Índice
TogglePeixe-leão anão (Dendrochirus Brachypterus)
Descrição
Nome: Peixe-leão anão
Nome Científico: Dendrochirus Brachypterus
Família: Scorpaenidae
Origem da Espécie: Oceano Indo-Pacífico e Mar Vermelho
pH: Manter o pH da água entre 8.1 e 8.4
Dureza da Água: 6 a 10 °GH
Temperatura: 21ºC a 27ºC
Expectativa de Vida: Não informado
Comprimento: Em cativeiro até 17 cm.
Características
Alimentação: Carnívoro. Adapta-se facilmente a dieta do aquário. Comem carne de peixe, camarão ou carne de caranguejo. Camarão e atum fresco (não enlatados) estão entre os alimentos preferidos para essa espécie.
Comportamento: Com uma grande inteligência e personalidade, são exímios predadores, e podem se tornar verdadeiros animais de estimação, pedindo comida e, em geral, se exibindo diante do seu dono. Não é recomendado para aquários de recife, pois é muito provável que coma peixes menores do que ele. É sociável com os peixes maiores. Recomenda-se ter apenas um exemplar da espécie no aquário.
Reprodução: Foi relatado o fato em cativeiro, com um macho para várias fêmeas de forma semelhante ao que acontece com os ciclídeos de água doce.
Tamanho do aquário: Recomendado aquário acima de 300 litros. Necessitam de bastante espaço para nadar.
ATENÇÃO: Os primeiros 11 espinhos deste e de outros membros do gênero são construídos de maneira similar a agulhas hipodérmicas, e são equipados com sacos envenenados. Embora seja improvável que o envenenamento por este peixe seja fatal para os seres humanos, é muito doloroso. Caso ocorra, mergulhe a área afetada em água quente para desnatura o veneno e procure atendimento médico imediatamente.