O Longfin Bannerfish (Heniochus acuminatus) é um peixe muito pacífico e deve ser mantido em grupos no aquário. Possuem listras brancas e pretas, da mesma forma que barbatanas dorsal e caudal amarelas.
Pelo fato de serem pacíficos, de fato, não vão incomodar outros peixes do aquário. Entretanto, outras espécies maiores podem incomodá-los.
Esse peixe não é nada exigente quanto a alimentação, seja como for, aceitarão a maioria das rações disponíveis para peixes marinhos. Portanto, a dieta deve possuir rações em flocos e alimentos frescos e congelados.
O aquário precisa ter muitas rochas vivas, pois adoram pastar entre as rochas em busca de alimentos, além disso, as rochas fornecem abrigo para a espécie.
Ficha Técnica
Nome: Longfin Bannerfish
Nome Científico: Heniochus acuminatus (Linnaeus, 1758)
Família: Chaetodontidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico, Norte e Sul do Japão, Micronésia. Encontrada também no Oceano Atlântico.
Comprimento: Até 25 cm
Expectativa de Vida: 5 anos ou mais
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.2 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: O Longfin se alimenta de zooplâncton no oceano. Nos aquários, no entanto, irá aceitar a maioria das rações para peixes ornamentais. Em sua dieta, forneça alimentos frescos à base de carne, assim como também congelados e uma ração em flocos de qualidade.
Além disso, esse lindo peixe irá se alimentar das algas que crescem na superfície do aquário e em rochas vivas.
Temperamento / Comportamento: Essa espécie costuma ser pacífica e vive bem em grupos, mas podem mordiscar pequenos invertebrados.
Compatibilidade: Pelo simples fato de serem pacíficos podem conviver com a maioria das espécies marinhas. A única atenção especial nesse caso, é que não devem ser mantidos em aquários com recifes de corais, pois possuem o hábito de mordiscar corais moles e pequenos invertebrados.
Reprodução / Acasalamento: Muito difícil a reprodução em cativeiro, por isso, ainda não há relatos e explicações sobre o processo de reprodução dessa espécie.
Tamanho do aquário: O aquário deve possuir no mínimo 379 litros, pois como são animais que gostam de viver em grupos, necessitam de muito espaço para nadar.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 24 de Ago. De 2019.
Steene, R.C., 1978. Butterfly and angelfishes of the world. A.H. & A.W. Reed Pty Ltd., Australia. vol. 1. 144 p. (Ref. 4859)