O Goby Diamante (Valenciennea puellaris) é uma espécie de peixe de água salgada bastante fácil de cuidar. Ele passa a maior parte do tempo vasculhando o substrato em busca de copépodes e outras fontes de alimentos. Embora seja um peixe resistente, ainda assim precisa de um aquário estabilizado com uma boa diversidade de alimentos para se manter saudável.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Goby Diamante. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Goby Diamante
Nome: Goby Diamante, Diamond Goby, Maiden Goby, Orange Spotted Goby, Diamond Sleeper Goby;
Nome Científico: Valenciennea puellaris (Tomiyama, 1956);
Família: Gobiidae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico;
Comprimento: Até 20 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 22 – 26°C;
Características
Distribuição e Habitat
Nativo das águas do Indo-Pacífico e da Grande Barreira de Corais, o Goby Diamante passa a maior parte do tempo na região do fundo peneirando o substrato em busca de comida. Ele habita áreas com profundidades que variam entre 2 e 30 metros.
Nas áreas de recife, estes peixes são frequentemente encontrados em pares considerados monogâmicos.
Aparência
O Goby Diamante é um típico morador de fundo, com um corpo alongado, achatado no fundo e uma boca grande que o ajuda a realizar sua atividade preferida: peneirar o substrato.
Os peixes da espécie apresentam um corpo acinzentado com linhas e pontos horizontais amarelados ou alaranjados.
O Goby Diamante costuma atingir até 20 centímetros de comprimento e viver entre 3 e 5 anos sob bons cuidados.
Alimentação
Na natureza, o Goby Diamante obtêm seu alimento filtrando a areia. Muitos copépodes, detritos e minúsculos invertebrados podem ser encontrados lá. Infelizmente, nossos aquários domésticos são muito pequenos e limpos para que ele seja capaz de se sustentar apenas com suas atividades de filtragem.
Fazer o Goby Diamante aceitar alimentos vivos e preparações para peixes ornamentais pode ser uma tarefa difícil, mas é importante tentar. Você pode adicionar artêmias, mysis, copépodes e outros alimentos proteicos. Além disso, é melhor alimentá-lo com pequenas quantidades de 2 a 3 vezes por dia.
Observe o peixe se alimentando! Fique de olho nas coisas para ter certeza de que o Goby Diamante está realmente se alimentando. Outros peixes podem chegar à comida muito antes dele ter a chance de alcançá-la. Se for esse o caso, adicione a comida diretamente no fundo do aquário e perto do peixe para facilitar sua alimentação.
Temperamento / Comportamento
O Goby Diamante é um peixe semi-agressivo e passa a maior parte do tempo escondido. Na verdade, você poderá ficar sem vê-lo durante um bom tempo, já que em alguns casos, ele pode até mesmo cobrir a entrada de sua caverna para que você não consiga encontrá-lo.
Uma característica interessante sobre estes peixes é que eles são excelentes saltadores. Por isso, é muito importante adicionar uma tampa bem firme no aquário para evitar possíveis acidentes.
Compatibilidade
De um modo geral, o Goby Diamante prefere se esconder do que lutar. Ele é um peixe territorial quando compartilha o aquário com outros gobies. No entanto, você ainda consegue manter um casal sem maiores problemas.
Além disso, o Goby Diamante possui uma relação simbiótica com o Camarão-Pistola. Essas duas espécies geralmente formam uma parceria mutuamente benéfica, onde o Goby atua como vigia, alertando o camarão sobre predadores em potencial, enquanto o camarão mantém a toca limpa e fornece proteção.
A espécie também pode viver tranquilamente com outros peixes pacíficos em aquários com recifes de corais. Os principais companheiros de aquário para o Goby Diamante incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
O Goby Diamante muda de gênero sempre que precisa. Na natureza, por exemplo, essa habilidade significa que ele sempre será capaz de procriar sem ter que encontrar outro goby de um sexo específico, o que pode ser uma habilidade útil em áreas pouco povoadas.
Diferenciar o macho e a fêmea é um processo muito difícil, já que eles são capazes de trocar de sexo.
Acasalamento / Reprodução
Quando se trata da desova, a fêmea do Goby Diamante deposita seus ovos dentro de sua toca, onde o macho irá fertilizá-los. Então, o macho vigia os ovos por alguns dias enquanto aguarda que eles eclodam.
Assim que os filhotes nascem, você precisará fornecer bastante comida e uma dieta planctônica. O plâncton não é fácil de obter e pode ser necessário solicitar um suprimento em lojas especializadas.
A dieta planctônica deve permitir que os filhotes sobrevivam e cresçam. No entanto, pode ser necessário removê-los do aquário principal para um aquário berçário para evitar a predação.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um único Goby Diamante. Caso queira manter um casal, terá que adquirir um espaço maior.
Os gobies são peixes famosos por pular, então o aquário deve ter uma tampa bem ajustada. Além disso, eles preferem aquários mais longos do que altos.
Nos recifes, o Goby Diamante passa a maior parte do tempo peneirando a areia em busca de comida. Por isso, é muito importante que haja pelo menos entre 7 e 10 centímetros de substrato para que ele possa criar cavernas e áreas onde se sentirá seguro e protegido. Além disso, você também deve adicionar muitas rochas vivas para criar cavernas e fendas.
A limpeza da água deve ser mantida e seu sistema de filtragem deve gerar uma corrente bastante forte para replicar as condições do habitat natural dos gobies. Você deve realizar trocas parciais de água de até 25% pelo menos a cada duas semanas.
Referências Bibliográficas
Hoese, D.F. and H.K. Larson, 1994. Revision of the Indo-Pacific gobiid fish genus Valenciennea, with descriptions of seven new species. Indo-Pac. Fish. (23):71 p. (Ref. 8527);
Michael, S. W. (2001). Marine Fishes, 500+ Essential to Know Aquarium Species. T.F.H. Publications;