O Peixe Borboleta Limão (Chaetodon miliaris) é uma espécie encontrada nas Ilhas havaianas e no Atol Johnston, onde vive em profundidades que podem chegar aos 250 metros. Embora eles vivam em um espaço reduzido na natureza, ainda assim é bastante comum em todo o Havaí, sendo uma espécie considerada de “menor preocupação” pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Nos mares, esses animais costumam viver em grandes cardumes se alimentando de zooplâncton, vermes e pequenos invertebrados. Além disso, não são considerados peixes territoriais, formando grupos para se alimentar em locais específicos dos recifes.
O Peixe Borboleta Limão apresenta cor esbranquiçada ou amarela, com várias fileiras verticais de manchas escuras nos flancos. Uma faixa preta larga vai de cima do olho até a base do opérculo, e há uma grande mancha no pedúnculo caudal.
Continue lendo para conhecer as principais características e necessidades dessa interessante espécie marinha.
Ficha Técnica
Nome: Peixe Borboleta Limão, Lemon Butterflyfish, Millet Butterflyfish;
Nome Científico: Chaetodon miliaris (Quoy & Gaimard, 1825);
Família: Chaetodontidae;
Origem da Espécie: Encontrado no Oceano Pacífico (Atol Johnston e Havaí);
Comprimento: Até 13 cm;
Expectativa de Vida: Desconhecida;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 5.5 – 7.5;
Dureza de Carbonatos: Entre 1° – 20° dKH;
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Peixe Borboleta Limão se alimenta de pequenos invertebrados, crustáceos e algas.
Sobretudo, como é considerado um animal que se adapta rapidamente à vida no aquário, ele irá aceitar qualquer tipo de alimento que você puder fornecer.
O sucesso na criação desses peixes está na variedade de alimentos, por isso, você deve fornecer rações para herbívoros marinhos e carnívoros, mas particularmente aquelas que têm ingredientes que realçam as cores e que sejam enriquecidas com vitaminas.
Esse tipo de alimento é essencial para manter a cor amarelo vibrante desses animais, que tende a desaparecer em cativeiro.
Abaixo, selecionei algumas excelentes rações para essa espécie. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
Assim como a maioria dos outros peixes da família Chaetodontidae , o Peixe Borboleta Limão é um animai bastante tranquilo. No entanto, caso esteja sendo atacado por algum outro peixe no aquário, ele pode se recusar a comer.
Você também pode manter mais de um exemplar da espécie no aquário, mas todos devem ser adicionados juntos.
Veja também:
Compatibilidade
O Peixe Borboleta Limão é uma espécie costeira bastante comum encontrada nas ilhas havaianas. Por ser um dos mais fáceis de se manter em aquários, você deve tomar cuidado com seus companheiros.
Caso queira colocá-lo em um aquário comunitário, certifique-se de que ele esteja na companhia de outros peixes pacíficos da mesma região e que possuam tamanho semelhante. Além disso, evite colocá-los em aquários com recifes de corais, pois eles podem beliscá-los.
Reprodução / Acasalamento
Embora seus hábitos reprodutivos ainda sejam desconhecidos, sabe-se que eles se reproduzem entre janeiro e maio, mas que os peixes mais jovens são encontrados nas áreas internas dos recifes nos meses de abril e junho.
Tamanho do aquário
O aquário deve ter no mínimo 280 litros para um único exemplar da espécie.
O ambiente deve ser montado com rochas vivas formando muitos esconderijos. No entanto, lembre-se de deixar espaços abertos na frente do aquário para que eles tenham um local para se exercitarem.
Referências Bibliográficas
Jordan, D.S. and B.W. Evermann, 1973. The shore fishes of Hawaii. Charles E. Tuttle Company, Rutland, Vermont. 392 p. (Ref. 2826)