Close Menu
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    MyAquariumMyAquarium
    • Home
    • Notícias
    • Artigos
      • Aquários de Água Doce
      • Aquário Marinho
      • Peixes
        • Peixes de Água Doce
        • Peixes de Água Salgada
      • Plantas
        • Low-Tech
        • High-Tech
      • Doenças
        • Bactérias
        • Parasitas
        • Protozoários
      • Invertebrados
        • Invertebrados de Água Doce
        • Invertebrados de Água Salgada
      • Corais
      • Anêmonas
    • Contato
    • Sobre
    • Português
      • Inglês
    MyAquariumMyAquarium
    Home»Peixes»Peixe Anjo Azul (Holacanthus bermudensis)
    Peixes

    Peixe Anjo Azul (Holacanthus bermudensis)

    Confira quais são as principais características e necessidades do Peixe-Anjo Azul.
    Adriano GolobPor Adriano Golob07/03/2023Nenhum comentário7 min de leitura
    Facebook Twitter Pinterest Telegram WhatsApp
    Peixe Anjo Azul Holacanthus bermudensis ficha técnica guia de cuidados

    O Peixe Anjo Azul (Holacanthus bermudensis) é um dos mais belos peixes encontrados nas águas ao norte do Caribe. A espécie é considerada bastante resistente, mas precisa de aquários relativamente grandes para prosperar.

    Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Peixe Anjo Azul. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.

    Índice

    Toggle
    • Ficha Técnica do Peixe Anjo Azul
      • Parâmetros da Água
      • Características
        • Distribuição e Habitat
        • Aparência
        • Alimentação
        • Temperamento / Comportamento
        • Compatibilidade
        • Dimorfismo Sexual
        • Acasalamento / Reprodução
        • Configuração do aquário
      • Referências Bibliográficas

    Ficha Técnica do Peixe Anjo Azul

    Nome: Peixe Anjo Azul, Peixe-Anjo-das-Bermudas, Blue Angelfish, Bermuda Blue Angelfish, Blue Angel, Corn Sugar Angelfish;

    Nome Científico: Holacanthus bermudensis (Goode, 1876);

    Família: Pomacanthidae;

    Origem da Espécie: Atlântico Ocidental (Bermudas, Bahamas e sul da Flórida, incluindo o México);

    Comprimento: Até 45 cm (comum: 35 cm);

    Expectativa de Vida: Até 20 anos;

    Nível de Dificuldade: Moderado;

    Parâmetros da Água

    pH: Manter entre 8.0 – 8.4;

    Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;

    Temperatura: Manter entre 21 – 28°C;

    Características

    Distribuição e Habitat

    O Peixe Anjo Azul foi descrito pela primeira vez por Goode em 1876. Ele é encontrado no Atlântico Ocidental nas Bermudas e nas Bahamas, e na costa leste da América do Norte, da Carolina do Norte ao sul da Flórida. Além desses locais, o Peixe Anjo Azul é encontrado também em Yucatán e ao longo da costa do Golfo do México.

    Os peixes mais jovens da espécie vivem em canais e recifes costeiros, enquanto os adultos vivem em afloramentos rochosos e recifes de corais. Os adultos gostam de viver em áreas com crescimento abundante de esponjas e gorgônias, ou perto de grandes cabeças de coral. Além disso, eles também vivem em recifes artificiais como, por exemplo, barcos afundados.

    O Peixe Anjo Azul habita locais com profundidades que variam entre 16 e 82 metros, mas alguns adultos preferem viver em profundidades de até 92 metros. Geralmente eles são vistos em pares, mas há casos em que são vistos em grandes haréns (um macho e várias fêmeas).

    Aparência

    O Peixe Anjo Azul possui corpo profundo, alongado e achatado, com barbatanas dorsal e anal lindamente estendidas. Ele pode atingir até 45 centímetros de comprimento, embora o tamanho comum em um aquário seja de 35 centímetros.

    Em relação as cores, o Peixe Anjo Azul possui coloração azul-marrom bem acentuado com um rosto amarelado e reflexos azuis. Há também uma variante bronzeada deste animal.

    A coloração normal do adulto inclui escamas com bordas azuis ou esverdeadas na maior parte do corpo, e escamas com bordas amareladas na região do meio. Alguns espécimes podem ter mais azul do que outros. O rosto é tipicamente amarelo brilhante com uma pequena “sombra” acima dos olhos e guelras com bordas azuis.

    O Peixe Anjo Azul juvenil é bem diferente do adulto. Os juvenis são azul escuro / preto com uma cauda amarela, uma área amarelada ao redor das nadadeiras peitorais e faixas verticais azuis brilhantes no corpo. Além disso, eles têm uma faixa vertical tão larga quanto o olho em azul escuro, com bordas azuis percorrendo todo o comprimento do rosto.

    Alimentação

    Onívoro. Na natureza, O Peixe Anjo Azul se alimenta de esponjas, além de algas e criaturas bentônicas. Por conta dessa dieta, os principais alimentos disponíveis para peixes ornamentais funcionam bem.

    Os peixes mais jovens são limpadores conhecidos por retirar parasitas de outras espécies. Além disso, eles também são muito territoriais, provavelmente por conta da criação dessas estações de limpeza. Eles também comem mais algas do que os peixes adultos, portanto, os alimentos fornecidos nessa fase devem conter quantidades maiores de spirulina, e não tanto de esponjas ou itens proteicos.

    Em um aquário, procure alimentar o Peixe Anjo Azul com rações de alta qualidade e que sejam enriquecidas com matéria vegetal. Além disso, esse peixe gosta bastante de Nori e pode comer brócolis frescos, que fornecerão vitaminas A e C.

    Você também pode complementar a dieta do peixe adicionando quantidades pequenas de alimentos proteicos, como artêmias e camarões mysis, além de peixes picados. Procure apenas usar com moderação esses tipos de alimentos.

    Os restos de comida do aquário devem ser removidos rapidamente, pois a qualidade da água é muito importante para esses peixes.

    Temperamento / Comportamento

    O Peixe Anjo Azul é considerado um animal semi-agressivo. Os mais jovens, por exemplo, são até mesmo muito mais agressivos do que os peixes adultos.

    Além disso, a espécie não é considerada segura para aquários com recifes de coral. Os adultos irão destruir todos os corais, enquanto os mais jovens os deixarão em paz.

    No geral, o Peixe Anjo Azul passará boa parte do tempo pastando em rochas vivas e se escondendo entre fendas e cavernas no aquário.

    Compatibilidade

    O Peixe Anjo Azul irá perseguir peixe pacíficos e que tenham formato, cor ou tamanho parecidos com ele. O interessante aqui é colocá-lo na companhia de outras espécies de temperamento semelhante.

    Peixes mais dóceis podem ser atacados, a menos que tenham muitos esconderijos e saibam como sair do seu caminho. A recomendação é adicionar o Peixe Anjo Azul por último, ou ao mesmo tempo que todos os outros peixes.

    A espécie será agressiva com outros peixes de seu gênero, no entanto, às vezes pode conviver com espécimes de diferentes tamanhos sem maiores problemas. O ideal aqui é adicionar os peixes menores primeiro e colocar uma divisória que separe-os do peixe maior. Você deve monitorar os sinais de agressividade!

    Os principais companheiros de aquário para o Peixe Anjo Azul incluem, por exemplo, Tangs, Bodiões, Donzelas, Wrasses e Dottybacks.

    Peixe Anjo Azul Holacanthus bermudensis ficha técnica guia de cuidados aquário

    Dimorfismo Sexual

    Os machos são geralmente maiores do que as fêmeas.

    Acasalamento / Reprodução

    Não há relatos de reprodução do Peixe Anjo Azul em cativeiro. Na natureza, os adultos geralmente são vistos em pares durante todo o ano, portanto, presume-se que o macho e a fêmea tenham uma relação monogâmica.

    O casal desova subindo lentamente na coluna d’água enquanto aproximam suas barrigas liberando grandes quantidades de óvulos e espermatozoides. Uma única fêmea pode liberar de 25 a 75 mil ovos todas as noites. Em um único ciclo de desova, uma fêmea pode liberar até dez milhões de ovos.

    Os ovos são transparentes, pelágicos e cada um deles contém uma gota de óleo para fornecer flutuabilidade. Os ovos, flutuando na coluna d’água, eclodirão entre 15 e 20 horas.

    Configuração do aquário

    O aquário para o Peixe Anjo Azul precisa ter no mínimo 680 litros. Os peixes mais jovens da espécie podem viver em 510 litros, mas precisarão ser movidos quando atingirem a fase adulta. Aquários com cerca de 900 e 1.100 litros ou mais, são os mais recomendados para o melhor desenvolvimento desse peixe.

    O ideal é que o aquário contenha muitas rochas vivas que formem esconderijos para o Peixe Anjo Azul se esconder, caso se sinta ameaçado. O estresse fará com que ele fique doente muito rapidamente.

    Além disso, o ambiente deve ter áreas abertas para que o peixe possa nadar livremente, então planeje bem a disposição das rochas. Não se esqueça de caprichar na iluminação e filtragem, pois na natureza, o Peixe Anjo Azul utiliza a luz do sol para absorver certas vitaminas e, assim, evitar o desenvolvimento de deficiências.

    Referências Bibliográficas

    Allen, G.R., 1985. Butterfly and angelfishes of the world. Vol. 2. 3rd edit. in English. Mergus Publishers, Melle, Germany. (Ref. 4858);

    Helmut Debelius, Rudie H. Kuiter, World Atlas of Marine Fishes, Hollywood Import & Export, Inc., 2006;

    Scott W. Michael, Angelfishes & Butterflyfishes: Reef Fishes Series , Microcosm Ltd, 2004;

    Dr. Gerald R. Allen, Butterfly and Angelfishes of the World Volume 2, Aquarium Systems; 3rd edition,1985;

    Post AnteriorPeixe Anjo Spotbreast (Genicanthus melanospilos)
    Próximo Post Flameback Angelfish (Centropyge acanthops)
    Adriano Golob

    Olá, espero que tenha gostado do conteúdo! Meu nome é Adriano e sou o criador do site MyAquarium. Comecei no hobby de aquarismo há cerca de 12 anos. O objetivo desse site é trazer conteúdo de qualidade e de fácil entendimento para todos os níveis de aquaristas. Aproveite para tirar suas dúvidas, será um prazer te ajudar!

    Posts Relacionados

    ficha técnica guia de cuidados Diagonal Butterflyfish Chaetodon fasciatus

    Diagonal Butterflyfish (Chaetodon fasciatus) – Ficha Técnica

    09/10/2023
    Tetra Yellowtail Alestopetersius caudalis ficha técnica guia de cuidados blog

    Tetra Yellowtail (Alestopetersius caudalis) – Ficha Técnica

    21/09/2023
    Tetra Jelly Bean Ladigesia roloffi ficha técnica guia de cuidados blog

    Tetra Jelly Bean (Ladigesia roloffi) – Ficha Técnica

    20/09/2023
    Deixe um comentário Cancelar Resposta

    Posts Mais Lidos

    peixes compatíveis com o lebiste guppy

    Confira 12 peixes compatíveis com o Lebiste (Guppy)

    25/02/2022
    Top 50 espécies de peixes de água doce para aquário

    Espécies de peixes de água doce para aquário: Top 50!

    25/10/2022
    peixes compatíveis acará bandeira pterophyllum scalare

    Confira 10 peixes compatíveis com o Acará Bandeira

    29/03/2021
    Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo blog 3

    Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo

    25/09/2023
    Facebook Instagram
    © 2025 MyAquarium. Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.