O Naso Tang (Naso lituratus) é um lindo peixe muito comum em aquários com recifes de corais. A espécie é considerada semi-agressiva e fácil de cuidar, embora precise de ambientes muito grandes para prosperar.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Naso Tang. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Naso Tang
Nome: Naso Tang, Orangespine Unicornfish, Lipstick Tang, Pacific Orangespine Unicornfish;
Nome Científico: Naso lituratus (Forster, 1801);
Família: Acanthuridae;
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental e Central;
Comprimento: Até 45 cm;
Expectativa de Vida: Entre 30 e 45 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 5 – 10;
Temperatura: Manter entre 22 – 25,6°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Naso Tang é encontrado em praticamente todo o Pacífico Ocidental e Central. Sua extensão vai de Honshu, no Japão até o sul da Grande Barreira de Corais, Nova Caledônia e leste das Ilhas Havaianas, Polinésia Francesa e Ilhas Pitcaim.
Os adultos da espécie são vistos normalmente em áreas de recifes de corais e lagoas próximas ao mar. Os mais jovens são vistos em recifes rochosos rasos. Esses peixes podem ser encontrados em profundidades de até 90 metros, mas são mais comuns em locais entre 5 e 30 metros, onde se alimentam principalmente de algas marrons.
Além disso, os adultos normalmente são vistos em pequenos grupos e formam pares para desovar. Os mais jovens vivem sozinhos, mas juntam-se a pequenos grupos de cirurgiões de tamanho semelhante para se alimentarem.
Aparência
O Naso Tang possui corpo alongado com um pedúnculo caudal mais estreito, característica que o distingue de outros peixes do gênero Acanthuridae. Seu corpo de cor marrom possui uma forte linha amarela que vai da parte de trás da boca até o olho e focinho.
Há uma área amarela pálida logo acima do olho e os lábios são alaranjados. A nadadeira dorsal possui listras horizontais de cores chamativas que começam na parte inferior e também na parte frontal da nadadeira. Além disso, há uma faixa azul na borda externa e uma outra faixa de mesma cor ao longo da base.
A barbatana caudal possui uma fina faixa amarela ao longo de sua extremidade e os machos desenvolvem belos filamentos alongados ou flâmulas em cada canto.
Os machos do Naso Tang podem medir até 45 cm de comprimento, porém as fêmeas são menores. A expectativa desse peixe gira em torno de 30 a 45 anos.
Alimentação
Herbívoro. Na natureza, o Naso Tang se alimenta principalmente de algas bentônicas, como algas marrons das espécies Sargassum e Dictyota. Em um aquário ele irá aceitar prontamente rações em flocos enriquecidas com spirulina. Além disso, é interessante fornecer Nori ou quaisquer outros tipos de algas marinhas para complementar a dieta do peixe.
O Naso Tang também irá se alimentar de copépodes e anfípodes que vivem nas algas. As rochas vivas com alto crescimento de algas será muito apreciada em um aquário com esse peixe, pois permitirá que ele paste constantemente essas decorações com seus dentes afiados.
Eu recomendo que você alimente o Naso Tang pelo menos 3 vezes ao dia com uma quantidade pequena de alimento, ao invés de uma única grande refeição. Isso ajudará a manter a qualidade da água por mais tempo.
Alguns aquaristas também relatam sucesso com alimentos suplementares, como abobrinha, brócolis, espinafre e alface previamente cozidos ou congelados.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis no mercado para o Naso Tang:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Naso Tang é um peixe muito ativo e está quase sempre em movimento, passando boa parte do tempo em águas abertas. A espécie é considerada uma das mais agressivas, portanto, não recomendo que você misture-a com outros Tangs em um mesmo aquário.
Um truque interessante muito usado por aquaristas para diminuir os níveis de agressividade desse peixe é utilizar um espelho no aquário. Por alguma razão, isso acalma os peixes quando eles veem seu próprio reflexo. De qualquer forma, isso pode ajudar a garantir que você consiga misturá-lo com outras espécies sem maiores problemas.
Compatibilidade
Embora não se dê bem com outros Tangs, o Naso Tang parece não ligar muito para outros gêneros. No entanto, certifique-se de que eles estejam acostumados com a vida no aquário antes de introduzir outros peixes.
Alguns ótimos companheiros de aquário para o Naso Tang incluem, por exemplo:
- Peixe-Palhaço;
- Enguias;
- Gobies;
- Yellow Tang;
- Sailfin Tang;
- Angelfish;
A grande vantagem do Naso Tang é que ele vive muito bem em aquários com recifes de corais. Embora a literatura afirme que ele belisca corais duros, a maioria dos aquaristas que fornecem uma boa dieta para esse peixe não relataram esse problema.
Além disso, a espécie é uma boa companheira para invertebrados.
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Naso Tang é uma tarefa fácil. Os machos são maiores, possuem um pedúnculo caudal mais pronunciado (área espessa antes da nadadeira caudal onde o bisturi está localizado) e possuem longas flâmulas na parte superior e inferior das extremidades de suas nadadeiras caudais.
Acasalamento / Reprodução
A principal coisa a se lembrar sobre o Naso Tang é que ele desova em pares. Na natureza, a fêmea e o macho nadam juntos até a superfície da água. Então, ela libera seus ovos e o macho os fertiliza. Os ovos fertilizados flutuam ao longo da superfície do oceano e carregam as larvas até que elas estejam prontas para eclodir.
A criação do Naso Tang em cativeiro é extremamente difícil, e não há registros em aquários domésticos, embora ainda seja possível em grandes tanques ou aquários públicos.
Configuração do aquário
Como já mencionei lá em cima, o Naso Tang é um peixe ativo e passa a maior parte do tempo acordado nadando para frente e para trás no aquário. Portanto, é aconselhável ter um aquário grande para que ele se mantenha saudável.
Para um único Naso Tang, você precisará de um aquário com no mínimo 510 litros. Qualquer coisa menor do que isso deixará o peixe estressado. Então, agora que você sabe o tamanho do aquário recomendado, deve saber configurá-lo. O Naso Tang é um peixe fácil de cuidar se você tomar os cuidados necessários.
Eu recomendo que você adicione muitas rochas vivas e corais para o ambiente desse peixe. O habitat ideal deve imitar as características vistas na natureza. Crie cavernas e fendas com rochas para que o Naso Tang possa ter lugares para descansar.
Além disso, capriche na iluminação do aquário, pois ela incentivará o crescimento de algas nas rochas, o que deixará o Naso Tang bastante ocupado.
Por fim, todos os cirurgiões precisam de ambientes com bastante aeração e uma corrente forte, pois passam a maior parte do tempo nadando contra ela.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., G.R. Allen and R.C. Steene, 1990. Fishes of the Great Barrier Reef and Coral Sea. University of Hawaii Press, Honolulu, Hawaii. 506 p. (Ref. 2334);
ALDERTON, David. Encyclopedia of Aquarium & Pondfish. Dorlink Kinderseley: Londres, 2008;
FENNER, Robert M. The Conscientious Marine Aquarist. Neptune: TFH Publications,
2008;