O Royal Gramma (Gramma loreto) é uma espécie muito resistente e ideal para aquaristas iniciantes. Eles necessitam de aquários com no mínimo 100 litros, com grande número de cavernas e fendas. Além disso, é uma espécie bem pacífica e possui uma dieta bastante simples.
Eles podem conviver com muitas outras espécies marinhas, assim como também aquários que possua corais e invertebrados. No entanto, eles podem se tornar agressivos com seus companheiros, caso estejam em um aquário pequeno.
O Royal Gramma tem a fama de ser um peixe limpador, pois remove ectoparasitas – um tipo de parasita que vive na pele dos peixes. Nos aquários, pode ser treinado a aceitar alimentos à base de carne, como artêmias, mysis, crustáceos e carne de peixe.
Ficha Técnica
Nome: Royal Gramma
Nome Científico: Gramma loreto (Poey, 1868)
Família: Grammatidae
Origem da Espécie: Atlântico (Região das Bermudas, Bahamas, América Central e Norte da América do Sul).
Comprimento: Até 8 cm
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 5° – 10° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: Na natureza, o Royal Gramma se alimenta principalmente de zooplâncton e fitoplâncton. Como já mencionamos antes, eles são conhecidos como peixes limpadores, o que significa que também come os parasitas da pele de outros peixes.
No entanto, em aquários, forneça um excelente ração em flocos, assim como também alimentos vivos, como carne de crustáceos, mysis, artêmias e outras preparações com carne congelada.
Temperamento / Comportamento: Essa espécie costuma ser bem pacífica e um pouco tímida. A única exceção é que são territoriais, pois gostam de ficar em cavernas e fendas, então, quando alguém chega muito perto de seus esconderijos, acaba sendo afugentado pela espécie.
Uma outra coisa que o aquarista precisa ficar atento é prover uma tampa ao aquário, pois eles são excelentes saltadores.
Compatibilidade: O Royal Gramma pode conviver com peixes que não são agressivos. Além disso, não devem nem possuir cores parecidas com as deles. Então, adicione corais, invertebrados e alguns peixes, como o Black Cap Basslet e o peixe-palhaço.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: Ao contrário de muitos outros peixes marinhos, o Royal Gramma é relativamente fácil de reproduzir.
A atividade de reprodução começa quando com o macho constrói um ninho com pequenas pedras e algas e, então, a fêmea deposita de 5 a 40 ovos no ninho. O macho irá liberar seu esperma para fertilizá-los, no entanto, isso geralmente ocorre no final da primavera e início do verão.
Durante o época de reprodução, isso acontecerá diariamente durante um mês.
Os ovos irão “grudar” nas algas pelos próximos 5-7 dias até eclodirem. Geralmente eclodem durante a noite, à medida que os alevinos nascem, o maior problema será alimentá-los. Isso ocorre porque eles são muito pequenos, portanto, desenvolvê-los pode ser um problema. É melhor alimentá-los com copépodes e rotíferos até que atinjam um tamanho que possam ser alimentados com artêmias.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter pelo menos 100 litros para um único exemplar, mas caso queira adicionar um casal, adquira um aquário com no mínimo 200 litros.
Este peixe se sente em casa quando está cercado de grandes rochas, portanto, adicione rochas vivas, corais, cavernas e deixe muitos locais com pouca iluminação.
Referências Bibliográficas
Asoh, K. and T. Yoshikawa, 1996. Nesting behavior, male parental care, and embryonic development in the fairy basslet, Gramma loreto. Copeia 1996(1):1-8. (Ref. 35580)
2 Comentários
Pingback: Confira 7 lindos peixes compatíveis com o famoso Peixe Palhaço (Nemo) - MyAquarium
Pingback: 5 peixes ideais para aquários pequenos de recifes de corais! | MyAquarium