O Red Coris (Coris gaimard) é um famoso morador de recifes no Indo-Pacífico, Mar Vermelho, Fiji e nas Ilhas Havaianas. A espécie costuma ser bastante resistente e pode conviver com outros peixes tranquilamente em um mesmo aquário.
Esses animais começam suas vidas como pequenos peixes vermelhos, com manchas brancas de bordas pretas ao longo do seu corpo, muito parecidos com o Peixe-palhaço. Até por conta disso, esses peixes são conhecidos como Clown Wrasse ou bodião-palhaço.
No entanto, à medida que crescem e se desenvolvem, eles mudam completamente a aparência. Seus corpos vermelhos brilhantes escurecem, dando lugar a manchas azuis e suas nadadeiras ganham manchas amarelas, vermelhas e azuis. As cores em seu rosto também mudam, já que passam a ganhar lindos tons de verde.
Como são peixes carnívoros, o Red Coris alimenta-se de moluscos e outros pequenos invertebrados encontrados em recifes de corais; como resultado, não é considerado um peixe seguro para aquários com recifes.
Ficha Técnica
Nome: Red Coris, African Clown wrasse, Clown wrasse
Nome Científico: Coris gaimard (Quoy & Gaimard, 1824)
Família: Labridae
Origem da Espécie: São encontrados no Indo-Pacífico, do Mar Vermelho ao Havaí, Tuamotu, Marquesas, Japão, assim como também na Nova Caledônia.
Comprimento: Até 40 cm
Expectativa de Vida: Não especificado
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado / Difícil.
Alimentação: Carnívoro. Sobretudo, o Red Coris possui dois dentes proeminentes na frente de cada mandíbula que são usados para se alimentar de suas presas favoritas: caranguejos eremitas, camarões, moluscos e ouriços-do-mar.
Nos aquários, procure alimentá-los três vezes ao dia com uma dieta à base de pedaços de carne de tamanho adequado que incluem, por exemplo, frutos do mar, artêmias vivas e congeladas, além de camarão mysis. Esses peixes também aceitam rações em flocos.
Temperamento / Comportamento: Quando ainda jovens, o Red Coris pode ser mantido em grupos, mas quando atingem a fase adulta, devem viver sozinhos no aquário. Além disso, quando acabam de ser adicionados ao aquário, costumam se esconder por um tempo. Não perturbe o peixe durante esse período, pois isso prolongará ainda mais o processo.
O Red Coris possui o hábito de reorganizar as rochas e o substrato do aquário. Certifique-se de que todas as rochas vivas estão bem posicionadas dentro dele, para que não possam tombar.
Compatibilidade: Esses peixes podem ser agressivos com outros de sua própria espécie, então é melhor mantê-los sozinhos em um aquário. Em relação à compatibilidade, o Red Coris pode conviver, por exemplo, com blennies, Hawkfish, Peixes-Anjo e Peixes-palhaço.
Reprodução / Acasalamento: Não há relatos sobre a reprodução dessa espécie em cativeiro, mas sabe-se que são hermafroditas e que podem mudar de sexo quando necessário.
Tamanho do aquário: O Red Coris precisa de um aquário com no mínimo 380 litros para um único exemplar. Como são excelentes nadadores, requerem muitos espaços abertos para que possam se exercitar. Além disso, eles possuem o hábito de reorganizar rochas e substratos. Portanto, procure fixá-las bem para evitar quaisquer acidentes.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E., 1999. Revision of the Indo-Pacific labrid fishes of the genus Coris, with descriptions of five new species. Indo-Pac. Fish. (29):74 p. (Ref. 33411)