O Orchid Dottyback (Pseudochromis fridmani) é um pequeno peixe muito colorido e popular, frequentemente escolhido pelos aquaristas devido a sua coloração roxa brilhante e também por sua resistência e disposição.
Na natureza, eles habitam o Mar Vermelho e são encontrados em profundidades que podem variar de 1 a 60 metros, fazendo de pequenas fendas e cavernas suas casas.
Esses peixes podem ser distinguidos de outros do gênero Pseudochromis por sua coloração púrpura escura, bem como por conta de suas linhas pretas que percorrem da frente de suas bocas e passa através de cada um dos olhos.
É importante notar que o Orchid Dottyback, assim como os outros membros de sua família, são agressivos com quaisquer outras espécies que se aproximam de seus territórios. Então, é muito importante que o aquário possua rochas vivas para que eles possam se esconder e criar seus próprios territórios. Além disso, como eles gostam de ficar escondidos, é bem provável que você só consiga vê-los na hora da alimentação.
Ficha Técnica
Nome: Orchid Dottyback, Fridmani, Purple Dottyback, Magenta Dottyback, Strawberry Dottyback;
Nome Científico: Pseudochromis fridmani (Klausewitz, 1968);
Família: Pseudochromidae;
Origem da Espécie: Oceano Índico Ocidental (Mar Vermelho);
Comprimento: Até 6,3 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 – 7 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH;
Temperatura: Manter entre 22°C – 28°C;
Características
Alimentação
Apesar de ser um peixe carnívoro, o Orchid Dottyback tende a aceitar uma variedade enorme de alimentos. Eles irão ingerir rações em flocos enriquecidas com vitaminas, alimentos congelados e, principalmente, alimentos vivos, como camarões mysis e artêmias.
Esses peixes não são muito exigentes em relação a alimentação e irá devorar rapidamente qualquer alimento que você colocar no aquário. Além disso, procure alimentá-los pelo menos uma vez por dia com os alimentos vivos.
Por exemplo, no vídeo abaixo, é possível ver alguns filhotes da espécie se alimentando de alimentos congelados:
Separei algumas excelentes rações para esses peixes. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Orchid Dottyback é considerado um peixe semi-agressivo pela maioria dos aquaristas. Esse termo pode causar um pouco de confusão, então vamos tentar facilitar.
Essa espécie, no geral, tende a ter um temperamento agradável e são considerados os mais dóceis de todos os dottybacks, mas ainda assim possuem uma reputação de serem agressivos, em comparação com outras espécies marinhas.
Você deve esperar algum tipo de agressão quando outros peixes invadirem seus territórios. Mas por outro lado, eles vão se aclimatar muito bem à vida dentro de um aquário.
O Orchid Dottyback prefere nadar perto do fundo do aquário.
Compatibilidade
Por ser considerado um peixe semi-agressivo, você deve tomar um pouco de cuidado com seus companheiros de aquário.
Veja também:
Sobretudo, com base nas condições específicas e nos habitantes do seu aquário, eles podem ficar um pouco tímidos se houver espécies agressivas impedindo que eles possam se aclimatar adequadamente.
Você consegue manter vários peixes da mesma espécie dentro do mesmo aquário, no entanto, o recomendado é adicionar todos ao mesmo tempo e que eles possuam tamanho semelhante. Além disso, se for adicionar peixes menores, procure adicioná-los primeiro até que estabeleçam seus territórios.
O Orchid Dottyback é considerado um peixe seguro para aquários com recifes de corais.
Reprodução / Acasalamento
A reprodução desses peixes é bastante fácil, uma vez que são hermafroditas. Isso quer dizer que todos eles nascem fêmeas e se tornam machos de acordo com as necessidades de reprodução.
Então, quaisquer dois peixes que você adicionar no aquário serão capazes de reproduzir, desde que se deem bem. Depois que um casal se formar e começar a desovar, você pode esperar que eles repitam esse processo de desova quase todas as semanas.
As larvas eclodem após 4 dias e se metamorfoseiam por volta da 4° semana.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 75 litros para um exemplar dessa espécie. Por mais que sejam peixes pequenos, ainda assim gostam de passear pelo aquário quando se sentem seguros.
Assim como a maioria dos outros peixes que habitam recifes de corais, eles se dão melhor em ambientes repletos de rochas vivas para que possam se esconder e descansar fora da vista de possíveis predadores.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., 1986. Red Sea reef fishes. London, Immel Publishing. 192 p. (Ref. 8883)