O Niger Triggerfish (Odonus niger) é um peixe que possui uma coloração azulada linda e não é considerado um peixe agressivo. Eles podem chegar aos 30 centímetros de comprimento e ,portanto, requerem um aquário bem grande.
Suas cores podem variar de acordo com a luminosidade do aquário, por exemplo, dependendo da luminária usada, eles podem apresentar cores azuis, roxas e até mesmo esverdeadas.
Esses peixes irão comer quase tudo que aparecer pela frente, mas eles gostam principalmente de alimentos carnudos, junto com uma boa ração em pellets para peixes onívoros. Além disso, podem apreciar algas, como Nori ou algum outro vegetal do mar.
Ficha Técnica
Nome: Niger Triggerfish
Nome Científico: Odonus niger (Rüppell , 1836)
Família: Balistidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico: Mar Vermelho ao sul de Durban, África do sul e a leste das Ilhas Marquesas e Society. Norte e sul do Japão, embora possa ser encontrado na Grande Barreira de Corais na Austrália e Nova Caledônia.
Comprimento: Até 30 cm
Expectativa de Vida: Mais de 10 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil / Moderado.
Alimentação: Nos oceanos, o Niger Triggerfish forma grandes cardumes para se alimentar de zooplânton, mas nos aquários, você pode dar qualquer coisa para eles que irão comer. Sobretudo, como são onívoros, varie sua dieta fornecendo alimentos carnudos de origem marinha como Krill, mysis, artêmias e etc.
Contudo, lembre-se também de fornecer uma excelente ração em pellets.
Temperamento / Comportamento: Nos oceanos, esses peixes formam grandes grupos, mas devido ao tamanho da maioria dos aquários, isso não será possível recriar.
Além disso, eles podem brigar entre si, mas podem conviver com outros peixes de tamanho semelhante sem problemas.
Compatibilidade: O Niger Triggerfish não é um peixe agressivo, mas com o passar dos anos, quando adquire certo tamanho pode se tornar um pouco territorial e incomodar outros peixes. Portanto, procure mantê-los com peixes de tamanho parecido.
Algumas pessoas os mantêm em aquários com recifes de corais, mas eu não recomendaria. Invertebrados e camarões podem se tornar alimentos fáceis para essa espécie, evite-os.
Reprodução / Acasalamento: Infelizmente não há relatos de reprodução desse peixe em aquários.
Tamanho do aquário: O aquário para o Niger Triggerfish precisa ter no mínimo 680 litros e, além disso, deve ter muitas rochas vivas, assim como também cavernas. A espécie é famosa por revirar tudo dentro do aquário.
Referências Bibliográficas
Randall, JE, GR Allen e RC Steene , 1990. Fishes of the Great Barrier Reef and Coral Sea. University of Hawaii Press, Honolulu, Hawaii. 506 p. (Ref. 2334)