O Sailfin Tang (Zebrasoma veliferum) é uma espécie marinha bastante ativa, bonita e que possui uma personalidade única. Infelizmente, devido ao fato dele ser um animal que requer aquários muito grandes, não é recomendado para iniciantes no hobby.
Na natureza, o Sailfin Tang é encontrado principalmente em recifes ao longo das águas do Pacífico Sul, Oceano Índico e Oceania. No pacífico, a espécie é encontrada em locais como a Indonésia, norte e sul do Japão, ilhas havaianas e regiões ao sul da Grande Barreira de Corais. Além disso, ele vive em águas com profundidades que variam entre 5 e 30 metros.
Os peixes mais jovens são bastante solitários e gostam de passar o tempo principalmente escondidos atrás de rochas e recifes de corais. Os adultos, no entanto, podem ser vistos tanto sozinhos, quanto em pares ou grandes grupos em áreas abertas. Sobretudo, uma das principais características desses peixes é que eles preferem ambientes com fortes correntes de água.
O Sailfin Tang possui corpo em formato de disco composto por uma enorme barbatana anal, além de uma barbatana dorsal elevada e um focinho estendido. Os dentes faríngeos são em menor número, mas um pouco maiores em tamanho em comparação com outras espécies de Zebrasoma. Além disso, o Sailfin Tang possui espinhos em forma de bisturi localizados em ambos os lados do pedúnculo caudal; essas estruturas servem como mecanismo de defesa e ajuda o peixe a exercer sua dominação.
Continue lendo o artigo para conhecer um pouco mais sobre as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Sailfin Tang, Pacific Sailfin Tang, Eastern Sailfin Tang, Ringed Tang;
Nome Científico: Zebrasoma veliferum (Bloch, 1795);
Família: Acanthuridae;
Origem da Espécie: Oceano Índico Oriental, Oceano Pacífico (Maior parte da região da Índia Oriental ao mar da China Meridional), Oceania; Havaí e Ilhas Pitcairn; Japão e Ilhas Ogasawara; sul e leste da Austrália (Grande Barreira de Corais);
Comprimento: Até 40 cm;
Expectativa de Vida: Entre 30 e 45 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Alimentação
Herbívoro. Na natureza, o Sailfin Tang se alimenta de macroalgas folhosas, então qualquer aquário que contenha um número suficiente de algas é uma bom habitat para esse peixe. Uma característica interessante sobre essa espécie é que ela pode armazenar gordura em suas cavidades corporais, podendo passar por longos períodos sem alimentação.
Nos aquários, a dieta do Sailfin Tang deve ser composta de matéria vegetal e, em um recife, ele se alimentará de copépodes ou quaisquer outros alimentos ricos em proteínas.
Procure fornecer uma dieta rica em algas ou spirulina, além de artêmias congeladas, camarões mysis e rações em flocos de alta qualidade. Você pode oferecer Nori ou qualquer outro tipo de alga para esses peixes, pois eles irão adorar.
Procure alimentar o Sailfin Tang pelo menos 3 vezes por dia em pequenas quantidades ao invés de uma única grande alimentação por dia.
Abaixo, listarei algumas das melhores rações disponíveis para a espécie. Então, caso queira comprá-las, basta clicar em seus respectivos links:
Última atualização em 2024-10-27 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Sailfin Tang é um nadador rápido e ágil, e passará boa parte do tempo em águas abertas. No entanto, a espécie é também conhecida por adorar pastar algas e passear por entre cavernas e fendas no aquário.
Embora seja conhecido por ter um comportamento agressivo, esse peixe não costuma incomodar seus companheiros de aquário. Contudo, fique ciente de que você não deve colocar mais de um deles em um mesmo ambiente, pois podem acabar brigando.
Compatibilidade
Assim como a grande maioria dos peixes do gênero, o Sailfin Tang não vai se dar bem com outros de sua espécie. Por ser territorial, se você juntar dois deles no aquário, é bem provável que eles briguem até a morte.
Caso você esteja planejando adicioná-los em um aquário comunitário, certifique-se de que o aquário possa comportar todos eles, ou seja, que tenha mais de 1200 litros.
Você consegue adicionar o Sailfin Tang com uma boa variedade de peixes incluindo, por exemplo, o Kole Tang, Naso Tang, além do famoso Yellow Tang.
Evite adicioná-los com baiacus ou outros peixes agressivos que podem estressá-lo.
O Salfin Tang também pode conviver tranquilamente com invertebrados, embora um ou outro peixe possa desenvolver o hábito de beliscar moluscos ou pólipos de corais duros.
Na natureza, por exemplo, o Bodião Limpador é um excelente companheiro para esses peixes, pois ajudará a limpar os parasitas que ficam grudados em seus corpos. O Goby Neon e o Camarão Limpador, também são bons companheiros para eles.
Dimorfismo Sexual
Assim como a maioria das espécies de Zebrasoma, não há muitas diferenças sexuais aparentes. Os machos tendem a ficar um pouco maiores do que as fêmeas e possuem cerdas brancas (parecidas com pelos) na frente de seus espinhos pedunculares. A fêmeas, por outro lado, possuem cloacas maiores.
Reprodução / Acasalamento
Não se sabe muito sobre os hábitos de reprodução desses peixes em águas abertas. A desova deles está intimamente ligada aos ciclos lunares e os peixes se reproduzem em pares.
Os machos realizam um espetáculo de mudança de cor para chamar a atenção das fêmeas. Como eles são polígamos, podem acasalar com várias delas ao mesmo tempo. Por outro lado, as fêmeas maduras só reproduzem uma vez por mês.
Uma vez que esses peixes sobem até a superfície da água, o macho e a fêmea liberam seus gametas e os ovos se formam com uma fina gota de óleo que os ajudam a permanecer à tona.
A eclosão desses ovos ocorre em 24 horas e as larvas são muito pouco desenvolvidas. A partir do quarto dia, elas começam a se alimentar de plâncton. À medida que avançam para um estágio mais desenvolvido, seus corpos se tornam mais comprimidos e espinhos aparecem em suas barbatanas dorsais e ventrais. Este estágio larval é conhecido como “larva acronurus”, um processo visto apenas nos peixes da família Acanthuridae. Por fim, à medida que vão crescendo, seus corpos tornam-se ovais e arredondados, e o pedúnculo caudal torna-se mais proeminente.
Configuração do aquário
Por ser um nadador muito rápido e ágil, o Sailfin Tang precisará de muito espaço para nadar, ainda mais se levarmos em consideração seu grande tamanho.
O aquário para um único exemplar dessa espécie precisa ter no mínimo 680 litros. Para que ele possa se sentir um pouco mais seguro, você deve adicionar muitas rochas vivas, corais e criar muitas cavernas e fendas, pois assim ele poderá se esconder à noite para descansar.
Além disso, deixe áreas abertas na superfície para que eles possam nadar livremente e não se esqueça de prover um fluxo forte de água.
Por fim, lembre-se que o Sailfin Tang produz muitos resíduos, portanto, quanto maior for o aquário, mais fácil será mantê-lo limpo.
Referências Bibliográficas
Myers, R.F., 1999. Micronesian reef fishes: a comprehensive guide to the coral reef fishes of Micronesia, 3rd revised and expanded edition. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 330 p. (Ref. 37816)
1 comentário
Qual tratamento para nadadeira dorsal roida do saifin.