dia.
Temperamento / Comportamento: O Goby Clown Green é um peixe bastante pacífico, mas que pode se tornar territorial quando está na companhia de outros peixes da mesma espécie.
Por mais que sejam pequenos, o recomendado é que você possua apenas um único exemplar em um aquário nano.
Compatibilidade: Os companheiros de aquário para o Gobiodon histrio devem ser escolhidos com cuidado. Embora esses peixes tenham um muco tóxico na pele que usam para proteção, isso não significa que você pode misturá-los com qualquer tipo de animal.
Entretanto, em aquários onde não há peixes muitos agressivos, o Goby Clown Green irá ficar no topo de corais, caso contrário, poderá ficar escondido entre eles.
Por conta disso, procure adicioná-los apenas com peixes pequenos e pacíficos. Wrasses, gobies e grammas são excelentes escolhas para serem companheiros de aquário para o Goby Clown Green.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: Embora a desova em aquários seja algo comum para espécies de Gobiodon, criar os pequenos alevinos pode dar um pouco mais de trabalho.
Ter um casal não é algo tão difícil, pois você precisará ter apenas dois da mesma espécie, já que um deles mudará de sexo para que formem um casal. Uma vez que acasalarem, a fêmea irá anexar os ovos ao redor dos ramos de um coral.
O macho irá fertilizá-los e protegê-los imediatamente, sendo que a eclosão deles, a princípio, pode ocorrer no quarto ou quinto dia após a fertilização.
Você deve fornecer rotíferos quando os alevinos nascerem, com uma possível transição para náuplios de artêmias por volta do vigésimo quinto dia. Então, após mais ou menos um mês, os alevinos passarão por uma metamorfose, ficando empoleirados nas laterais do vidro do aquário.
Por fim, após esse período, começarão a nadar livremente pelo aquário.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 60 litros para um pequeno exemplar dessa espécie e, além disso, deve possuir muitos corais e rochas vivas para que eles possam se esconder.
O Goby Clown Green adora colônias de acroporas estabelecidas, pois geralmente se alimentam delas e usam seus ramos densos como abrigo.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., G.R. Allen and R.C. Steene, 1990. Fishes of the Great Barrier Reef and Coral Sea. University of Hawaii Press, Honolulu, Hawaii. 506 p. (Ref. 2334)