O Longnose Hawkfish (Oxycirrhites typus) é a espécie perfeita para qualquer tipo de ambiente marinho. De comportamento relativamente pacífico, cores incríveis e resistência invejável, a espécie é uma excelente escolha tanto para aquaristas iniciantes quanto experientes.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Longnose Hawkfish. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Longnose Hawkfish
Nome: Longnose Hawkfish;
Nome Científico: Oxycirrhites typus (Bleeker, 1857);
Família: Cirrhitidae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico;
Comprimento: até 13 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 7 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 22 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Longnose Hawkfish foi descrito pela primeira vez por Bleeker em 1857. No momento, existem pelo menos 36 espécies de Hawkfish, com cerca de 15 delas comumente encontradas em lojas de aquarismo espalhadas pelo mundo.
Na natureza, a espécie é encontrada no Indo-Pacífico, no Mar Vermelho, ao redor da África do Sul, nas ilhas havaianas, sul do Japão, bem como Nova Caledônia e costa superior da Austrália. Na região do Pacífico Oriental, é comum encontrar este peixe próximo do Golfo da Califórnia, no norte da Colômbia e nas Ilhas Galápagos.
Em relação ao habitat, o Longnose Hawkfish habita áreas de recifes em encostas com um bom fluxo de água. No que diz respeito aos corais habitados por estes peixes, ele escolhe apenas gorgônias com mais de 1,8 metros de diâmetro e corais negros com mais de 1,5 metros de altura. Quanto mais corais existir, mais peixes da espécie serão vistos na região.
No geral, o Longnose Hawkfish costuma viver em áreas com profundidades que variam entre 15 e 150 metros, mas é bastante comum em profundidades de até 30 metros. Nesses locais, ele se alimenta de invertebrados bentônicos e planctônicos.
Aparência
O Longnose Hawkfish é um peixe de aparência incrível. Seu corpo é alongado, com uma boca em forma de alicate e nadadeiras peitorais maiores que a média, que são usadas deixá-lo pairando sob superfícies.
A coloração do Longnose é branca opaca com várias listras finas verticais e horizontais que formam uma espécie de grade, com quadrados e retângulos que começam na ponta do focinho e percorrem todo o comprimento do corpo, terminando na base da cauda. Algumas manchas e pontos vermelhos correm horizontalmente, no centro de cada formato quadrado e retangular.
A barbatana dorsal é branca com linhas vermelhas e manchas nos raios e espinhos, que são pontilhados em pequenos tufos. A barbatana caudal também é branca com manchas vermelhas, enquanto as peitorais apresentam tons amarelados e às vezes têm um sutil toque avermelhado nas bordas externas.
Alimentação
Carnívoro. O Longnose Hawkfish perderá a coloração em cativeiro caso não seja alimentado com uma grande variedade de alimentos proteicos. Eu recomendo que você forneça mysis congelado / descongelado, além de artêmias, carne de caranguejo, pedaços de peixes e rações em flocos ou pellets de alta qualidade com intensificadores de cor. Ocasionalmente, forneça alimentos liofilizados
Procure alimentar o Longnose Hawkfish várias vezes ao dia quando ainda é um peixe jovem, e duas vezes ao dia quanto atingir a fase adulta.
Temperamento / Comportamento
De um modo geral, o Longnose Hawkfish é um peixe fácil de cuidar e ideal para iniciantes. Na natureza, ele é encontrado em haréns formados por um macho e várias fêmeas. No entanto, em um aquário, ele pode se tornar bastante territorial e, por isso, o aquarista deve tomar um certo cuidado ao adicioná-lo com outros peixes.
Eu recomendo que você crie um casal da espécie, embora a fêmea possa mudar de sexo e causar uma guerra. Caso isso aconteça, remova um deles do aquário!
Estes peixes não costumam nadar ao redor do aquário em busca de comida e também não protegem um único espaço. Na verdade, eles estabelecem áreas onde passarão a maior parte do tempo explorando em busca de alimento. Eles também gostam de passar o tempo próximos de corais e rochas vivas, que possuem pequenos organismos que servem como fontes de alimento.
Compatibilidade
O Longnose Hawkfish é conhecido por ter uma tendência territorial e não deve ser colocado com outras espécies dentro do aquário. No entanto, caso você deseje mantê-lo com outros peixes, precisará selecionar cuidadosamente seus companheiros. Por ser um predador cruel, ele terá o prazer de consumir peixes pequenos, camarões, caramujos e caranguejos.
Procure por espécies que sejam igualmente temperamentais e grandes – mas não grandes demais para enxergá-lo como comida. De acordo com muitos especialistas, o Longnose Hawkfish deve ser o último peixe adicionado ao aquário.
Alguns bons companheiros de aquário para o Longnose Hawkfish incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
O Longnose Hawkfish é um hermafrotita protogínico, ou seja, todos os peixes da espécie nascem fêmeas e se tornam machos à medida que precisam se reproduzir.
Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas. Além disso, eles também possuem mandíbulas inferiores avermelhadas mais escuras e bordas pretas nas nadadeiras pélvicas e caudais, embora isso não tenha sido “oficialmente” documentado como fato.
Acasalamento / Reprodução
Todos os peixes do gênero começam seus estágios iniciais de desenvolvimento como fêmeas, mas geralmente se transformam em machos mais tarde em suas vidas. O macho do Longnose Hawkfish é conhecido por cortejar a fêmea quando a hora da desova está chegando.
Caso você esteja interessado o suficiente e tiver um casal no aquário, poderá notar algumas danças de cortejo de vez em quando. No entanto, é um pouco difícil que após a desova a prole desenvolva e se torne peixes adultos. Não há relatos de reprodução destes peixes em cativeiro e de seus descendentes crescendo até a idade adulta. Isso ajuda a explicar por que eles são tão caros em lojas!
Embora criar a prole possa ser algo muito complexo, ainda assim você pode criar as condições ideais em seu aquário e torcer para que seus peixes acasalem.
A primeira etapa é distinguir o macho da fêmea. Por serem muito semelhantes, é mais fácil falar do que fazer. Os machos possuem listras mais escuras nas nadadeiras dorsais e são ligeiramente maiores do que as fêmeas, embora essa diferença geralmente não seja tão perceptível.
Quando conseguir identificar e a dupla estiver pronta para acasalar, você poderá ver algumas coreografias no aquário. No entanto, como disse antes, os alevinos são extremamente difíceis de criar e suscetíveis a inúmeras doenças, podendo não chegar até a fase adulta.
Procure fornecer comida de alta qualidade suficiente para o casal iniciar o processo de desova. Para replicar o seu habitat natural, apague as luzes do aquário. Os dois peixes nadarão juntos até o topo e liberarão seus gametas em uma espécie de nuvem esbranquiçada, geralmente próximo da superfície. Os ovos são difíceis de encontrar, mas você os notará flutuando!
Configuração do aquário
O aquário para o Longnose Hawkfish precisa ter no mínimo 100 litros para um pequeno exemplar ou casal da espécie. Embora possa se alimentar de pequenos invertebrados e caramujos, ele é uma excelente escolha para aquários com recifes de corais.
Eu recomendo que você monte um ambiente formado com muitas rochas vivas e corais. É importante que haja um bom número de cavernas e fendas para que eles possam explorar livremente. O substrato do aquário deve ter uma granulação média ou até mesmo ser uma areia fina, pois como ele é um peixe de fundo, passará boa parte do tempo aspirando-o em busca de comida.
O Longnose Hawkfish também prefere ambientes pouco iluminados. A iluminação deve ser moderada porque às vezes, na natureza, os peixes estão abaixo de 90 metros de profundidade, e esse tipo de iluminação acaba sendo ideal para seus olhos sensíveis. Além disso, uma iluminação fraca ou moderada, dará ao aquarista uma chance de ver o comportamento de caça deste peixe.
Referências Bibliográficas
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602);
Reef Aquarium Fishes 500 + Essential-to-know species By Scott W. Michael T.F.H. Publications Copyright © 2005 by T.F.H. Publications, Inc;
Donaldson, T.J., 1990. Reproductive Behavior and Social Organization of Some Pacific Hawkfishes (Cirrihitidae). Japanese Journal of Ichthyology. 36(4):439-458;
Fenner, Bob. 2012. The Longnose Hawkfish (Oxycirrhites typus). Tropical Fish Magazine. 3:89;