O Peixe-Cirurgião / Doctorfish (Acanthurus chirurgus) é uma excelente escolha para aquários com recifes de corais. Se você já estiver familiarizado com outros exemplares de Tangs (Cirurgiões), não terá problemas em criar esse carinha.
Nativo das águas do Atlântico e do Golfo do México, o Peixe-Cirurgião pode ser visto em recifes rasos, geralmente acompanhado de outros peixes da espécie. Na natureza, esse peixe se alimenta de algas que crescem entre rochas e recifes em profundidades que podem chegar aos 40 metros. Não é muito difícil encontrá-lo na companhia de outras espécies de peixes em seu habitat natural.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades do Peixe-Cirurgião / Doctorfish.
Ficha Técnica do Peixe-Cirurgião / Doctorfish
Nome: Peixe-Cirurgião, Doctorfish;
Nome Científico: Acanthurus chirurgus (Bloch, 1787);
Família: Acanthuridae;
Origem da Espécie: Atlântico Ocidental (Massachusetts (EUA), Bermudas e norte do Golfo do México);
Comprimento: Até 39 cm;
Expectativa de Vida: Até 7 anos em cativeiro, mas na natureza alcançam até 43 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Aparência
O Peixe-Cirurgião possui o mesmo formato usual dos outros de sua família, mas ele não costuma ter cores muito destacadas.
Você poderá encontrá-lo nas cores cinza azulado ou marrom com 10 – 12 faixas escuras nas laterais. Além dessas faixas, o único destaque fica pelo anel azul ao redor do “bisturi” em seu pedúnculo caudal (a espinha dorsal que dá nome a todo peixe-cirurgião).
Os tons de marrom mais escuro mudam para um azul mais claro quando o peixe se move entre os recifes de coral. Às vezes, um macho do grupo pode apresentar uma coloração mais brilhante para afirmar seu domínio dentre os demais.
O Peixe-Cirurgião realiza suas mudanças de cor por meio de iridóforos em suas escamas. Todos os peixes possuem esses cromatóforos especializados (pigmentos coloridos) em graus variados. Os iridóforos controlam a quantidade de reflexão ou “brilho” nas escamas.
À medida que o Doctorfish abre ou fecha seus iridóforos, ele fica mais claro (azul) ou mais escuro (preto). Ele costuma mudar de cor para comunicação dentro de seu grupo e representa seu humor quando alojado sozinho no aquário.
Alimentação
Onívoro. O Peixe-Cirurgião ama algas. Quando ainda é um peixe jovem, deixar de fornecer quantidades adequadas de alimentos para peixes herbívoros pode causar a sua morte.
Essa espécie possui dentes projetados exclusivamente para arrancar as algas das rochas, e costuma passar a maior parte do dia pastando em busca delas.
É bem provável que você não tenha algas crescendo o suficiente para sustentar um peixe desse em um aquário, portanto, precisará complementar sua dieta. Eu recomendo que você forneça Nori pelo menos 2 – 3 vezes por semana para complementar sua alimentação.
Por ser um peixe onívoro, você precisará fornecer algumas fontes de proteína para manter seu metabolismo ativo. Para esse tipo de alimento, você pode fornecer 2 – 3 vezes por dia para evitar que eles comecem a olhar para seus companheiros de aquário.
Alguns dos principais alimentos vivos e congelados para esses peixes incluem, por exemplo:
- Artêmias;
- Mexilhões
- Camarões Mysis;
Um detalhe interessante sobre o Peixe-Cirurgião é que ele engole a comida inteira. Então, para que serve aqueles dentes especiais? Eles não servem para mastigar, mas para arrancar as algas de suas estruturas.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Doctorfish:
Última atualização em 2024-10-30 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Na natureza, o Doctorfish costuma nadar em grupos. Esses peixes se espalham por leitos de ervas marinhas e recifes de coral, sempre mesclando entre as rochas e a areia. Muitas vezes você os encontrará na companhia de inúmeras outras espécies de peixes.
Quando ainda são jovens, o Doctorfish costuma limpar outros habitantes do oceano. Ele remove parasitas e algas de tartarugas verdes, por exemplo. Muitas vezes você o verá trabalhando ao redor da cabeça, nadadeiras e ao longo de todo o casco desses animais.
Uma vez que o peixe atinge a fase adulta, ele vai até as estações de limpeza para ser limpo, ao invés de limpar. E é aí que o hábito de mudar de cor é útil. O Peixe-Cirurgião ajusta os tons de suas escamas para indicar áreas problemáticas, permitindo que gobies e outros peixes limpadores se concentrem nos parasitas.
Infelizmente, a camaradagem observada na natureza não se estende aos aquários domésticos. A menos que você monte um aquário ENORME – completo com espaço de sobra para todos estabelecerem seu território – é melhor manter um único exemplar da espécie.
Compatibilidade
Ao contrário da maioria dos cirurgiões, você pode manter o Doctorfish com outras espécies de Acanthurus. Por ter um temperamento moderado, ele irá tolerar os peixes que costumam viver nos mesmos ambientes de recifes. Podemos incluir, por exemplo:
- Espécies de Angelfish;
- Anthias;
- Peixe-Palhaço;
- Donzelas;
- Gobies;
Embora o Doctorfish não se alimente estritamente de algas, ele ficará agressivo caso sinta que a comida está em falta.
Dimorfismo Sexual
O macho e a fêmea do Doctorfish têm a mesma aparência.
Acasalamento / Reprodução
Fazer com que o Doctorfish se reproduza em cativeiro é uma tarefa bastante difícil. E isso acontece porque você precisa de um grupo (e ele não gosta muito de seus companheiros quando está em um aquário).
Na natureza, esses peixes se reproduzem em grupos durante a madrugada. Os ovos fertilizados flutuam por 24 horas antes de eclodirem. Então, as larvas emergem e se juntam à parte ativa do plâncton. No entanto, elas não se parecem em NADA com os peixes adultos.
Leva cerca de uma semana para as larvas se metamorfosearem em peixes jovens. Então, elas flutuam para a costa e se acomodam em recifes. E esse rápido crescimento continua! No momento em que atingem nove meses de idade, se tornam sexualmente maduros.
Configuração do aquário
Como você precisa oferecer o máximo de espaço possível para que esse peixe possa pastar e nadar, o tamanho de aquário mínimo para manter um único Doctorfish deve ter 380 litros. Agora, caso queira montar um ambiente comunitário com diversas outras espécies, precisará de um aquário muito maior.
O Peixe-Cirurgião possui dentes especializados que lhe permite retirar as algas das rochas e outras estruturas. Portanto, isso o torna perfeito para manter em um aquário com recifes de coral. E como ele não está muito interessado em atingir os pólipos, você não precisará se preocupar com danos às suas adições de SPS ou LPS.
No entanto, você precisa ficar de olho nos invertebrados. O Doctorfish pode ser um excelente comedor de algas, mas é um peixe onívoro, não herbívoro. E não há nada que ele não goste mais do que um delicioso molusco. Você pode encontrá-lo tentando abrir seus mexilhões ou amêijoas. Contanto que o peixe seja bem alimentado, você não terá problemas com isso!
Durante a noite, o Doctorfish gosta de se retirar para as fendas e cavernas do aquário. Por isso, embora o aquário precise ter áreas abertas para o peixe nadar, ainda assim se faz necessário adicionar estruturas com rochas vivas para criar o cenário ideal.
Referências Bibliográficas
Robins, C.R. and G.C. Ray, 1986. A field guide to Atlantic coast fishes of North America. Houghton Mifflin Company, Boston, U.S.A. 354 p. (Ref. 7251);
Fenner, B. “The Tangs, Surgeons, Doctorfishes of the Genus Acanthurus Part 1, Part 2.” Wet Web Media;
Kuiter, R.H. and Debelius, H. 2001. Surgeonfishes, Rabbitfishes, and Their Relatives;