O Peixe Anjo Majestoso (Pomacanthus navarchus) é um dos peixes marinhos mais incríveis para se criar em aquários. Quando atinge a fase adulta, esse peixe adquire cores lindas e muito chamativas, sendo considerado um dos animais mais lindos para se ter em um aquário marinho.
Na natureza, esses peixes podem ser encontrados sozinhos ou nadando em pares. Os mais jovens são bem solitários e costumam ficar escondidos, onde habitam cavernas costeiras muito rasas com crescimento acentuado de algas. Os adultos, por outro lado, habitam áreas repletas de corais, como encostas protegidas de recifes externos e canais, mas nunca muito longe de cavernas e fendas.
Além disso, o espécime adulto terá cor amarelo brilhante nas laterais e nas costas, incluindo a barbatana dorsal e caudal. Um azul intenso pode ser visto em suas cabeças, nadadeiras peitorais, pélvicas e anais. O Peixe Anjo Majestoso possui cores tão chamativas que parece que alguém pegou uma caneta com cor neon azul claro e delineou o corpo do animal. Incrível! Os peixes mais jovens são pretos com listras verticais azuis claras laterais e às vezes o tom amarelado pode aparecer.
No geral, essa espécie é considerada moderadamente difícil de se manter em um aquário, devido à dificuldade para manter uma água de alta qualidade, juntamente com uma iluminação potente para ambientes com recifes de corais e um espaço grande para abrigá-los.
Ficha Técnica
Nome: Peixe Anjo Majestoso, Bluegirdled Angelfish, Majestic Angelfish, Navarchus Angelfish;
Nome Científico: Pomacanthus navarchus (Cuvier, 1831);
Família: Pomacanthidae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico (Indonésia até a Papua-Nova Guiné, Filipinas, sul da Grande Barreira de Corais);
Comprimento: Até 28 cm;
Expectativa de Vida: Até 15 anos;
Nível de Cuidado: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH;
Temperatura: Manter entre 23°C – 27°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Peixe Anjo Majestoso se alimenta de esponjas e tunicados. É importante que você o alimente com todos os tipos de alimentos vivos, congelados e preparações para peixes marinhos.
Procure alimentá-los com alimentos à base de vegetais, bem como outros ricos em proteínas, como lulas picadas, vieiras e camarões. Você também pode alimentá-los com preparações feitas com mexilhões, camarões, lulas e espinafre.
Se o Peixe Anjo Majestoso não estiver comendo, experimente artêmias vivas. Além disso, você também pode fornecer camarões mysis congelados, macro algas vermelhas ou moluscos.
Há diversas rações disponíveis para esse tipo de peixe em pet shops. Basta fazer uma pesquisa rápida para encontrá-las.
Separei algumas rações pra você dar uma olhada. Caso queira comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Peixe Anjo Majestoso é considerado uma espécie semi-agressiva. Embora inicialmente seja muito tímido, uma vez que esteja aclimatado ao ambiente em cativeiro, torna-se agressivo com outros peixes de formato semelhante.
Procure mantê-lo sozinho ou em pares dentro do aquário.
Veja também:
Compatibilidade
Na natureza, o Peixe Anjo Majestoso é um animal bastante solitário, mas quando está em um aquário, pode se tornar territorial e atacar outros peixes que possuem formato semelhante. Então, você deve evitar quaisquer peixes parecidos com eles ou que sejam muito menores.
Dada a sua agressividade inata, este peixe é mais adequado para ser criado em um aquário próprio para a espécie. Quanto maior for a área disponível, menor será a probabilidade de atacar seus companheiros.
Além disso, eles não são considerados bons candidatos para compor aquários com recifes de corais. Eles irão se alimentar das esponjas e corais e quase certamente irá beliscar moluscos e outros tipos de crustáceos.
Reprodução / Acasalamento
Até o momento, não há relatos de reprodução desses peixes em cativeiro. Sabe-se que durante o processo de reprodução, o macho costuma nadar ao redor da fêmea, executando uma dança em um padrão circular.
Eventualmente, ela se sentirá compelida a nadar em direção a ele, e então o macho irá acariciar sua barriga para incentivá-la a colocar seus ovos. Essa atividade pode ser vista em aquários com mais de 400 litros, mas as larvas desses peixes quase nunca sobrevivem.
Veja também:
Configuração do aquário
O aquário precisará ter no mínimo 380 litros para um único exemplar ou cerca de 680 litros para um casal da espécie.
O Peixe Anjo Majestoso prefere ambientes repletos de rochas vivas para que possa pastar e se esconder. Além disso, eles não possuem requisitos específicos em relação a filtragem, ou seja, ela pode ser tanto forte quanto fraca.
A iluminação irá depender do tipo de ambiente que você está montando, mas certifique-se de prover iluminação suficiente para que haja um crescimento de algas, já que esses peixes adoram comê-las.
Referências
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602)