O Peixe-Anjo Imperador (Pomacanthus Imperator) é um lindo peixe de águas tropicais encontrado em quase todo o mundo. A espécie, que pode atingir até 40 centímetros de comprimento, é considerada moderadamente difícil de cuidar e requer grandes espaços para viver.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Peixe-Anjo Imperador. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Peixe-Anjo Imperador
Nome: Peixe-Anjo Imperador, Emperor Angelfish, Imperator Angelfish, Imperial Angelfish;
Nome Científico: Pomacanthus Imperator (Bloch, 1787);
Família: Pomacanthidae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico;
Comprimento: Até 40 cm;
Expectativa de Vida: Até 21 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 5 – 10;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Peixe-Anjo Imperador foi descrito pela primeira vez por Bloch em 1787. Até 1933, por conta da diferença na aparência dos peixes mais jovens, ele era considerado uma espécie separada, conhecida como Pomacanthus nicobariensis.
Encontrados no Oceano Indo-Pacífico, estes peixes habitam desde o Mar Vermelho e a África Oriental até as Ilhas Havaianas. Além disso, eles podem ser vistos no sul do Japão e depois ao sul da Grande Barreira de Corais, Nova Caledônia e Ilhas Austrais.
Na natureza, os espécimes jovens do Peixe-Anjo Imperador habitam áreas de recifes de corais, com alguns deles sendo vistos limpando espécies de peixes maiores. Os adultos, por outro lado, podem ser vistos em fendas, saliências ou cavernas onde há um crescimento abundante de corais.
Normalmente, os adultos são vistos sozinhos, mas também ocorrem em pares, trios ou haréns formados por um macho com duas ou mais fêmeas. A profundidade onde esses peixes podem ser encontrados varia entre 1 e 80 metros. Esponjas, organismos incrustantes e tunicados são seus principais alimentos.
Até o momento, não houve relatos de reprodução ou criação da espécie em cativeiro.
Aparência
O Peixe-Anjo Imperador adulto possui o corpo profundo e ligeiramente alongado. Ele têm linhas horizontais amarelas e azuis em todo o corpo que começam logo atrás das brânquias e que vão até a barbatana caudal, que é amarela. A barbatana dorsal possui tons esbranquiçados.
A boca e a região do focinho são brancas, nitidamente recortadas por uma máscara preta com detalhes azuis que cobre os olhos. Há uma faixa vertical amarela que se estende para baixo na cabeça. Além disso, ele divide a máscara preta com um faixa vertical preta mais grossa que começa cerca de 1/4 do corpo e continua até as nadadeiras pélvicas.
Os juvenis são pretos com linhas verticais azuis claro e branco no rosto. Atrás da área branquial estão 3 bandas brancas mais grossas. A primeira é uma faixa curva que começa da nadadeira dorsal até a nadadeira anal, enquanto a segunda forma um “C” e a terceira um círculo branco próximo à nadadeira caudal. Entre essas faixas brancas estão outras faixas azuis claras mais finas. As barbatanas dorsal e anal possuem um padrão de favo de mel preto no centro aparado em azul claro. Além disso, ela possui uma borda superior branca.
Os sub-adultos se parecem com os peixes mais jovens, exceto que a barbatana caudal começa a ficar amarela no padrão do adulto. Traços verticais amarelos começam a aparecer no corpo, misturando-se ao padrão juvenil. O subadulto também se torna mais encorpado e redondo, como o adulto.
O Peixe-Anjo Imperador possui corpo profundo e pode atingir até 40 centímetros de comprimento na natureza, embora em cativeiro não ultrapasse os 30 centímetros. Sua expectativa de vida gira em torno de 21 anos em cativeiro.
Alimentação
Onívoro. O Peixe-Anjo Imperador se alimenta de uma grande variedade de alimentos na natureza incluindo, por exemplo, esponjas, organismos incrustantes, bem como algas, hidróides e briozoários. É importante que você procure alimentar este peixe com rações enriquecidas com spirulina, alimentos vivos e congelados. Alimentos que contenham nutrientes para realçar as cores dos peixes também são uma boa pedida.
Procure alimentar o Peixe-Anjo Imperador com 2 ou até 3 refeições por dia para manter a água com boa qualidade.
Temperamento / Comportamento
Na natureza, o Peixe-Anjo Imperador pode ser encontrado vivendo tanto sozinho, quanto em pares, trios ou haréns formados por um macho e duas ou mais fêmeas.
Em um aquário, a espécie costuma ser pacífica, embora possa ter comportamentos agressivos em relação a outros peixes-anjo. Como eles gostam de estabelecer territórios, devem ser os últimos peixes a serem adicionados no aquário.
Um peixe adulto pode viver bem com um peixe jovem da mesma espécie até que a cor dele mude, momento em que o adulto se tornará intolerante.
Compatibilidade
O Peixe-Anjo Imperador pode conviver com uma variedade enorme de espécies de peixes, porém assediará peixes menores como gobby, peixes-palhaço e blenny. Além disso, ele também pode se alimentar de corais LPS, SPS, a maioria dos corais moles, zoantídeos e amêijoas. Tome cuidado também ao tentar misturá-lo com camarões ou demais invertebrados, pois estes podem acabar se tornado alimento para o Imperador.
Alguns bons companheiros de aquário para o Peixe-Anjo Imperador incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
Os machos possuem o azul na frente da máscara do olho mais brilhante do que as fêmeas. No caso delas, o azul parece mais desbotado / acinzentado.
Acasalamento / Reprodução
Até o momento, não há relatos de reprodução do Peixe-Anjo Imperador em cativeiro, e a criação dos filhotes não foi bem-sucedida. Na verdade, a reprodução desses peixes só poderia ocorrer em grandes aquários públicos. A maioria dos aquaristas domésticos não terá um aquário grande o suficiente para incentivar a desova.
O casal do Peixe-Anjo Imperador só irá desovar uma vez por ano. Nas Ilhas Marshall, por exemplo, a desova ocorre entre agosto e setembro. Os machos terão 2 ou mais fêmeas em seu harém, com cada uma delas tendo seu próprio território.
É possível, como em outros Pomacanthus, que eles subam até a coluna d’água, circulem entre si e liberem seus gametas simultaneamente. As larvas flutuam em um estágio planctônico por algumas semanas antes de se transformarem em alevinos.
Os machos são conhecidos por “grunhir” quando descem da desova.
Configuração do aquário
O aquário para o Peixe-Anjo Imperador precisa ter no mínimo 470 litros para um único exemplar.
De um modo geral, manter estes peixes em cativeiro é um grande desafio, pois eles precisam de excelentes condições de água para prosperar. Além disso, eles precisam de muito espaço para nadar e esconderijos para se sentirem seguros.
As condições do aquário devem simular seu habitat natural, com uma iluminação certa, temperatura, água levemente alcalina e com um fluxo moderado, além de decorações como, por exemplo, rochas vivas e corais artificiais. Ainda sobre a iluminação, você deve colocar uma luminária que ilumine bem o ambiente, pois ajuda a realçar as cores dos peixes e a prevenir doenças.
É imprescindível que você crie fendas e cavernas para estes peixes explorarem. Além disso, elas irão ajudar a criar bloqueios visuais e deixar outras espécies nadarem livremente pelo aquário.
Referências Bibliográficas
Pomacanthus imperator (Bloch, 1787) Emperor angelfish, Fishbase;
Pomacanthus imperator, IUNC Red List, International Union for Conservation of Nature and Natural Resources;
Scott W. Michael, Angelfishes & Butterflyfishes: Reef Fishes Series , Microcosm Ltd, 2004;
Dr. Gerald R. Allen, Butterfly and Angelfishes of the World Volume 2, Aquarium Systems; 3rd edition,1985;