O Peixe Anjo Spotbreast (Genicanthus melanospilos) é um excelente peixe para se ter em aquários com recifes de corais. No entanto, ele deve ser mantido apenas em espaços relativamente grandes, e precisa de algas para pastar e muitos esconderijos para se sentir seguro e confortável.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Peixe Anjo Spotbreast. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Peixe Anjo Spotbreast
Nome: Peixe Anjo Spotbreast, Spotbreast Angelfish, Blackspot Angelfish, Blackspot Lyretail Angelfish;
Nome Científico: Genicanthus melanospilos (Bleeker, 1857);
Família: Pomacanthidae;
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental, Oceano Índico;
Comprimento: Até 18 cm;
Expectativa de Vida: Entre 10 e 15 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza da água: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 23 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Peixe Anjo Spotbreast é encontrado no Oceano Índico e Pacífico. A espécie habita todo o arquipélago malaio no sudoeste, no Extremo Oriente até Fiji, ao norte até as Ilhas Ryukyu e ao sul da Austrália.
Em águas australianas, é encontrado no Oceano Índico das Ilhas Cocos (Keeling) e na Ilhas Christmas, bem como no Recife Ashmore no Mar de Timor e na Grande Barreira de Corais.
O Peixe Anjo Spotbreast habita águas com profundidades que variam entre 20 e 80 metros. Ele gosta de viver em áreas ricas em corais nas encostas externas de recifes e declives. Os adultos, por exemplo, normalmente vivem em haréns compostos por um macho e várias fêmeas. Na natureza, eles se alimentam de zooplâncton.
Aparência
Assim como todos os outros peixes anjo, o Spotbreast é um hermafrodita protoginoso, ou seja, ele nasce fêmea e o peixe dominante se torna macho.
Os machos e as fêmeas do Peixe Anjo Spotbreast apresentam coloração diferenciada. Os machos, por exemplo, possuem cor de fundo branca azulada no corpo com muitas listras verticais pretas avermelhadas. As nadadeiras dorsal, caudal e anal são marcadas com manchas amarelas e a nadadeira caudal possui tom amarelo claro com bordas azuis, além de longos lóbulos filamentosos. Além disso, os machos também apresentam uma mancha preta bem destacada no peito perto da base das nadadeiras pélvicas.
As fêmeas, por outro lado, possuem a metade dorsal do corpo amarelado, enquanto ventralmente é branco-azulado. A cauda é azulada com uma faixa preta ao longo das margens inferior e superior.
Em ambos os sexos, a cauda bifurcada se estreita na base para criar a famosa “cauda de andorinha”. A barbatana dorsal contém 15 espinhos e entre 15 – 17 raios moles, enquanto a barbatana anal têm 3 espinhos e 17 – 18 raios moles.
O Peixe Anjo Spotbreast pode atingir um comprimento total de 18 centímetros e viver entre 10 e 15 anos.
Alimentação
Na natureza, o Peixe Anjo Spotbreast se alimenta de zooplâncton. Embora replicar essa fonte de alimento em cativeiro possa ser algo complexo, esse peixe aceitará uma grande variedade de alimentos.
Você pode oferecer rações enriquecidas com spirulina, bem como Nori, além de alimentos congelados, como artêmias e camarões mysis.
Abaixo, confira algumas excelentes rações disponíveis para o Peixe Anjo Spotbreast:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Spotbreast é considerado um peixe pacífico, embora deva ser mantido em pares (um macho com uma fêmea), ou em haréns formados por um macho e várias fêmeas.
Esses peixes gostam de passar a maior parte do tempo pastando algas nas rochas vivas.
Compatibilidade
O Peixe Anjo Spotbreast é considerado bastante seguro para aquários com recifes de corais. Ele deixará em paz corais duros e moles (invertebrados sésseis). Além disso, ele pode conviver na companhia de outras espécies, incluindo os gêneros Pomacanthus, Holacanthus e Centropyge.
Dimorfismo Sexual
O Peixe Anjo Spotbreast é um peixe hermafrodita, ou seja, ele nasce fêmea e se torna macho quando há a necessidade.
Os machos possuem faixas verticais pretas em um corpo claro e na parte superior da cabeça até a área dos olhos. As nadadeiras possuem margens azuladas, cauda de andorinha com coloração amarelada, assim como também manchas laranjas na base e uma mancha preta no peito, bem na frente das nadadeiras pélvicas.
As fêmeas possuem o dorso amarelado, ventre azul claro e cauda de andorinha azul com lóbulos superiores e inferiores pretos.
Acasalamento / Reprodução
Não há relatos de reprodução da espécie em cativeiro.
Configuração do aquário
O aquário para o Peixe Anjo Spotbreast precisa ter no mínimo 700 litros para um único indivíduo ou par, com muitos esconderijos formados com rochas vivas. É importante que o ambiente também tenha grandes áreas abertas para que ele possa nadar livremente.
Esses peixes vivem muito bem em aquários com recifes de corais, e passarão a maior parte do tempo pastando algas. No entanto, você deve ficar de olho nos níveis de amônia e nitrito, pois eles não toleram picos desses compostos químicos.
Referências Bibliográficas
Steene, RC , 1978. Butterfly and angelfishes of the world. AH & AW Reed Pty Ltd., Austrália. vol. 1. 144 p. (Ref. 4859);