O Neon Goby (Elacatinus oceanops) é um peixe muito resistente e ideal para quem está começando a montar um aquário marinho. Eles vivem muito bem tanto em aquários comunitários quanto com recifes de corais.
Eles são uma excelente adição para os aquários, pois os outros peixes o enxergam como um limpador. Isso quer dizer que ele irá limpar e pegar cryptocaryon (famoso agente causador do Íctio marinho) e outros parasitas deles, bem como tecidos mortos.
Por mais que eles limpem seus companheiros de aquário, ainda assim precisarão de uma dieta bem equilibrada, contendo alimentos carnudos e rações em flocos de alta qualidade.
Ficha Técnica
Nome: Neon Goby, Neon Blue Goby
Nome Científico: Elacatinus oceanops (Jordan, 1904)
Família: Gobiidae
Origem da Espécie: O Neon Goby é encontrado no oeste do Atlântico, principalmente nos recifes de corais da Flórida, EUA e ao sul de Belize.
Comprimento: Até 5 cm
Expectativa de Vida: 2 anos ou mais
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: O Neon Goby é um peixe carnívoro, que se alimenta de crustáceos e parasitas em seu habitat natural. Nos aquários, no entanto, eles precisam de uma alimentação diária e, embora consigam um pouco de sua nutrição limpando os seus companheiros de aquário, sua dieta precisará ser suplementada. Contudo, eles aceitam prontamente pequenos alimentos carnudos, congelados e rações em flocos ou pellets.
Temperamento / Comportamento: Em seu habitat natural, esses peixes são vistos sozinhos, em casais ou até mesmo em grupos com até 30 deles. De um modo geral, eles não costumam ser agressivos, exceto com outros de sua própria espécie, a menos que sejam um casal.
Esses peixes gostam de estabelecer territórios se houver mais de um deles no aquário. Além disso, eles criarão uma espécie de “estação de limpeza”, onde os outros peixes indicarão seu desejo de serem limpos inclinando e abrindo suas nadadeiras e, às vezes, mudando de cor.
Compatibilidade: O Neon Goby pode ser mantido com a maioria dos peixes pequenos e de médio porte, bem como corais e invertebrados. Evite colocá-los com peixes grandes e predatórios.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: Dizem que esse foi o prirmeiro peixe marinho a desovar em um aquário.
Sexar o Neon Goby é difícil, mas eles sempre desovam em pares. Portanto, o jeito mais fácil é comprar vários e deixá-los todos juntos, já que vão desovar regularmente em um aquário com 20 litros, e os alevinos serão muito fáceis de criar.
A fêmea coloca os ovos em quaisquer superfícies sólidas e cuidará deles. Se você quiser criar os alevinos separadamente, use algum tipo de cano de plástico para a fêmea desovar nele e, logo em seguida, remova os ovos para um outro aquário.
Os alevinos podem ser alimentados, por exemplo, com zooplâncton e pequenos rotíferos Brachionus, que podem ser encontrados na internet. Além disso, eles estarão completamente desenvolvidos quanto atingirem entre 26 e 30 dias.
Tamanho do aquário: Esses peixes são fáceis de cuidar e muito resistentes, mas precisam de um aquário com no mínimo 110 litros.
A espécie não se importa muito com aquários bem iluminados, já que gostam de viver em meio aos recifes de corais. Portanto procure fornecer muitos esconderijos com rochas vivas.
Por fim, realize trocas parciais de água de 20% semanalmente para manter uma excelente qualidade na água do aquário.
Referências Bibliográficas
Robins, C.R. and G.C. Ray, 1986. A field guide to Atlantic coast fishes of North America. Houghton Mifflin Company, Boston, U.S.A. 354 p. (Ref. 7251)