O Goby Sunspot (Amblyeleotris guttata) é um pequeno peixe muito interessante para se ter em um aquário marinho. Eles são muito pacíficos e se dão bem com a maioria das outras espécies em aquários comunitários.
Esses animais costumam habitar o fundo do aquário, vasculhando o substrato em busca de comida. Além disso, o Goby Sunspot, assim como outros de seu gênero, costumam ter uma relação simbiótica com alguns camarões, dividindo o mesmo espaço onde um cuida do outro.
No geral, o Goby Sunspot pode ser mantido em aquários pequenos desde que o ambiente seja bem equipado, pois eles costumam ser um pouco sensíveis as alterações nos parâmetros de água.
Ficha Técnica
Nome: Goby Sunspot, Goby Orange Spotted, Spotted prawn-goby
Nome Científico: Amblyeleotris guttata (Fowler, 1938)
Família: Gobiidae
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental (Filipinas a Tonga), Ilhas Ryukyu e sul da Austrália.
Comprimento: Até 11 cm
Expectativa de Vida: Entre 6 e 8 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 5° – 10° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: O Goby Sunspot aceitará alimentos carnudos, incluindo camarões mysis, artêmias, assim como também krill e outras preparações.
Procure alimentá-los no mínimo 3 vezes por dia para que possam se manter saudáveis.
Temperamento / Comportamento: De um modo geral, o Goby Sunspot é um peixe pacífico, mas pode se tornar agressivo com outros machos de sua espécie ou outros peixes que queiram cavar buracos perto de seu território.
Como já mencionamos no começo do artigo, esses animais costumam ter uma relação simbiótica com camarões, ou seja, eles podem acabar compartilhando uma mesma toca no aquário.
O Sunspot forma uma parceria bastante interessante com os camarões, pois juntos eles compartilham a segurança de uma toca. Enquanto o camarão está trabalhando, ele mantêm contato com o goby parceiro que fica na entrada de sua toca compartilhada. Se o camarão detectar o movimento trêmulo do goby durante uma situação incomum, ele reage retirando-se para as profundezas da toca.
O camarão só irá sair da toca quando puder ter contato tátil com o goby.
Veja também:
Compatibilidade: Por mais que o Goby Sunspot possa conviver sem seu camarão companheiro, o ideal é que sejam mantidos juntos, pois esse comportamento é fascinante de se observar.
Sobretudo, uma das espécies mais comuns de camarões mantidos com o Goby Sunspost é o Alpheus ochrostriatus.
Os companheiros de aquário para o Goby Sunspot devem ser pacíficos e você deve evitar ao máximo quaisquer outros invertebrados menores, pois eles podem virar comida para esses peixes.
Reprodução / Acasalamento: É possível reproduzir esses peixes em cativeiro, mas criar os filhotes pode ser algo bastante desafiador. Os ovos são minúsculos e a fêmea pode depositar até 20.000 ovos em uma caverna, onde ficarão lá até a eclosão.
Os alevinos devem ser alimentados com rotíferos.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 76 litros para um único exemplar dessa espécie. Além disso, deve ter uma tampa bem firme, já que esses animais são grandes saltadores.
O Goby Sunspot prefere substratos que permitam a escavação. Portanto, ele deve ser composto de areia e pedaços de corais triturados.
Forneça muitos esconderijos com rochas vivas para permitir que esses peixes possam cavar um buraco embaixo, mas tome cuidado com a disposição das rochas, pois eles podem cavar embaixo delas e isso pode causar algum acidente.
Referências Bibliográficas
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602)