O Peixe Anjo Goldflake (Apolemichthys xanthopunctatus) é uma espécie de beleza única e famosa por sua incrível resistência, embora seja moderadamente difícil de cuidar.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Peixe Anjo Goldflake. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Peixe Anjo Goldflake
Nome: Peixe Anjo Goldflake, Goldspotted Angelfish, Goldflake Angelfish, Gold-Speckeled Angelfish, Gold-Splanged Angelfish;
Nome Científico: Apolemichthys xanthopunctatus (Burgess, 1973);
Família: Pomacanthidae;
Origem da Espécie: Oceano Pacífico;
Comprimento: Até 25 cm;
Expectativa de Vida: Entre 10 e 15 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.0 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Peixe Anjo Goldflake foi descrito pela primeira vez por Burgess em 1973. A espécie pertence ao gênero Apolemichthys, que atualmente possui cerca de 9 espécies descritas.
Esses peixes são encontrados no Oceano Pacífico entre as Ilhas Gilbert e Line, bem como nas Ilhas Phoenix e Christmas.
O Peixe Anjo Goldflake habita locais com profundidades que variam entre 10 e 65 metros. Ele gosta de lagoas e canais profundos, bem como encostas e declives de recifes externos. Os peixes mais jovens, por exemplo, gostam de viver em águas mais profundas, acima de 30 metros.
Na natureza, esses peixes se alimentam de algas bentônicas e ervas daninhas, juntamente de zoobenthos, esponjas e tunicados. Eles também podem ser vistos sozinhos, em pares ou até mesmo em pequenos grupos.
Aparência
O Peixe Anjo Goldflake possui corpo amarelado, salpicado com manchas de coloração amarelo-limão brilhante. A concentração de manchas costuma aumentar próximo da região da cabeça. A cabeça é amarelada com nariz e boca azulados, com uma mancha preta na testa acima da região dos olhos.
As nadadeiras dorsal, anal e caudal são pretas, com algumas das bordas sendo mais azuladas. As nadadeiras peitorais e pélvicas possuem coloração opaca.
Os peixes mais jovens são arredondados, com cores amareladas vibrantes. A barbatana caudal, anal e a parte posterior da barbatana dorsal são pretas. Próximo da parte de trás da barbatana dorsal há uma área preta que parece uma lágrima caindo no corpo, ficando com um formato irregular.
À medida que esses peixes se metamorfoseiam em adultos, eles mantêm a faixa preta na área da testa, mas perdem a outra faixa preta que se conecta a cada um dos olhos.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Peixe Anjo Goldflake se alimenta de algas bentônicas e ervas daninhas, zoobenthos, esponjas e tunicados. Em um aquário, ele vai adorar pastar algas em rochas vivas.
Cerca de dois terços da dieta desse peixe consiste em alimentos vegetais e cerca de um terço em esponjas, tunicados e alimentos proteicos. Por isso, é importante que você o alimente com uma variedade de alimentos incluindo, por exemplo, alimentos vivos, congelados e preparações. Você deve alimentá-lo com pequenas quantidades 2 ou 3 vezes por dia.
Eu recomendo que você alimente esse peixe com rações de alta qualidade enriquecidas com spirulina, além de material esponjosos e algas como, por exemplo, o Nori. Além disso, peixes picados, camarões mysis e artêmias são boas opções de alimento que você pode fornecer.
Temperamento / Comportamento
O Peixe Anjo Goldflake é o tipo de peixe que gosta de nadar em todas as regiões do aquário. No entanto, eu recomendo que você crie um ambiente com muitos esconderijos, pois assim ele se sentirá mais seguro e terá locais para se refugiar.
Embora os peixes mais jovens se saiam bem em aquários com recifes de corais, os adultos provavelmente comerão corais moles e duros, então eles não são uma boa escolha para esse tipo de ambiente.
Compatibilidade
O Peixe Anjo Goldflake é considerado semi-agressivo e irá incomodar espécies mais pacíficas. Além disso, ele lutará com outros membros de sua própria espécie, a menos que seja um par acasalado.
Se você for adicionar algum companheiro para o Goldflake, eu recomendo que você reorganize a decoração do aquário, pois ele é bastante territorial e uma reorganização pode trazer uma certa calmaria.
Além disso, eles devem ser os maiores peixes anjo do aquário.
Você pode misturar o Goldflake com espécies de Anthias, Peixe Palhaço, Tangs, Bodiões, bem como Dottybacks, Donzelas e Wrasses.
Dimorfismo Sexual
O Peixe Anjo Goldflake não apresenta dimorfismo sexual. As diferenças entre o macho e a fêmea são desconhecidas, embora o macho aparenta ser maior do que a fêmea.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Peixe Anjo Goldflake só dá certo em aquários realmente muito grandes. A maioria dos aquaristas não terão um aquário grande o suficiente para incentivar a desova desse peixe.
Geralmente, o Goldflake libera seus gametas simultaneamente ao anoitecer. O macho e a fêmea dançam e sobem a coluna d’água e liberam seus óvulos e espermatozoides perto da superfície.
A desova começa antes do pôr do sol com as fêmeas estendendo todas as nadadeiras enquanto nada ao lado do macho. O macho vai por baixo dela e acaricia sua barriga, e depois nada cerca de 6 a 10 centímetros. Então, a fêmea vira para o lado e ambos liberam uma nuvem branca de gametas contendo esperma e óvulos.
Tanto os machos quanto as fêmeas podem acasalar com vários outros peixes na mesma noite.
Configuração do aquário
O aquário para o Peixe Anjo Goldflake precisa ter no mínimo 379 litros para um exemplar. Um casal pode ser mantido em aquários com cerca de 500 litros.
Em relação a decoração, esses peixes se sairão melhor em um ambiente repleto de rochas vivas formando esconderijos e refúgios, mas é interessante que haja áreas abertas para que eles possam nadar livremente.
O Peixe Anjo Goldflake precisa de grandes quantidades de alimentos vegetais para se manter saudável e, por isso, é imprescindível que o aquário tenha uma boa iluminação para incentivar o crescimento de algas para que ele possa pastar.
No geral, esses peixes são bastante duráveis quando são fornecidas boas condições de água e várias refeições por dia. Realize trocas parciais de água com cerca de 10 a 15% a cada duas semanas em um aquário com cerca de 300 litros ou 20% em um ambiente com mais de 500 litros.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1985. Butterfly and angelfishes of the world. Vol. 2. 3rd edit. in English. Mergus Publishers, Melle, Germany. (Ref. 4858);
Apolemichthys xanthopunctatus, IUNC Red List, International Union for Conservation of Nature and Natural Resources;
Scott W. Michael, Angelfishes & Butterflyfishes: Reef Fishes Series , Microcosm Ltd, 2004;
Mark Allen, Roger Steene and Gerald R. Allen, A Guide to Angelfishes and Butterflyfishes , Odyssey Publishing, 1998;