O Moorish Idol (Zanclus cornutus) é considerado um peixe de aparência única e de comportamento às vezes agressivo. Esta bela criatura marinha possui cores lindas, que variam do amarelo brilhante ao marrom escuro com manchas rosas e laranja espalhadas pelo corpo.
Na natureza, o Moorish Idol é encontrado no Oceano Indo-Pacífico, em águas quentes e rasas repletas de recifes de corais. Na maioria das vezes, esse peixe é visto em fundos arenosos próximo de corais e rochas, no entanto, os mais jovens da espécie costumam ser encontrados a vários quilômetros da costa. Além disso, eles preferem viver em profundidades que variam entre 4 e 20 metros, mas os adultos gostam de ambientes mais rasos com profundidades entre 1 e 2 metros.
De um modo geral, o Moorish Idol é um peixe pequeno, que pode atingir até 23 cm de comprimento na natureza. A espécie possui faixas contrastantes em preto, branco e amarelo espalhadas pelo corpo. Além disso, esse peixe têm boca bem pequena e um focinho mais alongado e tubular. As barbatanas desse animal também costumam ser pequenas, exceto a barbatana dorsal, que possui espinhos que formam uma crista em forma de foice.
Caso você vá adquirir um peixe dessa espécie, certifique-se de que ele esteja com suas cores escuras e brilhantes, e não desbotadas e sem vida. Se as barbatanas e a cauda parecerem desgastadas ou irregulares, evite comprá-lo!
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Moorish Idol;
Nome Científico: Zanclus cornutus (Linnaeus, 1758);
Família: Zanclidae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico (África Oriental até as ilhas Rapa e Ducie; do norte ao sul do Japão e das Ilhas Havaianas; Ilha Lord Howe; Pacífico Oriental: sul do Golfo da Califórnia ao Peru;
Comprimento: Até 23 cm (comum: 21 cm);
Expectativa de Vida: Entre 2 e 4 anos;
Nível de Dificuldade: Muito Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Alimentar o Moorish Idol pode ser uma tarefa bastante difícil, pois ele não costuma se ajustar muito à vida em um aquário. Com a tendência de ignorar os alimentos oferecidos, na maioria das vezes, esse peixe ficará com sua saúde debilitada.
Os espécimes mais jovens podem se adaptar mais facilmente ao ambiente, mas eles são muito imprevisíveis em relação ao seu comportamento alimentar. Então, antes de comprar um peixe da espécie, certifique-se de que ele esteja comendo normalmente na loja.
Para peixes que se recusam a se alimentar, o aquário deve ter muitas rochas vivas repletas de algas para estimular seus desejos de comer. Além disso, procure oferecer camarões frescos ou congelados, mariscos, lulas e outros tipos de alimentos ricos em proteínas como, por exemplo, camarões mysis e artêmias.
Você pode fornecer rações enriquecidas com spirulina, mas procure alimentá-los até no máximo três vezes ao dia.
Abaixo, selecionei algumas excelentes rações para essa espécie. Então, caso queira comprá-las, basta clicar em seus respectivos links:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Poytara Ração Para Peixes Marinhos Black Line Pellets M 45G | R$ 35,77 R$ 26,89 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-10-30 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Por natureza, o Moorish Idol é um peixe pacífico, mas pode agredir outros peixes caso se sinta ameaçado. A maioria dos aquaristas o descreve como bastante tímido.
O ideal é que esse peixe seja mantido sozinho no aquário, mas ainda assim pode conviver em grandes grupos em ambientes muito grandes.
Por experiência, posso te dizer que adultos grandes não toleram uns aos outros e, portanto, é recomendável que você mantenha no máximo um casal no aquário. Os peixes mais jovens podem até conviver juntos, mas é preciso adicioná-los todos juntos.
Compatibilidade
Você pode manter o Moorish Idol com outras espécies pacíficas. Alguns bons companheiros de aquário incluem, por exemplo, Chromis, Bodiões, e habitantes de cavernas, como dottybacks mais pacíficos.
A espécie não é muito recomendada para aquários com recifes de corais, uma vez que pode acabar comendo alguns deles. Então, eu recomendo que você evite adicioná-los nesse tipo de ambiente.
Dimorfismo Sexual
Esta espécie não parece ter características únicas de identificação entre os sexos.
Reprodução / Acasalamento
Não há relatos de reprodução dessa espécie em cativeiro. Sabe-se, no entanto, que as fêmeas costumam desovar na coluna d’água e o macho fertiliza os ovos à medida que vai passando por eles. Uma única fêmea pode produzir centenas de ovos por vez várias vezes ao anos, geralmente nos meses de primavera e verão.
Por fim, os ovos claros e fertilizados flutuam pela superfície e se juntam ao fluxo de plâncton onde a larva se alimenta e se desenvolve em adultos em miniatura.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 380 litros para um único exemplar da espécie.
Para criar esse peixe em um aquário, você precisa adicionar muitas rochas vivas para que ele se sinta confortável. Isso porque o Moorish Idol é bastante territorial e gosta de lugares para se esconder. Além disso, ele também gosta de cavar o substrato, então lembre-se de que deve haver bastante dele no aquário.
Referências
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602)