O Multibarred Angelfish (Paracentropyge multifasciata) é um peixe bastante interessante para se criar em aquários, pois é tímido, sociável e costuma ser bastante recluso, talvez um dos membros menos agressivos do gênero.
Essa espécie obtém seu nome característico graças às linhas pretas verticais que adornam seu corpo com uma tonalidade amarelada, que começa na boca, percorre as barbatanas pélvicas até atingir a barbatana anal.
Na natureza, eles vivem em águas que podem atingir até 30 metros de profundidade, e sua dieta é baseada em esponjas, algas e alguns corais que podem ser obtidos nessas áreas. O comportamento deles é algo fascinante, pois pode variar bastante dependendo do exemplar adquirido. Alguns deles, por exemplo, são mais tímidos e gostam de ficar escondidos, enquanto outros ao serem adicionados no aquário já começam a nadar por todos os cantos.
Infelizmente, o Multibarred Angelfish é considerado bastante difícil de cuidar, pois pode se estressar facilmente e parar de se alimentar, podendo perder peso de forma rápida e chegar ao óbito em poucas semanas dentro do aquário.
Ficha Técnica
Nome: Multibarred Angelfish, Barred Angelfish, Multibar Angelfish;
Nome Científico: Paracentropyge multifasciata (Smith & Radcliffe, 1911);
Família: Pomacanthidae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico (Atol Cocos-Keeling até as Ilhas da Sociedade, Ilhas Yaeyama e sul da Grande Barreira de Corais;
Comprimento: Até 12 cm;
Expectativa de Vida: Até 8 anos;
Nível de Dificuldade: Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH;
Temperatura: Manter entre 25°C – 29°C;
Características
Alimentação
Alimentar o Multibarred Angelfish é talvez o principal desafio na criação desse peixe. Eles podem simplesmente morrer de fome quando mantidos em cativeiro.
Na natureza, eles se alimentam de algas, pequenos crustáceos, esponjas, tunicados, assim como também de outros invertebrados bentônicos. Em aquários, eles devem ser alimentados com algas que crescem em rochas vivas e rações próprias para a espécie.
O Multibarred Angelfish irá aceitar também camarões mysis, artêmias, mexilhões, ostras frescas e rações em pellets ou flocos. Uma vez que estejam aclimatados e comendo, eles perdem a timidez e muitas vezes tornam-se territoriais. Por serem animais que gostam de pastar, você deve alimentá-los de 2 a 3 vezes por dia.
Temperamento / Comportamento
Embora o Multibarred Angelfish seja colocado em aquários com recifes de corais próprios para um único exemplar, ainda assim podem viver em pares ou grupos maiores dependendo do espaço fornecido.
Lembre-se que esses animais adoram pastar pelo aquário e, por isso, podem se alimentar de pólipos, corais moles e moluscos. Portanto, se você tiver pensando em montar um aquário com recifes de corais, evite esse peixe.
Compatibilidade
Criar esse peixe em aquários comunitários pode ser um desafio, já que eles acabam se estressando com espécies mais agressivas e, simplesmente, param de comer.
Veja também:
Se mesmo assim quiser adicioná-los com outras espécies, procure colocá-los com outros cirurgiões e peixes borboleta menos agressivos.
Reprodução / Acasalamento
O Multibarred Angelfish é um peixe que vive em haréns formados por um macho e várias fêmeas. Após um longo ritual de acasalamento, eles liberam seus gametas fertilizados na coluna d’água, onde acabam se depositando no fundo.
Não há nenhum cuidado parental e os ovos possuem cerca de 0,7 mm e eclodem após 16 – 18 horas. As larvas têm uma fase pelágica de até 50 dias, após a qual se tornam bentônicas e metamorfoseiam em peixes jovens.
Como são hermafroditas, esses peixes nascem como fêmeas e, à medida que crescem, aqueles maiores e mais dominantes se tornam machos.
Configuração do aquário
O Multibarred Angelfish precisa de um aquário com no mínimo 260 litros para viver confortável. Além disso, o ambiente deve conter muitos esconderijos e rochas vivas para que possam pastar.
Um recife com uma grande quantidade de rochas vivas formando cavernas, saliências e fendas, fornecerá área de pastagem suficiente para o crescimento de microalgas necessárias para mantê-lo saudável. O aquário deve ter pelo menos 6 meses de idade para que possa ter um crescimento substancial de algas para fornecer a dieta que esses peixes necessitam.
Por fim, lembre-se que na natureza o Multibarred Angelfish habita águas profundas e, portanto, você deve aclimatá-los lentamente em um ambiente onde a luz não seja forte e que vá aumentando gradativamente conforme o passar das horas do dia.
Referências Bibliográficas
Burgess, W.E., 1991. Two new genera of angelfishes, family Pomacanthidae. Trop. Fish Hobbyist , March 1991:68-70. (Ref. 9071)