O Peixe Borboleta Mascarado (Chaetodon semilarvatus) é uma linda espécie encontrada no Oceano Índico, mais especificamente no Mar Vermelho e no Golfo de Áden. Esse peixe costuma ser visto em áreas onde há crescimento abundante de corais e gosta de ficar sob as saliências de corais do gênero Acropora.
Para os fotógrafos de plantão, o Peixe Borboleta Mascarado é considerado um dos preferidos para fotografias, pois eles são fáceis de observar, e geralmente são bem destemidos, tornando fácil a aproximação. Por mais que sejam peixes muito procurados por aquaristas, ainda assim são animais que possuem um custo bem elevado.
Na natureza, essa espécie é encontrada em encostas de recifes e pode ser vista em grandes grupos com cerca de 20 ou mais indivíduos. No entanto, na maioria das vezes, eles são encontrados em pares. Além disso, você consegue observá-los descansando quase que imóveis sob grandes corais pela manhã, e tornando-se mais ativo no final da tarde.
Ficha Técnica
Nome: Peixe Borboleta Mascarado, Golden Butterflyfish, Masked Butterflyfish, Bluecheek Butterflyfish, Blue Mask Butterflyfish;
Nome Científico: Chaetodon semilarvatus (Cuvier, 1831);
Família: Chaetodontidae;
Origem da Espécie: Oceano Índico Ocidental (Mar Vermelho e Golfo de Áden);
Comprimento: Até 23 cm (comum: 15 cm);
Expectativa de Vida: Até 12 anos com os devidos cuidados;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Não informado;
Temperatura: Manter entre 23°C – 26°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Peixe Borboleta Mascarado se alimenta de pólipos de corais vivos, assim como também de invertebrados sésseis e zooplâncton. Nos aquários, você pode fornecer uma ração em flocos de alta qualidade, camarões e Nori.
Uma vez que estejam aclimatados ao ambiente em cativeiro, eles se tornarão muito resistentes e irão viver por muitos anos. Procure alimentá-los pelo menos duas vezes ao dia e, se for um peixe mais jovem, você pode oferecer até quatro porções de alimento por dia.
Abaixo, separei algumas das melhores rações disponíveis para esses peixes. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Peixe Borboleta Mascarado não é uma espécie indicada para recifes de corais. Embora ele possa ser mantido nesse tipo de ambiente, ainda assim pode beliscar algumas espécies de corais moles e duros. Além disso, ele é um peixe bastante agressivo, então você deve tomar um pouco de cuidado na hora de selecionar seus companheiros de aquário.
O Peixe Borboleta Mascarado pode conviver em pares ou pequenos grupos. No entanto, o aquário precisa ser realmente grande para comportá-los e também deve ter muitas áreas abertas, já que eles costumam nadar por todos os cantos.
Compatibilidade
Em relação aos companheiros de aquário, você deve tomar um certo cuidado, pois essa espécie costuma ser territorial e pode agredir outros peixes-borboleta que estiverem junto deles.
Veja também:
Os peixes compatíveis devem ter tamanho e temperamento semelhantes ao dele. Então, você consegue mantê-lo com membros das famílias Pomacanthidae e Chaetodontidae.
Peixes menores não agressivos como os gobies e alguns wrasses são bons peixes para conviver com o Peixe Borboleta Mascarado. Evite apenas espécies mais territoriais, como dottybacks.
Reprodução / Acasalamento
Não há relatos de reprodução desses peixes em cativeiro. No entanto, sabe-se que esses animais liberam seus ovos minúsculos na coluna d’água, onde flutuam pela corrente marítima até eclodirem. Então, após a eclosão, os filhotes entram em um estágio conhecido como pós-larval, onde seu corpo fica coberto por grandes placas ósseas.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 380 litros para um único exemplar dessa espécie.
Nenhum cuidado ou técnica especial é necessária para manter este peixe saudável. Embora não seja um nadador muito rápido, ele gosta de nadar em áreas abertas, além de entrar e sair de fendas e cavernas.
Portanto, o aquário deve ser decorado com muitas rochas vivas, mas também deve conter áreas abertas para que eles possam nadar livremente. Além disso, o Peixe Borboleta Mascarado pode se alimentar de corais, então, tenha certa cautela na hora de adicioná-los.
Referências Bibliográficas
Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p. (Ref. 4537)
1 comentário
Agradeço as especificações.. estou preparando um aquário para ter dó e exemplares desse magnífico peixe e um anjo imperador…. aquário 2.50x40x40 equipamentos octopus. caverna de galhadas de esqueleto de corais , rochas e corais softs .amplo espaço livre tbm. ..ele belisca anêmona?