Close Menu
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    MyAquariumMyAquarium
    • Home
    • Notícias
    • Artigos
      • Aquários de Água Doce
      • Aquário Marinho
      • Peixes
        • Peixes de Água Doce
        • Peixes de Água Salgada
      • Plantas
        • Low-Tech
        • High-Tech
      • Doenças
        • Bactérias
        • Parasitas
        • Protozoários
      • Invertebrados
        • Invertebrados de Água Doce
        • Invertebrados de Água Salgada
      • Corais
      • Anêmonas
    • Contato
    • Sobre
    • Português
      • Inglês
    MyAquariumMyAquarium
    Home»Peixes»Potter’s Angelfish (Centropyge potteri)
    Peixes

    Potter’s Angelfish (Centropyge potteri)

    Confira quais são as principais características e necessidades do Potter’s Angelfish.
    Adriano GolobPor Adriano Golob31/07/2019Atualizado:30/03/2023Nenhum comentário6 min de leitura
    Facebook Twitter Pinterest Telegram WhatsApp
    Potter's angelfish
    Potter's angelfish (Centropyge potteri), a species endemic to the Hawaiian Islands.

    O Potter’s Angelfish (Centropyge potteri) é um lindo e deslumbrante peixe encontrado apenas no Havaí. Ele é considerado moderadamente resistente, mas precisa de um ambiente bem estabilizado e uma alimentação de alta qualidade para prosperar.

    Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Potter’s Angelfish. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.

    Ficha Técnica do Potter’s Angelfish

    Nome: Potter’s Angelfish, Potter’s Pygmy Angelfish, Potter’s Angel, Russet Angelfish;

    Nome Científico: Centropyge potteri (Jordan & Metz, 1912);

    Família: Pomacanthidae;

    Origem da Espécie: Ilhas do Havaí e Atol de Johnston;

    Comprimento: Até 10 cm;

    Expectativa de Vida: Mais de 5 anos;

    Nível de Dificuldade: Moderado;

    Parâmetros da Água

    pH: Manter entre 8.1 – 8.4;

    Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12 dKH;

    Temperatura: Manter entre 22 – 27°C

    Características

    Distribuição e Habitat

    O Potter’s Angelfish foi descrito pela primeira vez por Jordan e Metz em 1912. Endêmico do Havaí, a espécie é encontrada principalmente perto das ilhas havaianas e do Atol Johnston.

    Esses peixes vivem em profundidades que variam entre 1 e 138 metros, com adultos habitando áreas com até 10 metros. Além disso, eles também gostam de águas límpidas e se alimentam de algas bentônicas e detritos.

    Na natureza, o Potter’s Angelfish pode ser visto sozinho, em pares ou em pequenos grupos compostos de um macho com até oito fêmeas. Eles costumam atacar Donzelas e Damsels para proteger seus locais de desova e fontes de alimento.

    Potter’s Angelfish Centropyge potteri guia de cuidados ficha técnica

    Aparência

    Em relação a aparência, o Potter’s Angelfish é parecido com as outras espécies de peixes-anjo, um corpo alongado, com formato ovalado e barbatanas arredondadas. Ele pode atingir até 10 centímetros de comprimento e viver 5 anos na natureza. No entanto, há relatos de que um peixe da espécie viveu por até 14 anos em cativeiro.

    O corpo do Potter’s Angelfish apresenta coloração laranja brilhante com listras verticais pretas a azuis finas e irregulares em todo o corpo, incluindo a barbatana dorsal, anal e caudal. A região inferior do corpo, por exemplo, possui uma área oval irregular azulada com algumas espécies tendo um azul mais destacado. As barbatanas pélvicas e peitorais possuem tons amarelados.

    Os machos têm uma área azulada mais larga na região do meio do corpo, que vai descendo até a área da barriga. Há também uma variante azul elétrica, que possui listras pretas a bordô. No entanto, essa variante só vive em águas profundas com mais de 60 metros.

    Os peixes mais jovens da espécie possuem coloração semelhante aos adultos.

    Alimentação

    Onívoro. Na natureza, o Potter’s Angelfish se alimenta de algas bentônicas e detritos. Em um aquário, ele precisará comer várias vezes ao dia e precisará de uma dieta variada com alimentos de alta qualidade para prosperar.

    Você pode incluir preparações com algas marinhas, rações enriquecidas com spirulina, camarões mysis e quaisquer outros alimentos ricos em proteínas desenvolvidos para peixes ornamentais.

    Temperamento / Comportamento

    O Potter’s Angelfish é considerado um peixe semi-agressivo. Assim como muitos outros membros do gênero, ele é solitário e gosta de ficar próximo de seu abrigo. No entanto, ainda assim pode viver em pares ou haréns formados por 1 macho e várias fêmeas.

    Em um aquário, é bem provável que você encontre esses peixes nadando próximos de cavernas e fendas formadas com rochas vivas, já que eles se sentem mais confortáveis na região do fundo.

    Potter’s Angelfish Centropyge potteri guia de cuidados ficha técnica aparência

    Compatibilidade

    O Potter’s Angelfish costuma ficar bem agressivo em aquários com menos de 200 litros. Ele pode até ser mantido em um ambiente com outros peixes de diferentes espécies, mas deve ser o último a ser introduzido.

    Por mais que seja um animal compatível com aquários com recifes de corais, é necessário ficar de olho em seu comportamento. Ele pode beliscar corais e demais invertebrados, além de perseguir Damsels e Donzelas.

    Dimorfismo Sexual

    Nos espécimes alaranjados, os machos possuem mais azul na região do meio do corpo, atingindo geralmente a parte inferior da área da barriga.

    Reprodução / Acasalamento

    Até o momento não há relatos de reprodução do Potter’s Angelfish em cativeiro. Na natureza, ele desova ao anoitecer entre os meses de dezembro e maio.

    No processo de acasalamento, o casal escolhe uma área sobre um afloramento rochoso. O namoro começa com o macho se aproximando da fêmea e nadando verticalmente ao lado dela, em um movimento suave como uma onda. Então, ele se posiciona acima dela, ergue suas nadadeiras dorsal e anal, agita as nadadeiras peitorais e vira ligeiramente para o lado e flutua. Se ela corresponder, ele começa novamente com um mergulho. Este processo é repetido até que a fêmea responda às suas constante tentativas de atraí-la.

    Veja também:

    • Peixe-Anjo: 10 espécies ideais para aquário com corais;

    Quando a fêmea se torna receptiva, sua coloração vermelha se intensifica e o casal emite grunhidos audíveis aos observadores. O macho leva a fêmea até uma área com cerca de 1 metro acima do afloramento, onde ele continua com sua exibição. Assim que o medo da fêmea diminui por conta de estar em águas abertas, ela vira de lado e mostra para o macho que está pronta. Rapidamente, ele acaricia a cloaca dela com o focinho até que os ovos sejam liberados e, então, ele libera seu esperma para fertilizá-los.

    Ambos os peixes correm de volta para o afloramento após a desova com a fêmea perseguindo o macho, mordiscando sua barbatana caudal. Então, ambos se deitam e ficam juntos a noite toda, enquanto os filhotes iniciam sua própria jornada no oceano.

    Potter’s Angelfish Centropyge potteri guia de cuidados ficha técnica aquário

    Configuração do aquário

    O Potter’s Angelfish vive bem em um aquário com recifes de corais e muitos esconderijos formados com rochas vivas. O tamanho do aquário recomendado para um único exemplar é de cerca de 208 litros, sendo o ideal entre 280 e 380 litros para um casal da espécie.

    Além disso, é imprescindível que o aquário tenha no mínimo 6 meses de vida ou mais para fornecer todo o crescimento de algas necessário para a dieta desse peixe. Eu não recomendo que você adicione quaisquer outros comedores de algas, pois competirão pelos mesmos recursos, e isso pode ser um problema para seu desenvolvimento.

    Embora o Potter’s Angelfish goste de um fluxo de água rápido, ainda assim é interessante deixar as áreas de pastagem com um fluxo lento para que ele possa se alimentar tranquilamente.

    Na natureza, a espécie vive em áreas profundas e não costuma demonstrar suas incríveis cores. Em um aquário, a intensidade da iluminação deve ser de baixa a média. No entanto, precisa haver luz para que haja crescimento de algas para suas necessidades de pastagem.

    Referências Bibliográficas

    FishLore. Aquarium Fish  Information Disponível em: https://www.fishlore.com/saltwaterfish.htm . Acesso em 31 de Jul. De 2019.

    Allen, G.R., 1985. Butterfly and angelfishes of the world. Vol. 2. 3rd edit. in English. Mergus Publishers, Melle, Germany. (Ref. 4858)

    Post AnteriorPeixes podem revelar segredos sobre a regeneração de membros
    Próximo Post Peixe de 112 anos quebrou recorde de longevidade
    Adriano Golob

    Olá, espero que tenha gostado do conteúdo! Meu nome é Adriano e sou o criador do site MyAquarium. Comecei no hobby de aquarismo há cerca de 12 anos. O objetivo desse site é trazer conteúdo de qualidade e de fácil entendimento para todos os níveis de aquaristas. Aproveite para tirar suas dúvidas, será um prazer te ajudar!

    Posts Relacionados

    ficha técnica guia de cuidados Diagonal Butterflyfish Chaetodon fasciatus

    Diagonal Butterflyfish (Chaetodon fasciatus) – Ficha Técnica

    09/10/2023
    Tetra Yellowtail Alestopetersius caudalis ficha técnica guia de cuidados blog

    Tetra Yellowtail (Alestopetersius caudalis) – Ficha Técnica

    21/09/2023
    Tetra Jelly Bean Ladigesia roloffi ficha técnica guia de cuidados blog

    Tetra Jelly Bean (Ladigesia roloffi) – Ficha Técnica

    20/09/2023
    Deixe um comentário Cancelar Resposta

    Posts Mais Lidos

    peixes compatíveis com o lebiste guppy

    Confira 12 peixes compatíveis com o Lebiste (Guppy)

    25/02/2022
    Top 50 espécies de peixes de água doce para aquário

    Espécies de peixes de água doce para aquário: Top 50!

    25/10/2022
    Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo blog 3

    Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo

    25/09/2023
    peixes de agua doce coloridos para aquário

    Peixes de água doce coloridos para colocar no aquário: Top 10

    19/08/2021
    Facebook Instagram
    © 2025 MyAquarium. Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.