O Goby Coral Yellow (Gobiodon okinawae) é um peixe encontrado em recifes de corais espalhados por todo o Indo-Pacífico, onde costumam viver em corais e afloramentos rochosos. Na natureza, eles são encontrados em grupos de 5 a 20 indivíduos, onde tendem a ficar perto da proteção de corais duros ou fendas rochosas e cavernas. Esses peixes são perfeitos para viver em aquários pequenos e comunitários.
O Goby Coral Yellow traz um toque diferenciado em qualquer aquário, já que possui cores amareladas intensas, além de possuir um comportamento divertido e estilo de natação interessante.
Ficha Técnica
Nome: Goby Coral Yellow, Okinawa Goby, Goby Yellow, Yellow Clown Goby
Nome Científico: Gobiodon okinawae (Sawada, Arai & Abe, 1972)
Família: Gobiidae
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental (Norte ao Sul do Japão, Sul de Rowley Shoals e da Grande Barreira de Corais, assim como também nas Ilhas Palau e Marshall na Micronésia.
Comprimento: 3.5 cm
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 20°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Alimentar o Goby Coral Yellow é relativamente fácil. Eles aceitam alimentos vivos e congelados, por exemplo, camarões mysis, artêmias e zooplâncton, além de rações em grânulos e flocos.
Muitos espécimes de G. okinawae entram no comércio de peixes ornamentais em más condições porque se recusam a se alimentar e também porque são muito pequenos. É muito importante deixar esse goby com vontade de se alimentar o mais rápido possível. Um aquário com recifes de corais bem estabelecido, assim como também com suas populações planctônicas naturais, pode ajudá-lo a se acostumar.
Além disso, qualquer dieta artificial, pode ser suplementada com copépodes e outros minúsculos crustáceos.
Temperamento / Comportamento: Na natureza, o Goby Coral Yellow se reúne com outros de sua espécie, geralmente em grupos ou pares, no entanto, em um aquário pequeno, eles podem brigar entre si. Por isso, muitas pessoas prefere mantê-los sozinhos no aquário.
Veja também:
Compatibilidade: O Goby Coral Yellow é perfeito para qualquer tipo de aquário que possua recifes de corais e espécies de peixes pacíficas. Portanto, eles podem viver tranquilamente com Peixes-Palhaço, Royal Gramma além de invertebrados e outras espécies de gobies.
Reprodução / Acasalamento: É bastante comum a reprodução desses peixes em cativeiro. No entanto, criar os alevinos pode ser algo bastante desafiador. Esses peixes são hermafroditas, que é uma características incomum entre os gobies, ou seja, isso significa que de qualquer forma eles formarão casais em um aquário.
Durante a reprodução, eles tendem a limpar uma área próxima de um coral para criar um local para depositar os ovos, embora possam fazer isso em qualquer lugar do aquário. O macho dançará na frente da fêmea e quando ela estiver pronta para desovar, depositará seus ovos, e ele os fertilizará imediatamente.
Os ovos são muito pequenos (menos de 1 mm de diâmetro) e podem chegar a várias centenas. A presença de ovos nos corais pode causar uma pequena recessão do tecido nessa área, mas o coral vai se recuperar assim que eles eclodirem (4 – 5 dias, dependendo da temperatura da água).
As larvas são minúsculas e requerem alimentos de tamanho apropriado, por exemplo, rotíferos e copépodes.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 60 litros para um pequeno grupo dessa espécie. Além disso, esses peixes apreciam muitas rochas vivas e corais ramificados.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., G.R. Allen and R.C. Steene, 1990. Fishes of the Great Barrier Reef and Coral Sea. University of Hawaii Press, Honolulu, Hawaii. 506 p. (Ref. 2334)