O Old Wife (Enoplosus armatus) é um peixe bem difícil de ser encontrado em lojas de aquarismo, já que não há informações sobre sua criação ou reprodução em cativeiro e também porque são difíceis de serem capturados na natureza.
A espécie costuma habitar recifes na Austrália, e recebeu esse nome Old Wife (em tradução livre, “Velha Esposa”) devido ao barulho de ranger dos dentes quando são capturados por pescadores.
O Old Wife é um peixe com formato interessante, pois possui duas nadadeiras dorsais proeminentes e um corpo relativamente alongado com listras verticais pretas variáveis.
Fique atento ao colocá-lo no aquário, pois a sua primeira espinha dorsal é venenosa, causando reações semelhantes a uma picada de abelha. No entanto, para o tratamento da picada, basta apenas mergulhar o local afetado em água quente (37 – 43°C).
Ficha Técnica
Nome: Old Wife
Nome Científico: Enoplosus armatus (White, 1790)
Família: Enoplosidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico (Austrália)
Comprimento: Até 50 cm
Expectativa de Vida: Não especificado
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 17°C – 23°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil, mas a espécie é muito difícil de ser encontrada.
Alimentação: A dieta do Old Wife deve consistir de alimentos carnudos, por exemplo, peixes marinhos, camarões, vieiras, além de algas secas.
De um modo geral, eles aceitam pequenas quantidades de alimentos vivos, congelados e uma boa ração em flocos todos os dias.
Temperamento / Comportamento: Na natureza, essa espécie costuma viver em grandes grupos, mas também pode ser encontrada vivendo sozinha. Além disso, eles costumam se separar dos grupos para acasalar, geralmente em pares.
Nos aquários, eles costumam ser resistentes e muito curiosos.
Compatibilidade: Não se sabe ao certo quais peixes são compatíveis com o Old Wife, mas para evitar qualquer tipo de agressão entre eles, procure aclimatá-los todos de uma só vez.
Reprodução / Acasalamento: Não há estudos sobre a reprodução dessa espécie em cativeiro. Sabe-se, no entanto, que eles desovam em Junho, Julho e Agosto. Então, nesse momento, eles deixam seus grupos e formam casais.
O Old Wife produz ovos pelágicos, que são mais leves que a água e, dessa forma, flutuam e vagam pela coluna d’água.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 260 litros para um único peixe da espécie, mas deve ter muitas rochas vivas para que eles possam pastar e se esconder.
Referências Bibliográficas
Paxton, J.R., D.F. Hoese, G.R. Allen and J.E. Hanley, 1989. Pisces. Petromyzontidae to Carangidae. Zoological Catalogue of Australia, Vol. 7. Australian Government Publishing Service, Canberra, 665 p. (Ref. 7300)