O Peixe-borboleta Listrado (Chaetodon mitratus) é um peixe muito bonito e atraente aos olhos daqueles que procuram exemplares únicos para o aquário. Embora seja um peixe muito popular entre os aquaristas, este incrível morador das profundezas é bastante raro e cobra um preço alto por isso.
Esses peixes podem atingir cerca de 14 cm e, além disso, possuem uma forma triangular com fortes listras amarelas, pretas e laranjas.
Essa espécie pode viver por muitos anos caso seja bem cuidada, assim como também pode conviver com vários outros peixes em um mesmo aquário. No entanto, eles precisam de um bom espaço para nadar e também que o aquário seja bem estabilizado. Se forem fornecidas condições ideais para esses peixes, eles se tornarão excelentes animais de estimação.
Ficha Técnica
Nome: Peixe-borboleta Listrado, peixe-borboleta indiano, Black and Yellow Butterflyfish
Nome Científico: Chaetodon mitratus (Günther, 1860)
Família: Chaetodontidae
Origem da Espécie: Eles são encontrados no Oceano Índico; África Oriental, África do Sul, ao longo das ilhas oceânicas de Madagascar, assim como também nas Maldivas, Chagos, Maurício, Sri Lanka, ao Mar de Andamão e Índia.
Comprimento: Até 14 cm
Expectativa de Vida: O tempo médio é de 5 e 7 anos, mas podem viver até os 12 anos com os devidos cuidados.
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado.
Alimentação: O Peixe-borboleta Listrado é onívoro. Na natureza, por exemplo, se alimentam de invertebrados bentônicos e materiais planctônicos. Nos aquários, eles não precisam de nenhum alimento especial, já que aceitam prontamente uma grande variedade deles, mas procure oferecer rações em flocos ou pellets e algum tipo de alimento vegetal, como o Nori.
Procure alimentá-lo pelo menos duas vezes por dia, mas caso seja um peixe mais jovem, alimente-o de três a quatro vezes.
Temperamento / Comportamento: O Peixe-borboleta Listrado não precisa de nenhum cuidado ou técnica especial para mantê-lo em um aquário. Embora não seja um nadador muito rápido, eles gostam de vasculhar todos os cantos, passando boa parte do tempo em águas abertas e entrando e saindo de fendas.
De fato, devido ao comportamento pacífico, o Peixe-borboleta Listrado pode conviver com uma boa variedade de peixes.
Compatibilidade: Essa espécie não é recomendada para aquários com recifes de corais, já que podem atacar corais duros, camarões ou outros tipos de invertebrados. Por isso, eles viverão bem melhor em um aquário que possua apenas peixes compatíveis, que seja bem decorado com rochas vivas e que tenha muitos esconderijos.
Veja também:
Sobretudo, por não ser uma espécie agressiva, procure colocá-los com peixes que não sejam agressivos. Portanto, qualquer um da família Chaetodontidae pode ser mantido com eles, além de peixes menores e não agressivos, como gobies, wrasses, royal grammas, e basslets.
O Peixe-borboleta Listrado pode conviver também com peixes maiores e territoriais, por exemplo, Pomacanthus e Holacanthus.
Evite apenas peixes muito pequenos e invertebrados.
Reprodução / Acasalamento: Não há relatos sobre a reprodução desse peixe em cativeiro.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 208 litros para um único exemplar e, além disso, deve ser bem decorado com rochas vivas e com muitos esconderijos, mesmo para os adultos.
Esses peixes não costumam ser comedores de corais, mas podem beliscar pólipos de algumas espécies rochosas, portanto, evite colocá-los em um aquário que contenha um número grande de corais.
O Peixe-borboleta Listrado não gosta de águas muito agitadas, por isso, procure deixar um fluxo lento.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1985. Butterfly and angelfishes of the world. Vol. 2. 3rd edit. in English. Mergus Publishers, Melle, Germany. (Ref. 4858)